Exatamente uma semana atrás, no último dia 3, o estilista Paco Rabanne morreu aos 88 anos, deixando um legado de inovação e sucesso na moda. Com mais de quatro décadas de carreira, as roupas futuristas (sua marca registrada, especialmente as com metal) fizeram história e abalaram a indústria conservadora dos anos 1960. Mas o império de Rabanne não se restringiu aos looks: foi também na perfumaria que o franco-espanhol se consagrou mundialmente – e conseguiu cair nas graças de um público ainda mais abrangente, para além da cena fashion e de alta-costura.
Moda e perfumaria, na verdade, andaram lado a lado por boa parte da vida do designer. Apenas três anos depois de lançar sua primeira coleção de roupas, Rabanne estreou no mundo das fragrâncias com a feminina Calandre, em 1969. Disponível até hoje no mercado, o debut tentou se distanciar dos cheiros florais óbvios para trazer uma abordagem mais moderna para as mulheres.
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Seu primeiro perfume masculino – o segmento pelo qual mais ficou conhecido nos dias atuais – veio pouco tempo depois, em 1973, com Paco Rabanne Pour Homme. A partir de então, o estilista lançou sucessivas fragrâncias best-sellers, que se tornaram clássicos ao redor do mundo, conquistaram prêmios e marcaram a indústria pelo vanguardismo, tanto na parte sensorial quanto na estética com frascos icônicos.
Veja a seguir os 5 perfumes mais vendidos e famosos de Paco Rabanne atualmente:
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Divulgação/Paco Rabanne 1 Million Eau de Toilette
Lançada há mais de uma década, a fragrância masculina fez (e continua a fazer) um sucesso estrondoso: foi o perfume mais vendido do Brasil no ano passado. De toque amadeirado, com notas de mandarina, rosa e couro, o rótulo levou o prêmio de “Melhor Perfume Masculino” na Annual Fragrance Foundation UK Awards (Fifi Awards) de 2009, conhecida como o Oscar da perfumaria. O frasco, que simula uma barra de ouro, ficou marcante na indústria.
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Divulgação/Paco Rabanne Invictus Eau de Toilette
Com embalagem em formato de troféu, este perfume masculino é, literalmente, um vencedor: em 2014, ele ganhou três categorias no Fifi Awards – melhor fragrância, melhor frasco e melhor campanha publicitária. Seu perfil marinho fresco tem casca de toranja, folha de louro, madeira de Gaïac, âmbar cinzento e patchouli. Com o sucesso, a linha Invictus foi expandida e hoje tem mais outras três fragrâncias.
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Divulgação/Paco Rabanne Lady Million
Com o sucesso de 1 Million, Paco Rabanne lançou em 2010 a versão feminina da fragrância, com jasmim árabe, laranjeira, néroli, laranja amarga, framboesa e um toque de mel. Assim como seu antecessor, o frasco de Lady Million tem referência no ouro, mas também tira inspiração nos diamantes – a embalagem tem o formato da histórica joia “The Regent”, de 140 quilates, conservada até hoje no Museu do Louvre.
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Divulgação/Paco Rabanne Olympéa Eau de Parfum
Outro grande sucesso, o Olympéa chegou ao mercado em 2015 para ser um dos protagonistas da linha para mulheres de Paco Rabanne, especialmente como uma contraparte feminina do Invictus. A aposta nas vendas foi alta, com uma grande campanha mundial de lançamento – que, no fim das contas, se mostrou bem-sucedida. O perfume oriental floral virou um best-seller da marca e hoje tem uma linha com outras seis variações de fragrância, de diferentes intensidades e perfis olfativos.
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Divulgação/Paco Rabanne Phantom
Mais recente da lista, este perfume masculino lançado em 2021 se destacou no mercado por sua tecnologia. Não só porque o frasco é um robô com um chip de aproximação com informações da fragrância (que se conecta ao seu smartphone), mas porque ele foi desenvolvido com a ajuda de inteligência artificial. A marca utilizou um misto de neurociência, algoritmo e IA para encontrar a combinação perfeita de ingredientes – ao todo, mais de 45 milhões de testes foram feitos até o veredito final. O resultado é uma fragrância definida como “aromática futurista”, com limão verde, vetiver, lavanda e baunilha. Não à toa, ela levou o prêmio de inovação no Fifi Awards do ano passado.
1 Million Eau de Toilette
Lançada há mais de uma década, a fragrância masculina fez (e continua a fazer) um sucesso estrondoso: foi o perfume mais vendido do Brasil no ano passado. De toque amadeirado, com notas de mandarina, rosa e couro, o rótulo levou o prêmio de “Melhor Perfume Masculino” na Annual Fragrance Foundation UK Awards (Fifi Awards) de 2009, conhecida como o Oscar da perfumaria. O frasco, que simula uma barra de ouro, ficou marcante na indústria.