As tendências de bem-estar ficam diferentes ano após ano. Em 2022, falou-se de hot girl walk, verduras em pó, luta por saúde mental nas redes sociais e de quiet quitting nos empregos em nome de menos estresse. Então, o que está no horizonte neste ano?
O fato é que existem opções quase infinitas de práticas para aumentar o bem-estar e se sentir melhor. Mas, em 2023, algumas estratégias devem estourar no mundo do bem-estar – e saber o que está por vir pode te ajudar a avançar no caminho por uma nova rotina saudável.
Aqui estão as 9 tendências de bem-estar para 2023, de acordo com especialistas da área.
Exercício de recuperação
“Durante este ano e além, esperamos ver uma grande ênfase em exercícios de recuperação. Esta área crucial do bem-estar começou a ganhar força em 2022 com o surgimento de ferramentas de recuperação, como armas de massagem terapêutica e botas de compressão de ar. A recuperação agora será um foco importante para academias e clubes de bem-estar, à medida que buscam maneiras exclusivas de expandir as comodidades e tentar levar os consumidores de volta ao condicionamento físico tradicional. As academias provavelmente começarão a investir em ferramentas não disponíveis para uso pessoal doméstico, como saunas infravermelhas, câmaras de crioterapia e banheiras frias”, disse Scott Lutwak, fundador e CEO do Fit Athletic Club, nos EUA.
Leia mais: As principais tendências de moda de rua para 2023
Bem-estar espiritual
“Acredito que uma grande e impactante tendência de wellness para 2023 é o bem-estar espiritual, um termo que se refere ao senso de conexão de uma pessoa com algo maior do que ela mesma, como um poder superior, um conjunto de crenças espirituais ou um senso de significado e propósito de vida. Este aspecto do bem-estar é frequentemente associado a sentimentos de paz, contentamento e harmonia interior, e pode desempenhar um papel importante na saúde e bem-estar geral. No passado, a parte espiritual era relegada principalmente a organizações formais, como as religiões, mas também pode ser alcançada por meio da prática pessoal. Algumas técnicas incluem meditação, respiração, prática de gratidão ou artes marciais”, disse Jenelle Kim, médica em medicina chinesa e autora de “Myung Sung: The Korean Art of Living Meditation” (Myung Sung: a arte coreana de viver a meditação, em tradução livre).
Ferramentas de bem-estar biotecnológicas
“Acredito que teremos mais acesso em casa a exames de sangue e outras avaliações que antes só podíamos fazer em consultas médicas, e poderemos nos conectar diretamente a aplicativos e plataformas digitais para obter resultados mais rápidos e eficientes. Também prevejo que veremos mais produtos de tecnologia de wellness e beleza no mercado: dispositivos de terapia de luz vermelha, ferramentas faciais de microcorrentes e lasers que as pessoas podem usar em casa estarão em alta. Os cuidados biotecnológicos com a pele farão sucesso em 2023”, disse Alexandria Gilleo, especialista em bem-estar, maquiadora de celebridades e fundadora do My Zen Den em Nova York.
Microtreinos
“Os microtreinos estão em ascensão, o que se evidencia pelo aumento de danças rápidas de um minuto e desafios de condicionamento físico no TikTok. Remover a barreira do tempo para se exercitar é um fator importante na crescente popularidade dessa tendência de bem-estar. Este formato pequeno e de baixa intensidade torna mais fácil encaixar a atividade em mais momentos ao longo do dia. Pode incluir uma dança matinal com seu influencer favorito, uma série rápida de flexões e agachamentos antes do almoço e uma sessão noturna de ioga para ajudá-lo a relaxar e desestressar. Essas abordagens curtas sobre condicionamento físico resultam em grandes resultados e são uma maneira agradável e divertida de se mexer”, afirma Adrian Richardson, estrategista de conteúdo sênior da Fitbit no Google, personal trainer e treinador de força e condicionamento.
