Mesmo enfrentando ondas de calor, superlotação, protestos anti-turistas e altos custos, os viajantes continuam chegando ansiosamente às capitais mais populares da Europa.
O mais recente relatório sobre as viagens de verão de 2023 da Comissão Europeia de Viagens (ETC) confirma que a recuperação do turismo no continente está mantendo seu impulso, apesar das dificuldades econômicas e dos custos elevados, atingindo níveis próximos aos registrados antes da pandemia.
Mas então, o que os viajantes estão buscando agora? Com base em uma pesquisa do que pessoas ao redor do mundo mais valorizam ao visitar um destino em 2023, a VisaGuide.World concluiu que elas agora prestam mais atenção em como o lugar os receberá, em vez de considerar apenas as atividades que valem a pena visitar. “A principal coisa que a maioria dos viajantes deseja ao chegar em um país desconhecido é se sentir bem-vindo e seguro”, explica o estudo.
Por esse motivo, a organização listou as 10 melhores capitais europeias para visitar, comparando aspectos como segurança, hospitalidade, simpatia, proficiência em inglês não nativo e preços.
Essas são as 10 melhores capitais da Europa para ser um turista:
-
Getty Images 1. Amsterdã, Holanda
-
Unsplash 2. Roma, Itália
-
Getty Images 3. Zagreb, Croácia
-
Getty Images 4. Londres, Inglaterra
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Lisboa, Portugal
-
Getty Images 6. Madri, Espanha
-
Unsplash 7. Praga, República Tcheca
-
Unsplash 8. Paris, França
-
Getty Images 2º – Alemanha
Consumo per capita: 8,1kg
-
Getty Images 10. Viena, Áustria
1. Amsterdã, Holanda
Amsterdã no topo das capitais da Europa: por quê?
Amsterdã aparece como o principal destino que atende às expectativas atuais dos viajantes, seguido por Roma e a capital da Croácia, Zagreb, completando o top 3.
A pesquisa chamou de “não surpreendente” a posição da capital holandesa em primeiro lugar, destacando que a cidade é muito amada não apenas pela liberdade que oferece aos usuários de maconha, mas principalmente por seus inúmeros canais, belos edifícios e ruas, rica cultura, culinária e hospitalidade.
Leia também:
- Chega de turistas: destinos da Europa impõem proibições, multas e impostos
- 12 destinos na Europa que te pagam (muito) para morar lá
- Espanha lidera ranking das praias mais lindas da Europa; veja o top 15
Os holandeses são os falantes não nativos de inglês mais proficientes do mundo, e a Holanda é a terceira nação mais amigável da Europa, logo após a Itália e a Espanha. Amsterdã também aparece como a quinta capital mais segura da Europa com base em taxas de criminalidade, atividades terroristas, conflitos internos, instabilidade política e desastres naturais.
Visitar Amsterdã também é mais barato do que visitar muitas outras famosas capitais europeias, já que os viajantes podem passar uma semana na cidade com um orçamento entre € 280 e € 350.
Roma, Zagreb e Londres
Enquanto Roma e Londres estão entre os pontos turísticos mais famosos do mundo, Zagreb ficou em terceiro lugar, principalmente devido à sua acessibilidade e hospitalidade.
“Todas essas capitais são conhecidas por suas atrações, mas também estão entre as cidades mais seguras para visitar no mundo”, diz a pesquisa. “Mesmo assim, turistas na Itália e em Londres são aconselhados a ter cuidado com os batedores de carteira, especialmente durante a temporada de verão”.
Enquanto a barreira linguística não existe em Londres para aqueles que conhecem pelo menos o inglês básico, os italianos também estão bem familiarizados com o idioma. Esse também não é um problema em Zagreb, já que a Croácia se sai ainda melhor nesse aspecto, listada em 11º lugar no mundo.
Além disso, a capital croata supera tanto Roma quanto Londres em termos de orçamento. O país dos Bálcãs ocidentais está entre os mais baratos da Europa e, recentemente, aderiu ao euro como sua moeda oficial.
Leia também:
- Quais são as cidades mais lotadas de turistas da Europa – e como fugir delas
- As 20 melhores cidades do mundo para se viver em 2023
- Brasil é o 132º país mais seguro do mundo em 2023; veja o top 10
E Paris?
A capital da França aparece em 8º lugar na lista e a pesquisa esclarece que “se os parisienses forem rudes com você, isso não significa que eles têm um problema com você. Ou com qualquer outra pessoa, na verdade. É apenas a forma como eles são. Claro, eles podem ser frequentemente perturbados pelo grande número de turistas, seu incômodo e sua falta de cuidado com a cidade que chamam de lar, mas Paris ainda continua sendo uma das cidades mais seguras para se visitar no mundo.”