Agora que todos os países da Europa estão sem restrições de viagens por causa da Covid-19 e turistas internacionais se mostram interessados em visitar o “Velho Mundo”, a grande questão é…para onde ir? Destinos de praias, cidadezinhas, roteiros culturais ou gourmets?
Com mais de 400 destinos europeus na lista e com base em um número recorde de 700 mil votos de viajantes de 78 países, a organização European Best Destinations (EBD) divulgou sua lista dos 20 melhores destinos da Europa em 2023, que pode ajudá-lo a planejar sua viagem sozinho, com a família ou amigos.
Com recorde de votos, Varsóvia, na Polônia, aparece no topo da lista, seguida por Atenas (Grécia), Maribor (Eslovênia), Viena (Áustria) e Cittadella (Itália) nas cinco primeiras posições.
Leia mais: 12 destinos que são verdadeiras joias escondidas na Europa
Os 20 destinos vencedores foram selecionados pelos seguintes critérios: crescente popularidade nas redes sociais nos últimos 12 meses, aumento do número de visitantes, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e apelo cultural durante o ano todo. Todos eles serão promovidos ao longo de 2023 e são autorizados a exibir o título “Melhor Destino Europeu”.
A EBD trabalha ao lado da Comissão Europeia desde 2009 para promover o turismo sustentável e tem parceria com mais de 300 postos de turismo na Europa e a Rede EDEN da Comissão Europeia (Awarded Sustainable Destinations). A instituição também organiza alguns dos principais concursos de turismo na Europa, incluindo os melhores mercados de Natal, as melhores praias europeias, os destinos mais românticos e os melhores resorts de esqui do continente.
A seguir, veja o ranking completo dos 20 melhores destinos da Europa em 2023:
-
EBD 1. Varsóvia, Polônia
Linda, amigável, sustentável, de mente aberta, perfeita para uma viagem em família, uma pausa cultural, uma experiência de compras ou uma estadia romântica, Varsóvia, o destino europeu nº 1 de 2023, tem algo a oferecer a todos.
“Passeie pelos seus belos parques, relaxe nas suas praias urbanas, aproveite a grande variedade gastronômica, vá em qualquer período do ano e desfrute do seu rico calendário de eventos”, aconselha a EBD.
Deslumbre-se com os seus locais emblemáticos, incluindo a Praça do Mercado da Cidade Velha e os seus edifícios coloridos, o Palácio da Cultura e da Ciência (segundo edifício mais alto da Polônia), o Parque Lazienki e seus palácios, pavilhões e laranjais.
Durante a sua estadia, não perca um passeio até a “Krakowskie Przedmieście”, a rua mais prestigiada de Varsóvia. E visite o The Warsaw Barbican, as fortificações históricas que antigamente cercavam a cidade.
Se estiver viajando em família, não deixe de visitar o Zoológico de Varsóvia e dar um mergulho no Parque Aquático Moczydlo com seus toboáguas, piscinas de ondas e outras atividades aquáticas.
Varsóvia também é considerada uma das cidades mais seguras da Europa – três vezes mais segura que Paris, duas vezes mais que Roma e ainda mais que Viena.
-
EBD 2. Atenas, Grécia
A capital da Grécia é um destino imperdível por muitas razões, não apenas por ter sido o berço da democracia e da filosofia, mas também porque acredita-se legitimamente que o azul do seu mar, as paisagens incríveis e a bela luz solar ajudam a elevar o espírito e proporcionam uma fuga das preocupações diárias.
Atenas é um sofisticado centro cosmopolita com excelentes delícias gastronômicas, uma vida noturna eletrizante, criatividade e uma cena artística em expansão. É um farol artístico do mundo antigo com paisagens mediterrâneas espetaculares. A cidade também é um dos melhores destinos de arte de rua na Europa.
Durante a sua estadia, não perca algumas das praias, ilhas e maravilhas naturais mais bonitas da Grécia – e do continente.
-
EBD 3. Maribor, Eslovênia
Maribor está classificada como um dos mais belos destinos eslovenos entre os Melhores Destinos Europeus de 2023.
