Erik Bonissato foi um dos convidados de “Under 30 – A Jornada”, série de podcasts patrocinada por Johnnie Walker*. O designer de móveis e de objetos de decoração falou com Alexandre Mercki, head de produto da Forbes Brasil, sobre sua trajetória.
Nascido em São Roque (SP), Erik é autodidata. Seus esboços evoluíram com pesquisa até se tornarem sua primeira coleção: Silêncio, que marcou o lançamento da marca Bonni, em 2022. A série, composta por quatro peças, estreou na Casacor de São Paulo e chamou a atenção do mercado para o nome dele.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Durante o podcast, o artista afirmou que, quando estudou a história do mobiliário, não encontrou designers pretos. Isso não o freiou, mas ele precisou “quebrar o sensor” de que a área não poderia ser para ele – ou seja, a percepção de que uma pessoa preta não poderia vingar no mundo do design – para mergulhar no meio. Para isso, contou com o apoio da família.
Leia também:
- Carol Ito: “Mulheres cartunistas também podem ter reconhecimento”
- Luana Sabino, à frente do premiado Metzi, ouvia que “gastronomia não é profissão”
- Rubens e Mateus: “O mais bonito do empreendedor é contribuir para o mundo”
- “A pintura te permite criar um universo que é só teu”, diz Elian Almeida
“Se você olhar na periferia, esse sensor é muito real. De onde eu vim, a gente não tinha acesso a isso. Eu fui além, pesquisei e quebrei esse sensor”, disse. “Minha avó sempre falava que eu poderia conquistar o que eu quisesse, e acho que tem também uma questão familiar muito forte, independentemente de se você vem de uma origem humilde ou não. Minha avó não entendia nada de arte, mas ainda assim me respeitou e incentivou, essa foi a quebra do sensor. Se você tem esse suporte e se dentro de si acredita que pode alcançar, acredita que o mundo é além do que aquilo em que você está inserido, realmente você pode tudo.”
Assista à entrevista completa:
*Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.