Sincronização do sono
“Essa é uma tendência de bem-estar que está ganhando popularidade. Isso envolve ajustar seu ciclo de sono aos ritmos da natureza (como o Sol ou a Lua) e ajustá-lo ao seu ritmo circadiano. Alguns estudos mostraram que a técnica pode ajudar as pessoas a adormecer mais rapidamente, além de reduzir sentimentos de estresse e ansiedade, frequentemente associados a padrões de sono ruins. Você pode iniciar a sincronização do sono configurando um horário de sono regular, indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias. Isso ajuda a colocar seu corpo em um ciclo regular de sono para que ele se acostume a acordar e dormir em determinados horários. Você também pode usar aplicativos e dispositivos para ajudá-lo a monitorar seu sono e seus padrões para fornecer feedback de melhorias”, disse Katherine Hall, PhD, psicólogo do sono da Somnus Therapy.
Passar o dia no spa
“Uma tendência de bem-estar que estamos vendo no St. Somewhere Spa do Margaritaville Hollywood Beach Resort é que os hóspedes estão usando as instalações do spa e recebendo tratamentos para uma experiência de dia inteiro, em vez de apenas vir para uma massagem. Isso reflete a crescente importância do autocuidado e do wellness entre a geração mais jovem. Estamos vendo solicitações mais frequentes de aprimoramentos adicionais, como uma máscara facial ou serviço de depilação além de uma massagem de 50 minutos para durar um dia inteiro. Os hóspedes estão desfrutando de visitas mais longas ao spa do que nunca”, disse Erin Downey Stremcha, diretora de marketing da Trilogy Spa Holdings, que presta consultoria ao St. Somewhere Spa.
Leia mais: 5 novos hotéis spas para conhecer em 2023
Estilo de vida ‘sober curious’
“Ser ‘sober curious’ é uma tendência que continuará forte em 2023. Mais pessoas estão tentando mudar sua relação com o álcool: estamos vendo mais restaurantes e bares oferecendo coquetéis sem álcool e alternativas sem álcool. Também existem no mercado bebidas mais adaptogênicas para substituir o álcool, que usam diferentes plantas e ervas para ajudar seu corpo a se adaptar ao estresse e outras doenças sem álcool. Eles ajudam no relaxamento, melhoram o seu humor e não resultam em ressaca no dia seguinte ”, disse Phylice Kessler, conselheira de saúde mental licenciada da Mindpath Health e instrutora de ioga certificada.
Febre dos cogumelos
“A maior conscientização sobre o poder dos cogumelos fará com que mais consumidores busquem maneiras de aumentar sua ingestão desses alimentos para o bem-estar em 2023, além de pedir shiitake em uma pizza. Os cogumelos funcionais têm altos níveis de antioxidantes, vitaminas, minerais e compostos bioativos que auxiliam aspectos da saúde, como sono, memória e imunidade. Isso inclui o cogumelo turkey tail, que foi estudado por seus polissacarídeos ligados a proteínas que estimulam o sistema imunológico. Alguns outros cogumelos funcionais a serem observados são juba de leão, para foco e memória, reishi, para redução do estresse, chaga, para reduzir a inflamação, e cordyceps, para aumentar os níveis de energia”, disse Jenna Stangland, cofundadora da A4 Health e parte da equipe nutricionista dos times Minnesota Timberwolves e do Minnesota Wild.
Círculos Sagrados de Mulheres
“Minha previsão para 2023 é que veremos um aumento extraordinário de mulheres fazendo o trabalho de cura juntas. Nesta era, lugares para as mulheres aparecerem e ocuparem espaço exclusivamente umas para as outras estão se tornando mais limitados e até desencorajados. Os círculos de mulheres são uma maneira profunda de as mulheres honrarem seu poder enquanto fornecem apoio edificante umas às outras, bem como se conectam de maneiras profundas e vulneráveis por meio de experiências compartilhadas. Por meio desses círculos, continuaremos a sobreviver num mundo onde nossos direitos são desafiados diariamente”, disse Shonna Chiles, conselheira de bem-estar espiritual integrativo e cofundadora do Sacred Womb Collective.
Leia mais: A instrutora de ioga que empreendeu ensinando bem-estar