Com o recesso e as viagens de fim de ano cada vez mais próximos, uma questão em especial aparece para os “pais de pet”: o que fazer com seus animais de estimação no período? Há quem opte por deixá-los com parentes ou cuidadores que encontram em aplicativos, por exemplo. Já outros donos buscam dar a seus cachorros férias tão luxuosas quanto as que eles vão ter.
É o que acontece no Malabo Pet Resort, intitulado o primeiro e único hotel cinco estrelas para pets da América Latina. Com uma estrutura de 600 mil metros quadrados no interior de São Paulo, uma diária na alta temporada por lá, que vai de 15 de dezembro até 15 de janeiro de 2023, pode custar de R$ 375 para cães de até 25 quilos a R$ 450 para os maiores.
O final de ano tradicionalmente já é a época de maior demanda do resort, que atinge sua capacidade máxima de 200 hóspedes. Mas o pós-pandemia, com a retomada mais forte das viagens e um aquecimento notável do mercado brasileiro pet nos últimos dois anos, fez 2022 ter uma procura ainda mais alta – algo “gigante”, segundo o Carlos da Cruz, um dos donos e administradores do Malabo. Não à toa, o estabelecimento dobrou o seu quadro de funcionários para o período, chegando a cerca de 60 pessoas entre equipes de recreação, alimentação, limpeza e atendimento médico.
O auge entre dezembro e janeiro apenas fecha com chave de ouro uma tendência que foi observada durante o ano todo: um crescimento de quase 50% em relação ao faturamento de 2021. “Fomos de R$ 1,2 milhão para R$ 2,1 milhões em 2022, algo que nem imaginávamos”, diz o empresário, que cuida do negócio ao lado da esposa (e apaixonada por animais) Ana Paola Diniz.
Com a alta da demanda, o resort investiu em algumas reformas para incrementar a já grande lista de regalias para os hóspedes caninos – que vão desde dormitórios individuais climatizados até spa com tratamentos, academia, quadra poliesportiva e piscina com raia de 20 metros. A principal delas, terminada agora em dezembro, foi no lago de 24 mil metros quadrados da propriedade, que foi todo reestruturado com novo gramado, píer e pranchas maiores para stand-up paddle.
O serviço cinco estrelas para o público animal do hotel tem atraído cada vez mais “pais de pet” dispostos a gastar grandes valores pelas estadias, que podem chegar a durar mais de um mês na época de fim de ano. “A gente percebe que nossos clientes querem proporcionar uma baita férias para os pets. Eles escolhem a dedo o lugar que os cães vão ficar para aproveitar tanto quanto seus donos – e estão dispostos a pagar por isso, investir esse valor no seu pet”, explica Cruz.