Da óptica do nervo de um roedor e das presas venenosas de uma pequena tarântula a pelos autofluorescentes em uma folha, as imagens vencedoras do concurso de microfotografia Nikon Small World são obras de arte luminosamente coloridas que revelam o lado artístico da ciência.
Para a 49ª edição de fotos que mostram a beleza de um mundo que só pode ser visto com um microscópio, cada imagem foi julgada não apenas por sua técnica científica, mas também por sua arte. Os vencedores foram selecionados entre 1.900 inscrições de 72 países e uma ampla variedade de disciplinas científicas.
Leia também:
- Os bastidores da foto de Ítalo Ferreira durante o eclipse solar
- Fotos vencedoras de concurso revelam detalhes incríveis da natureza
- “Fotógrafo de Astronomia do Ano”: veja as fotos espaciais vencedoras
O primeiro lugar deste ano foi concedido a Hassanain Qambari, com a assistência de Jayden Dickson do Lions Eye Institute (um centro de cuidados oftalmológicos e pesquisa científica), por sua imagem vívida da cabeça do nervo óptico de um roedor mostrando astrócitos (amarelo), proteínas contráteis (vermelho) e vasculatura retiniana (verde). A imagem colorida fornece uma contribuição importante para o estudo e reversão da retinopatia diabética, que afeta uma em cada cinco pessoas com diabetes em todo o mundo.
“A competição não apenas celebra o trabalho árduo e a paixão dos participantes, mas também pode atrair e inspirar jovens cientistas a seguir uma carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Certamente me inspirou”, disse Qambari.
Veja alguns destaques do prêmio de microfotografia na Nikon a seguir:
-
David Maitland 5º lugar: Foto microscópica de pelos defensivos autofluorescentes que cobrem a superfície de uma folha de Eleagnus angustifolia, exposta à luz ultravioleta.
-
John-Oliver Dum 4º lugar: As presas venenosas de uma pequena tarântula, que inspiram terror a essa escala.
-
Yusuf Ziya Öztürk Imagem de Distinção: Foto microscópica dos olhos de uma abelha.
-
Dr. Nathan P. Myhrvold Menção Honrosa: Foto microscópica de uma larva de trichinella no músculo de porco. A trichinella é um verme parasita conhecido por causar triquinose.
-
Anúncio publicitário -
Raghuram Annadana Imagem de Distinção: Estames e estigma se desenvolvem dentro de um botão de flor de Hibiscus em Bangalore, Índia.
-
Sébastien Malo Imagem de Distinção: Foto microscópica de uma aranha caranguejeira.
-
Timothy Boomer 6º lugar: Foto microscópica de um fungo mucilaginoso (ou bolor limoso), que mostra suas fibras capilares através de seu perídio translúcido.
-
Sherif Abdallah Ahmed 12º lugar: Registro de um vespa-cuco em uma flor na Universidade de Tanta, Departamento de Zoologia, no Egito.
-
Frank Reiser Imagem de Distinção: Ostracode (espécie de pequenos crustáceos) flutuam entre as algas, cercados por bolhas.
-
Stefan Eberhard 8º lugar: Foto microscópica de cristais de cafeína.
-
John-Oliver Dum Imagem de Distinção: Foto microscópica de ovos de borboleta da couve.
-
Frank Fox Imagem de Distinção: Foto microscópica de um organismo marinho.
-
Charles Krebs Imagem de Distinção: Foto microscópica de lâminas de cogumelo mostrando esporóforos.
-
Marek Miś Imagem de Distinção: Foto microscópica de estômatos na epiderme de folha.
-
Dr. Simon Frederik Merz, Dr. Lea Bornemann e Dr. Ewa Patrycja Smajek Imagem de Distinção: Foto microscópica de uma mosca presa na planta carnívora Armadilha de vênus (Dionaea muscipula).
-
Walter Machielsen Imagem de Distinção: Foto microscópica de tricomas de espinho-de-ouro.
5º lugar: Foto microscópica de pelos defensivos autofluorescentes que cobrem a superfície de uma folha de Eleagnus angustifolia, exposta à luz ultravioleta.