Quanto dinheiro Taylor Swift está fazendo com “Eras”, a sua nova turnê? Será que esse sucesso fará dela bilionária?
Especialistas me disseram em dezembro último que a turnê da popstar, prevista para ter 52 datas, poderia arrecadar US$ 620 milhões (R$ 3,15 bilhões). Desse valor, ela poderia ficar com cerca de US$ 500 milhões (R$ 2,5 bilhões). Agora, essas mesmas pessoas mantiveram suas estimativas, mas sugerem que ela pode ganhar ainda mais.
Um desses especialistas me disse que essa estimativa inicial de US$ 500 milhões está ligada a um preço médio de ingresso de US$ 215 (R$ 1.000), mas que a receita da turnê pode chegar a US$ 1,5 bilhão (R$ 7,6 bilhões) caso esse preço médio chegue a US$ 700 (R$ 3.500). “Ou mais, dependendo do local do show”, afirma Armen Shaomian, professor associado de gerenciamento de entretenimento na Universidade da Carolina do Sul.
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Se possíveis datas internacionais forem adicionadas, o número final pode ser ainda maior, fazendo de “Eras” a turnê de maior bilheteria da história, com preços médios de ingressos muito mais altos e com muito menos shows.
Como referência do impacto de “Eras”, vale considerar que entre 2017 e 2019 a turnê europeia de Ed Sheeran arrecadou US$ 780 milhões (R$ 3,9 bilhões, na cotação atual). “Ele reuniu quase nove milhões de fãs no total, que ajudaram a arrecadar mais de US$ 3 milhões por show em 255 eventos”, de acordo com ONE37pm.
“Ela supera todos os outros artistas na capacidade de se conectar com seus fãs e escrever ótimas canções que emocionam as pessoas. Swifties – que não vão a seus shows desde antes da pandemia – estão desejando a experiência de um show presencial com ela”, afirma David Herlihy, professor e coordenador do programa da indústria musical da Northeastern University.
Esse cenário pode render a Swift US$ 500 milhões até agosto, quando a turnê está prevista para acabar com um show na Califórnia. Essa estimativa exclui despesas com ingressos e receita de merchandising.
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A Billboard estima que “Eras Tour” irá gerar US$ 591 milhões (R$ 3 bilhões) em receita de ingressos – 71% a mais do que “Reputation”, turnê anterior de Taylor e que rendeu US$ 345 milhões (R$ 1,7 bilhão) em ingressos.
A estimativa da Billboard supõe que o preço médio dos ingressos de “Eras” será de US$ 215. Isso equivale a cerca de US$ 11,4 milhões (R$ 58 milhões) em vendas de ingressos por show, com capacidade para 52.863 Swifties.
O promotor pagará a Swift mais do que apenas o dinheiro dos ingressos. Quanto? Cerca de US$ 620 milhões – ou 105% da receita de ingressos.
Herlihy estimou que Swift receberá entre 100% e 110% dos US$ 591 milhões em vendas de ingressos para a turnê. O motivo: “O promotor dela deveria ficar feliz em pagar mais a ela, porque ele não precisa assumir nenhum risco de que os shows não estejam esgotados.”
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Venda de merchandise
O dinheiro adicional para Swift virá da venda de mercadorias nos locais de show, o que poderia adicionar cerca de US$ 87 milhões (R$ 442 milhões) em receita (muitos dos quais ela manteria).
Como explicou Herlihy, cada estabelecimento – os 52 pelos quais “Eras” irá passar – venderá todas as 30.000 peças de mercadorias em suas prateleiras a um preço médio de US$ 80 por item. Cerca de 30% disso ficaria com o local, enquanto o restante iria para Swift e o promotor.
Esses valores, no entanto, podem cair devido a problemas com as impressões dos produtos, que estão “desbotando ou manchando a tinta após apenas um ciclo de lavagem”, de acordo com a Rolling Stone. Embora Taylor Swift tenha se oferecido para ajudar a substituir as mercadorias desbotadas, esse problema pode reduzir um pouco as vendas.
Rendimentos de Taylor Swift depois das despesas
Em dezembro passado, Herlihy projetou que, após as despesas, a cantora poderia arrecadar entre US$ 465 e US$ 496 milhões (R$ 2,3 a R$ 2,5 bilhões): “Ela tem que pagar impostos, a equipe, o aluguel do local e despesas da turnê – caminhões, funcionários, instrumentos musicais e assim por diante. Essas despesas podem variar e englobar entre 20% e 25% de sua receita.”
Estou supondo que seus rendimentos estarão no limite dessa margem. Como Herlihy explicou no começo de abril: “Uma coisa para lembrar é que Taylor tem uma influência única e ela tem o poder de negociar termos muito benéficos em tudo (por exemplo, quanto da receita dos ingressos vai para ela, comissões sobre produtos, etc).”
Para Herlihy, as despesas de marketing de “Eras” foram menores do que o normal. “Como os shows esgotaram automaticamente, um gasto enorme com marketing para estimular as vendas foi um tanto desnecessário – portanto, menos uma despesa”, diz ele.
Taylor Swift quase certamente terminará 2023 como bilionária.
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Por que Eras Tour pode ser a maior turnê de todos os tempos
A Billboard assumiu um preço médio de US$ 215 por ingresso. O valor, no entanto, poderia ser maior, o que faria de “Eras” a turnê de maior bilheteria de todos os tempos. Armen Shaomian, professor associado de gerenciamento de entretenimento na Universidade da Carolina do Sul, afirmou que o custo médio por pessoa pode chegar a “US$ 700 ou mais, dependendo do local do show”.
Se o preço médio dos ingressos fosse de US$ 700 em vez de US$ 215, as vendas disparariam para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,6 bilhões) – tornando “Eras” a turnê de maior bilheteria da história, com preços médios de ingressos muito mais altos e com muito menos shows.
Com base nas estimativas usadas, um preço médio de ingresso de US$ 700 para a turnê adicionaria incríveis US$ 1,5 bilhão à receita de “Eras”.
Quanto mais você paga pelo seu ingresso de “Eras”, mais rica fica Taylor Swift.