A cidade é um charmoso centro cultural e gastronômico da região nordeste do país. Suas profundas raízes históricas remontam à Idade Média, e o antigo centro oferece uma rica herança arquitetônica com várias experiências autênticas. Os habitantes locais são particularmente orgulhosos de seu recorde mundial do Guinness da videira mais antiga do mundo.
Maribor foi a Capital Europeia da Cultura em 2012 e tem a reputação de ser uma cidade alegre e hospitaleira, acolhendo inúmeros eventos culturais e esportivos internacionais ao longo do ano. O pitoresco cenário natural também oferece infinitas oportunidades para caminhadas, ciclismo, esqui e outros esportes de adrenalina.
Precisa de outro motivo para visitar Maribor em 2023? Ela recebeu o título de Melhor Destino Culinário da Europa.
-
EBD 4. Viena, Áustria
Viena é um destino ideal para o romance: passeios de charrete, visitas aos palácios reais da cidade e, à noite, uma valsa ao som do Danúbio Azul de Strauss o transportarão ao tempo da imperatriz Sissi.
Também é a cidade perfeita para férias divertidas entre amigos, famílias, namorados e solteiros. Abertamente gay-friendly, é uma das cidades mais seguras da Europa: a sensação de segurança é muito forte, que a fez ser conhecida por sua qualidade de vida e baixo índice de criminalidade.
“Adoramos Viena na primavera e no verão, com seus parques entre os mais belos da Europa, como o Prater — lar de uma das mais belas rodas-gigantes do continente”, diz a EBD. Também é considerado um dos melhores lugares para se fazer um pedido de casamento.
Quer conhecer pessoas novas? Dirija-se ao Palmenhaus. Além de ser a maior estufa da Europa, abriga um bar de coquetéis e um restaurante super badalado de especialidades austríacas.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Cittadella, Itália
Cittadella não é apenas a cidade murada mais bonita da Europa, mas também a mais bem preservada. Localizada no coração da região de Veneto, no norte da Itália, desfruta de uma posição estratégica por estar perto das cidades mais importantes da região: uma hora de carro de Veneza e Verona e apenas três de Milão e Florença.
De lá, é fácil chegar ao mar da Lagoa de Veneza e às montanhas Dolomitas para um agradável bate-volta. É também um ponto de partida ideal para visitar a região de Vêneto e todo o norte da Itália.
Fundada em 1220, as origens de Cittadella são medievais, o que explica o valor histórico das suas muralhas – que em 2020 celebraram 800 anos de história. É a única cidade murada da Europa com uma passarela medieval, de forma elíptica e que pode ser totalmente transposta a pé.
-
EBD 6. Essen, Alemanha
Essen é a terceira cidade mais verde da Alemanha, eleita Capital da Cultura do continente em 2010, uma Capital Verde da Europa em ascensão e uma metrópole pulsante no coração da região do Ruhr.
Aqui, os bairros modernos encontram centros históricos antigos; a alta cultura encontra a arte de rua e os prados e florestas verdejantes encontram o charme incomparável das antigas minas de carvão.
Também em Essen, o Zollverein, Patrimônio Mundial da Unesco, encontra a magnífica Villa Hügel, a antiga sede da família industrial Krupp. Um city tour de alta tecnologia único no mundo também te leva à escultura mais antiga da Virgem Maria no mundo: a Madona Dourada na Catedral de Essen.
Explore o verde ao sul da cidade, ao longo de Baldeneysee e o Vale do Ruhr, ou o norte urbano com sua cultura industrial e os antigos assentamentos de minas de carvão.
Se simplesmente quiser relaxar, aproveite a tranquilidade do Grugapark, com 68 hectares e localização central, ou o Baldeneysee, com inúmeras atividades de esportes aquáticos.
-
EBD 7. Veszprém, Hungria
Veszprém, eleita a Capital Europeia da Cultura de 2023, também é o melhor destino para visitar na Hungria neste ano e está na lista das melhores férias para se fazer em família. Encravada entre as encostas arborizadas de Bakony Hills e a margem norte do lago Balaton, é um lugar de raras belezas naturais e uma atraente paisagem urbana.
Esta incrível cidade, também conhecida como “Cidade das Rainhas”, tem sido um ponto de encontro de culturas por mil anos. Por lá, explore as galerias de arte contemporânea, a vibrante cena musical e os diversos festivais, que desempenham um papel significativo na formação da vida cultural do destino.
