No cinema, os relógios estão para os homens assim como as joias estão para as mulheres – um dispositivo para dar autenticidade ou definir o personagem. Pense em James Bond. O espião original, Sean Connery, usava um Rolex Submariner no primeiro filme da série, “007 Contra o Satânico Dr. No” (1962), e usou-os em seus seis filmes subsequentes como Bond. Mais tarde, o 007 de Roger Moore usou Seikos até 1995, quando a Omega venceu a concorrência para se tornar o relógio oficial do 007, o que se estendeu às eras Pierce Brosnan e Daniel Craig à frente da franquia.
Cartier, Rolex, IWC Schaffhausen e Bremont são marcas que vemos em filmes desde a era de ouro de Hollywood até o cinema contemporâneo, e alguns desses relógios eram de propriedade dos atores que os usavam na vida real e nos filmes.
Portanto, não surpreende que a inovadora marca americana com precisão suíça, a Hamilton, fundada na Pensilvânia em 1892, colabore com a indústria cinematográfica desde 1932. Os relógios da empresa apareceram em 500 filmes e programas de TV.
Leia também:
- Bilheterias de “Barbie” e “Oppenheimer” superam expectativas e batem recorde
- O que Barbie e Oppenheimer te ensinam sobre rivalidade nos negócios?
- Barbie e Oppenheimer: o encontro inesperado que dominou a internet
O mais recente deles foi “Oppenheimer“, de Christopher Nolan, que estreou nos cinemas no último dia 20 de julho. O mais interessante sobre essa parceria é que, em vez de serem buscados nos vastos arquivos da empresa, os relógios foram selecionados e emprestados por colecionadores de peças vintage. “Aproveitando nossa rede de entusiastas e colecionadores, selecionamos seis referências vintage, utilizando relógios específicos da época dos anos 1930 e 1940”, anunciou a grife.
Nolan trabalhou com a Hamilton em filmes anteriores, como “Interestelar” e “Tenet”. Portanto, o cineasta sabia que teria um alto nível de precisão histórica ao usar novamente a empresa em seu novo longa, que conta a história do “pai da bomba atômica” e que se passa desde a década de 1920.
Veja a seguir os relógios Hamilton que aparecem em “Oppenheimer”
-
Divulgação Hamilton Lexington, para J. Robert Oppenheimer
-
Divulgação Hamilton Endicott, para J. Robert Oppenheimer
-
Divulgação Hamilton Cushion B, para J. Robert Oppenheimer
-
Divulgação Lady Hamilton, para Katherine “Kitty” Oppenheimer
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Hamilton Military Ordnance, para Tenente General Leslie Groves Jr
-
Divulgação Hamilton Piping Rock, para Tenente General Leslie Groves Jr
Hamilton Lexington, para J. Robert Oppenheimer
Os relógios vintage foram selecionados para os pulsos de três dos personagens centrais do filme: J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), Katherine “Kitty” Oppenheimer (Emily Blunt) e o Tenente General Leslie Groves Jr (Matt Damon).
Em um vídeo promocional da Hamilton, no qual o escritor e diretor Nolan fala sobre a realização do filme, ele explica: “Tivemos uma ótima experiência trabalhando com a Hamilton no passado. Em ‘Oppenheimer’, foi realmente uma questão de recriar a história, olhando para os relógios da marca e o que esses personagens teriam usado na época”.
“É esse tipo de trabalho detalhado, combinado com todo o trabalho de figurino e adereços no filme, que se torna tão importante para envolver o público e a história em um mundo que eles podem reconhecer, mas que é historicamente preciso”, completou o cineasta.
Para J. Robert Oppenheimer, os modelos Cushion B, Endicott e Lexington foram selecionados, pois “cada um incorpora o clássico design americano com toques de estilo Art Déco. As referências combinam precisão científica e foco com um espírito pioneiro de individualidade”, afirma a Hamilton em comunicado.
Kitty Oppenheimer usa o Lady Hamilton A-2 em ouro 14K. Já para o Tenente General Leslie Groves Jr., sua função militar é realçada pelos estilos Military Ordnance e Piping Rock.
Portanto, fique atento aos relógios; essas peças ajudam a definir a autenticidade do personagem e também são peças vintage incríveis para admirar.