Para quem estiver aproveitando as férias de julho em São Paulo, a Forbes fez uma seleção dos ambientes e projetos que estão despertando a atenção dos visitantes da CASACOR, principal evento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, que acontece até 06 de agosto, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
Com o tema “Corpo e Morada”, a mostra abre espaço para novos talentos da arquitetura, urbanismo e decoração, como Ticiane Lima e Renan Altera, que se unem a nomes consagrados, caso de Sig Bergamin, Guilherme Torres e Alex Hanazaki, entre outros.
Confira os 10 nomes que vem despertando olhares, cliques e vídeos dos visitantes da CASACOR.
-
Iude Richele Sig Bergamin é aclamado mundialmente pelo seu estilo único em compor ambientes ousados. Sig assinou o primeiro espaço Deca na CASACOR, em 1995, e traz sua terceira parceria com a marca nesta edição da mostra, fazendo uma interpretação sobre as mudanças nos banheiros ao longo de décadas, além de projetar o futuro, unindo natureza, design e cores.
-
Divulgação Carla Felippi assinou a Casa Mykonos. Quem nunca imaginou desfrutar o melhor da culinária com a sensação de estar em casa? Foi essa a premissa que a arquiteta trouxe para o ambiente. O espaço, que abriga o restaurante MYK, propõe uma incrível jornada pelos sentidos, por meio da deliciosa culinária, da arquitetura moderna e do estilo de vida característico da bela ilha grega.
-
divulgação À frente de um refinado escritório em São Paulo, Alex Hanazaki é considerado um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo no Brasil. Na mostra, Hanazaki se inspirou na fabricação dos porcelanatos da Portinari para criar um espaço de contemplação repleto de estímulos sensoriais em 290 m².
-
Divulgação Paola Ribeiro, uma das mais conhecidas arquitetas e designers de interiores do Brasil, assina a Casa Essência Duratex, com 270m² e composto por living, cozinha, adega, quarto com banheiro e closet, home office, sala de jantar e varanda, onde o destaque vai para o paisagismo exuberante com jabuticabeiras de mais de 3 metros de altura, feito especialmente para o espaço pelo paisagista Alex Hanazaki, para ressaltar a integração com a natureza e a biofilia.
-
Anúncio publicitário -
Danilo Borges O estúdio de 83m2 projetado por Luiz Otávio Debeus, foi pensado para um casal fictício que não reside na cidade de São Paulo e tem o espaço como uma morada “pé na terra” quando está pela capital paulista. Dividido em quatro setores, o estúdio conta com living, espaço multiuso (home office, cozinha e sala de jantar), dormitório e área de banho.
-
Henrique Padilha A arquiteta e designer Ticiane Lima é um nome em ascensão. Na mostra, criou um ambiente que permite momentos de contemplação e sensações leves que elevam a paz em um encontro consigo mesmo. Assim é o Loft (IN)Terno, com 147m² distribuídos em sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim, são um convite a uma reflexão interna na busca pelo bem-estar e tranquilidade, uma referência à música “Silencia” da cantora e instrumentista brasileira, Ceumar Coelho.
-
Henrique Padilha O trio de arquitetos – Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon formam a Suíte Arquitetos, responsável por assinar os mais personalizados projetos. Na mostra, apresentam a Casa Kraftizen Cosentino, inspiradas no conceito de que as casas sempre foram testemunhas das histórias e das memórias que nelas se abrigaram e nas suas paredes se fixaram. Dos tijolos que envelhecem às pinturas que descascam, nelas habitam as vivências que jamais se apagam.
-
Ale Ruaro Após uma pausa de seis anos, o arquiteto e designer Guilherme Torres está de volta à CASACOR São Paulo com a instalação “Percursus”, que explora uma correlação entre o seu trabalho e o da artista plástica brasileira Regina Silveira. Um grande cubo branco que ocupa 157,71m² oferece suporte para o site specific “Derrapagens”, onde marcas de pneumáticas de distintos veículos recriam a presença do trânsito de uma cidade em constante movimento.
-
Divulgação A Casa LG, projetada pelo escritório BC Arquitetos, de Bruno Carvalho e Camila Avelar, representa a fusão entre tecnologia e humanidade. Na busca por uma arquitetura afetiva e sensorial, os arquitetos destacaram a importância das origens e a conexão com nossa história. As paredes carregam consigo a memória dos sonhos e anseios que moldaram nossa existência. O ambiente conta com elementos naturais como a Terra e Barro, além de utilizar o design e a arte brasileira, fazendo um convite para adentrar nessa morada onde passado e futuro se encontram, com a promessa de um amanhã promissor.
-
Divulgação O arquiteto e urbanista Renan Altera estreia na mostra com um espaço de 320m², totalmente funcional, seu projeto nada mais é do que o restaurante Badebec, o oficial da mostra. Denominado de “Ninho & Aspargos”, o projeto traz a sensação de um aconchegante lar, e os aspargos fazem parte de uma grande instalação. São mais de 50 mil hastes desidratadas do vegetal, que tomam conta do teto do salão principal e, juntas, transformam-se em uma luminária conceituada e elegante, que sai do óbvio e proporciona uma experiência memorável ao visitante.
Sig Bergamin é aclamado mundialmente pelo seu estilo único em compor ambientes ousados. Sig assinou o primeiro espaço Deca na CASACOR, em 1995, e traz sua terceira parceria com a marca nesta edição da mostra, fazendo uma interpretação sobre as mudanças nos banheiros ao longo de décadas, além de projetar o futuro, unindo natureza, design e cores.