Tudo isso sem contar os cafés aconchegantes, bistrôs charmosos e restaurantes de primeira linha. Para uma experiência familiar especial, o Veszprém Zoo é a pedida.
-
EBD 8. Londres, Reino Unido
Após o Brexit, a Covid e o fechamento de fronteiras, é hora de redescobrir Londres, um dos destinos mais visitados da Europa, em 2023.
Como em nenhum outro lugar, a cidade reúne comerciantes, empresários, artistas, criadores, designers, membros da realeza e celebridades. A sua oferta turística vai muito além do Big Ben, da London Eye e do Madame Tussauds, que sempre vão entreter turistas de todas as idades. Seus parques urbanos de beleza rara estão entre os mais atraentes da Europa.
Cenário de filmes icônicos como “Notting Hill”, Londres reúne os mercados de pulgas de Portobello e suas casas coloridas; bairros famosos e excêntricos como Camden Town; ruas comerciais como Regent Street e Oxford Street; e distritos comerciais, artísticos e de design alternativos como Carnaby Street, Covent Garden e o bairro LGBTQ do Soho. Os teatros de Londres também são conhecidos por apresentar peças e musicais de renome mundial.
A primavera e o verão são as épocas perfeitas para visitar a capital inglesa – com menos movimento, e os parques, incluindo o Richmond Park, cheios de flores, árvores antigas e cervos vagando livremente.
-
EBD 9. Alpes de Grenoble, França
Grenoble ostenta uma localização excepcional, aninhada no coração de cadeias montanhosas emblemáticas, incluindo Vercors, Chartreuse e Belledonne. Uma cidade pioneira, inovadora e inspiradora, a capital dos Alpes está constantemente se reinventando.
Selecionada como o melhor destino verde para a competição deste ano e premiada com o título de Capital Verde Europeia pela União Europeia, é um destino ideal para uma estadia urbana e focada na natureza.
Acessível sem carro, tem um equilíbrio sutil entre cultura, artes vivas, espaços abertos e atividades ao ar livre no inverno e no verão – como esqui de passeio no ‘Col de Porte’, via ferrata urbana nas colinas do Bastille, canoagem no rio Isère, parapente em Saint Hilaire du Touvet e esqui noturno com vistas deslumbrantes a cidade.
Cidade mais plana da França, seus Alpes podem ser facilmente percorridos por ciclistas ao longo de seus 450 quilômetros de ciclovias, com 21 circuitos de mountain bike sinalizados. O destino está desenvolvendo pacotes de férias de “baixo carbono” focados em mobilidade suave e, em particular, ciclismo.
Grenoble também é considerada o melhor destino para visitar na França em 2023 e está entre os melhores destinos de arte de rua na Europa.
-
EBD 10. Mannheim, Alemanha
No coração da região metropolitana de Rhine-Neckar, Mannheim é uma cidade universitária animada com um toque multicultural e um calendário cheio de eventos – ela, inclusive, é a sede do melhor evento de 2023, segundo a EBD, e aparece como o melhor destino de arte de rua da Europa.
Conhecida como a cidade das praças, oferece uma série de tesouros arquitetônicos: o palácio barroco, uma torre de água histórica e uma praça Art Nouveau, para citar alguns. Também é a cidade da cultura e dos festivais, atraindo amantes do teatro e do techno, apreciadores de jazz e cinéfilos. A cena artística é repleta e variada, desde o complexo do museu Reiss-Engelhorn e a galeria de arte Kunsthalle até os murais de grafiteiros em uma galeria ao ar livre para arte de rua internacional.
É uma cidade verde à beira de dois rios que combina urbanidade com atividades recreativas em ambientes naturais quase intocados. Um dos seus destaques em 2023 é o Federal Garden Show “BUGA” (de 14 de abril a 8 de outubro de 2023), um grande laboratório do futuro do desenvolvimento urbano, que vai muito além de uma mera exposição de plantas e flores.
