O filme “Super Mario Bros”, da Universal, chegará a mais de US$ 830 milhões (R$ 4,1 bilhões) nas bilheterias mundiais, após um grande fim de semana de estreia e uma impressionante segunda semana que superaram as expectativas. Agora, parece certo que a adaptação do videogame da Nintendo atingirá US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões), se tornando um dos principais candidatos ao filme de maior bilheteria de 2023 até o final do ano.
Até o final deste domingo (23), “Super Mario Bros” terá quase o dobro da receita bruta global do segundo filme de maior bilheteria do ano, “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” – que teve um bom desempenho, mas abaixo do esperado, com US$ 474 milhões na venda de ingressos (R$ 2,3 bilhões).
Poucos filmes este ano parecem ser sérios candidatos ao status de maior bilheteria. “Velozes e Furiosos 10” chega em 19 de maio, seguido pelo live-action de “A Pequena Sereia” em 26 de maio e “The Flash” em 16 de junho. “The Marvels” (10 de novembro) e “Aquaman e o Reino Perdido” são os próximos.
Após o enorme sucesso deste fim de semana, “Super Mario Bros” terá mais uma semana e meia inteira nas bilheterias, com apenas alguns filmes relativamente menores disputando a atenção do público e permitindo que a adaptação do videogame continue acumulando receita.
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A partir daí, “Guardiões da Galáxia Vol. 3” chega em 5 de maio e assumirá o controle da bilheteria para dar início à temporada de filmes da Marvel. Mas, a essa altura, o filme do videogame já estará chegando nos US$ 900 milhões (R$ 4,5 bilhões), no caminho certo para mais de US$ 1 bilhão.
Vamos acompanhar se o filme do Mario Bros mais uma vez nos chocará com um grande desempenho neste fim de semana, e quão fortes são os dias da semana nos mercados internacionais – mas, nestes quesitos, US$ 1 bilhão parece fácil. A única questão é se esse valor será o número final ou se alcançará muito mais que isso.
O recorde de bilheteria para um filme de animação é “Frozen 2”, com US$ 1,45 bilhão (R$ 7,3 bilhões) – isso se você não considerar o remake live-action de “O Rei Leão”, em 2019, como uma animação (com US$ 1,65 bilhão, ou R$ 8,3 bilhões). Em qualquer um dos cenários, não vejo chances de “Super Mario Bros” alcançar esses números de bilheteria.
Então, pelo menos por enquanto, a adaptação da Nintendo terá que se contentar em ter a maior bilheteria de estreia de uma animação e ter uma chance de se consolidar como o maior lançamento de 2023 – o que não é nada pequeno, obviamente. Mesmo que o filme não fique em primeiro lugar no ranking de bilheterias do ano, ele inevitavelmente estará entre os 10 primeiros (até mesmo os cinco).
Também vale notar que “Avatar: O Caminho da Água” é o filme com a maior bilheteria global de 2023 até agora, se expandirmos os dados além dos lançamentos deste ano. Depois da sua bilheteria histórica no ano passado, o filme arrecadou mais de US$ 935 milhões (R$ 4,7 bilhões) em receitas mundiais desde 1º de janeiro, tornando-se facilmente o atual campeão de 2023.
Será o filme de “Super Mario Bros” o primeiro a superar os ganhos de 2023 do campeão de bilheteria de todos os tempos de James Cameron, com um total de mais de US$ 2,3 bilhões (R$ 11,6 bilhões)? Com uma vantagem tão grande, acho que a adaptação definitivamente atingirá esse limite antes que qualquer outro candidato tenha chance.
Também é possível (bem provável, a esta altura) que o longa termine 2023 como o filme de animação de maior bilheteria do ano, dependendo do desempenho de “Elementos”, da Pixar, e “Wish”, da Disney . Os lançamentos animados de ambos os estúdios tiveram bilheteria mais baixa nos últimos anos, quando não estavam vinculados a uma franquia de grande sucesso pré-existente, como Frozen e Toy Story. Meu palpite é que “Super Mario Bros” manterá a coroa de bilheteria nesta categoria.