Na terça-feira (3), aconteceu a 12ª edição do jantar beneficente da Amigos do Bem no Espaço Unimed, em São Paulo. A noite – que contou com apresentação de Pedro Bial, Rodrigo Faro, Luciano Huck, Luiza Trajano e show do cantor Daniel e de 100 jovens e crianças do sertão -, reuniu mais de 3 mil empresários e convidados para celebrar os 30 anos de atuação da ONG, fundada em 1993 por Alcione Albanesi.
“Gratidão”, essa foi a palavra escolhida por Alcione para descrever esses trinta anos de caminhada. “Me sinto escolhida por Deus para essa missão de transformar vidas”, disse a empresária no backstage da festa, enquanto posava para fotos com sua mãe, dona Guiomar, de 96 anos. “Foi minha mãe que me ensinou a fazer o bem, ela fundou mais de 11 creches, foi com ela que aprendi a olhar para o próximo”.
Sobre os maiores desafios que a ONG enfrenta e enfrentou em todos esses anos, Alcione cita que o maior deles é não desistir nunca. “Nosso maior desafio, e acho que é o de todos que realizam e fazem o bem, é de não parar nunca, porque os problemas não param nunca”. Alcione também lembrou de todas as renúncias que fez em sua vida para estar todos os meses no sertão. “A distância é um desafio enorme, são 4000km longe de casa todos os meses, é muita renúncia aqui para estar lá, mas foi a melhor decisão que tomei na vida”, disse emocionada.
Além do menu tradicional, com pratos como escalope ao molho demi-glace e alecrim, foi servido um menu transformação para doações, através de um link enviado para o celular dos convidados, com cotas que iam de R$ 30 mil a R$ 1 milhão, com opção de outros valores. Com o valor arrecadado, a intenção da ONG é construir mais um Centro de Transformação para crianças e jovens.
Passaram pelo Espaço Unimed importantes nomes do empreendedorismo brasileiro, líderes empresariais e formadores de opinião, todos comprometidos com a causa. Os convidados foram recepcionados por um cenário que reproduziu uma das vilas assistidas pela ONG. “Reproduzimos o sertão exatamente como ele é, trouxemos todos os materiais de lá, até o barro que está no chão”, contou uma das colaboradoras.
Confira momentos do jantar de 30 anos da ONG Amigos do Bem.
-
Divulgação Rodrigo Faro e Luiza Helena Trajano
-
Divulgação Luciano Huck
-
Divulgação Ana Paula Seibert e Roberto Justus
-
Divulgação Daniel
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Alcione e Guiomar Albanesi
-
Apresentação
-
Divulgação Ana Oliva e Marco Antônio Bologna
-
Divulgação Eduardo Setti e Caroline Albanesi
-
Divulgação Alcione Albanesi
-
Divulgação Jantar 30 anos da ONG Amigos do Bem, no Espaço Unimede
Rodrigo Faro e Luiza Helena Trajano
Amigos do Bem
Desde sua criação, em 1993, a ONG Amigos do Bem tem realizado um trabalho incansável na luta contra a fome e miséria no sertão nordestino do Brasil. Promovendo a inclusão social, a Instituição é liderada por Alcione Albanesi, e tem como missão transformar a realidade de milhares de pessoas em situação de extrema pobreza nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará, por meio de geração de trabalho e renda, projetos de educação, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão.
Ao longo das três décadas de atuação, a Amigos do Bem construiu quatro Cidades do Bem na região onde atua, totalizando mais de 540 casas de alvenaria, 123 cisternas e 60 poços artesianos. Já nos quatro Centros de Transformação, mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades socioeducativas. Além disso, a Organização oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior parceiras, proporcionando formação profissional e oportunidades de um futuro melhor para crianças e jovens do sertão nordestino.
Mais de 1.500 empregos foram gerados nas fábricas de beneficiamento de castanha e doces, bem como nas oficinas de artesanato e costura. A renda proveniente da venda desses produtos e de sacolas de patchwork é integralmente reinvestida em projetos da ONG.
Apesar das conquistas significativas, os desafios continuam, especialmente no que diz respeito à captação de recursos financeiros. A manutenção e expansão de todos os programas dependem da generosidade da sociedade civil e de parceiros comprometidos. “Temos o compromisso com a vida das mais de 150 mil pessoas atendidas todos os meses, nos 300 povoados do sertão nordestino. Por isso, precisamos nos unir e continuar trabalhando para que a fome e a miséria sejam fatos históricos no nosso país. Acreditamos que a miséria tem solução, mas isso só é possível com a ajuda de muitos Amigos.”, enfatiza a presidente e fundadora da Instituição, Alcione Albanesi.
Toda a organização do evento é doada e realizada por centenas de voluntários dedicados e comprometidos com a causa.
REALIZAÇÕES DA ONG AMIGOS DO BEM
- 150 mil pessoas atendidas todos os meses;
- 300 povoados atendidos no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará;
- 10 mil crianças e jovens nos 4 Centros de Transformação;
- 1,8 milhão de refeições servidas por ano para as crianças dos Centros de Transformação;
- 1,5 mil empregos gerados no sertão (Plantações, Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Caju, Oficinas de Costura e Artesanato, Fábrica de Doces e Mel e Educadores e postos administrativos);
- 10.600 voluntários que dedicam mais de 372 mil horas do Bem por ano;
- 35 mil m2 de edificações construídas (centros de atendimento, entre outros);
- 123 cisternas para levar água à população;
- 60 poços artesianos perfurados;
- 543 casas construídas;
- Mais de 187 mil atendimentos médicos e odontológicos no último ano;
- Mais de 500 bolsas de estudo para faculdade.