-
EBD 11. Porto-Santo, Ilhas Madeira
Acessível de avião ou de balsa, Porto Santo tem um dos pores do sol mais belos da Europa. Conhecida como “ilha dourada” pelos seus nove quilômetros de praias de areia, é a menor ilha habitada do Arquipélago da Madeira, a apenas uma hora e meia de voo de Lisboa, a 500 km da costa africana e a 1.000 km do continente europeu.
Com um clima tropical durante quase o ano todo, é um convite para descobrir lindas praias, patrimônios históricos e belezas geológicas. Resumindo, é um local perfeito para se desligar, desfrutar da natureza, relaxar e ver o pôr do sol, fazer um bom tratamento de spa, jogar golfe ou praticar alguma atividade marítima.
-
EBD 12. Toledo, Espanha
Toledo combina épocas, estilos e identidades diferentes como um dos melhores destinos medievais e do Programa Erasmus da Europa (programa de intercâmbio estudantil entre universidades europeias), com sua universidade de renome mundial. Cidade jovem e histórica, é autêntica e vibrante, tradicional e moderna.
“Toledo” vem da palavra latina “Toletum”, que significa “população fortificada”. Construída pelos romanos no século 2 a.C, está localizada no centro da Espanha, com fácil acesso a Madri – a apenas 30 minutos de trem.
-
EBD 13. Faial, Açores
Procurando aventuras selvagens na natureza? Então vá para os Açores experimentar um turismo ecologicamente responsável. Mais verde do que a Islândia, com um clima moderado, os Açores são um destino privilegiado para os amantes da natureza, esportes ao ar livre, caminhadas – mas também gastronomia e até para casais, já que o arquipélago está entre os melhores destinos de casamento da Europa.
Considerada pela Comissão Europeia como um Destino Europeu de Excelência (EDEN), Faial oferece belas paisagens, aves e plantas únicas e formações geológicas icônicas, tudo rodeado por um mar azul deslumbrante. Sua biodiversidade é rica: são 855 espécies de plantas vasculares, 57 delas endêmicas. Já a água é um extraordinário mosaico de cores, sombras, sons e vida na forma de cetáceos, aves marinhas, tubarões e outros habitantes.
Com São Jorge e Pico, eles formam um trio de ilhas únicas no meio do Oceano Atlântico. Um lugar onde os marinheiros gostam de parar por alguns dias…ou uma vida toda.
-
EBD 14. Rodes, Grécia
A ilha de Rodes é um destino perfeito para os amantes de ruínas, fortalezas, mar turquesa e castelos. Esta cidade medieval é uma das mais bem preservadas da Europa, então vale a pena visitar o Palácio do Grande Mestre, a Acrópole Antiga de Lindos e o centro histórico de Rodes. Ou simplesmente relaxar nas praias de Agios Pavlos ou Tsambika.
Uma das ilhas mais bonitas da Grécia e de toda a Europa, é ensolarada de maio até o final de setembro e oferece maravilhas naturais como “Kallithea”, o Vale das Borboletas e a Vila de Lindos & Sete Fontes.
-
EBD 15. Copenhague, Dinamarca
Uma das capitais mais modernas da Europa, Copenhague reúne várias joias escondidas: lojas de segunda mão, butiques independentes, o Jardim Tivoli (classificado entre os melhores parques de diversões do continente) e um lendário canal com passeios românticos de barco.
Há muitas atividades e experiências para desfrutar na cidade. Como uma das capitais gastronômicas do mundo, Copenhague é lar de alguns dos melhores restaurantes do mundo e é o centro da cerveja artesanal.
-
EBD 16. Tossa de Mar, Espanha
Céu azul, mar, areia fina, floresta de pinheiros e muralhas medievais caracterizam Tossa de Mar como um dos tesouros da Costa Brava e um dos destinos secretos mais bonitos da Espanha.
Localizada a apenas uma hora e meia de Barcelona, oferece várias praias de areia dourada e um magnífico castelo medieval, enquanto o doce aroma de pinheiros flutua pela bela vila de pescadores.
-
EBD 17. Ascona-Locarno, Suíça
Ascona-Locarno é descrita como “um pequeno paraíso” em sua bela e pacífica natureza. Além disso, conta com uma rica tradição cultural, gastronômica e esportiva.
Localizada na parte suíça do Lago Maggiore, juntamente com Brissago e outras pequenas aldeias, orgulha-se de seus inúmeros pontos de beleza natural. Graças às flores e plantas exóticas de todos os continentes, o Jardim Botânico da Ilha Brissago é uma das principais atrações. Perto da margem do lago e do centro de Locarno fica o Parque da Camélia, com mais de 900 espécies de plantas, algumas das quais são muito raras.
Locarno é reconhecida mundialmente por seu Festival Internacional de Cinema, o maior evento cultural da Suíça. Também tem uma forte ligação com flores, e os amantes da natureza são atraídos pelas exibições espetaculares de camélias, mimosas e magnólias.
-
EBD 18. Milos, Grécia
A Ilha de Milos foi eleita como um dos melhores lugares para férias de sonho na Grécia, além de aparecer nas listas das melhores piscinas naturais e praias do continente europeu. Ela também conta com uma das melhores esculturas da Europa: a Vênus de Milo, agora exibida em Paris, que foi descoberta por um camponês na ilha.
Passe um dia relaxante na bela praia de Sarakiniko ou na praia mais exclusiva de Firiplaka. Para os amantes da história, há o Teatro Antigo de Milos e o Museu Arqueológico de Milos.
-
Getty Images 19. Praga, República Checa
Praga é uma das cidades mais visitadas na Europa, com mercados, cafés, restaurantes, monumentos, butiques pitorescas e lindos nasceres do sol. Dado o número de visitantes, a EBD sugere começar o dia bem cedo para vê-la de um jeito diferente.
A cidade é classificada entre os melhores mercados de Natal na Europa, melhores destinos para celebrar a véspera de Ano Novo ou a lua de mel, melhores lugares para fazer um pedido de casamento e melhores destinos de contos de fadas no continente.
-
EBD 20. Sóller, Espanha
Sóller, na ilha de Mallorca, é um dos tesouros escondidos mais atraentes da Europa – já foi nomeada como um dos melhores destinos de lua de mel, de ciclismo e para visitar de trem no continente – o pequeno trem que sobe até o topo da montanha é encantador e vai atrair toda a família.
Sóller também foi classificada entre os melhores lugares para se aposentar na Europa. Considerada a vila mais bonita da ilha, cercada por montanhas, natureza tranquila e pacífica, oferece ótimas caminhadas, trilhas e boa comida para as férias em família.
Embora isolada, Sóller está bem conectada a Palma de Mallorca por muitas linhas de bondes e ônibus.
1. Varsóvia, Polônia
Linda, amigável, sustentável, de mente aberta, perfeita para uma viagem em família, uma pausa cultural, uma experiência de compras ou uma estadia romântica, Varsóvia, o destino europeu nº 1 de 2023, tem algo a oferecer a todos.
“Passeie pelos seus belos parques, relaxe nas suas praias urbanas, aproveite a grande variedade gastronômica, vá em qualquer período do ano e desfrute do seu rico calendário de eventos”, aconselha a EBD.
Deslumbre-se com os seus locais emblemáticos, incluindo a Praça do Mercado da Cidade Velha e os seus edifícios coloridos, o Palácio da Cultura e da Ciência (segundo edifício mais alto da Polônia), o Parque Lazienki e seus palácios, pavilhões e laranjais.
Durante a sua estadia, não perca um passeio até a “Krakowskie Przedmieście”, a rua mais prestigiada de Varsóvia. E visite o The Warsaw Barbican, as fortificações históricas que antigamente cercavam a cidade.
Se estiver viajando em família, não deixe de visitar o Zoológico de Varsóvia e dar um mergulho no Parque Aquático Moczydlo com seus toboáguas, piscinas de ondas e outras atividades aquáticas.
Varsóvia também é considerada uma das cidades mais seguras da Europa – três vezes mais segura que Paris, duas vezes mais que Roma e ainda mais que Viena.
Leia mais: Planejando viajar para a Europa em 2023? Veja como economizar
Leia mais: As 22 praias mais bonitas da Europa para aproveitar neste verão
Cecilia Rodriguez é colaboradora da Forbes USA. Ela é jornalista, escritora e viajante profissional.
(Traduzido por Giovanna Simonetti)