A cinebiografia da Paramount “Bob Marley: One Love”, sobre a lenda do reggae, pode faturar cerca de US$ 46 milhões (R$ 228 milhões) nos primeiros seis dias de bilheteria nos EUA, múltiplos pontos de venda reportaram no último sábado (17).
O longa, estrelado por Kingsley Ben-Adir, como o falecido cantor, e Lashana Lynch, como sua esposa, Rita Marley, arrecadou US$ 7,4 milhões (R$ 36,8 milhões) em mais de 3.500 cinemas na sexta-feira (16), elevando o total dos primeiros três dias para US$ 25,3 milhões (R$ 125,8 milhões) desde 0 lançamento na quarta, segundo a Variety.
Espera-se que a cinebiografia arrecade US$ 46,2 milhões (R$ 229,8) em seus seis dias de estreia, de quarta a segunda-feira, o que coloca o filme bem acima da expectativa anterior, de US$ 35 milhões (R$ 174 milhões).
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Top 3 maiores estreias de cinebiografia musical
Isso faz de “One Love” a estreia de maior bilheteria no meio da semana do Valentine’s Day, o Dia dos Namorados dos EUA, acima de “The Vow”, de 2012, que faturou US$ 11,5 milhões (R$ 57,2 milhões).
Essa estreia também o coloca à frente de uma série de cinebiografias musicais recentes, incluindo “Rocketman” de 2019 sobre o astro pop britânico Elton John, que arrecadou US$ 34,3 milhões (R$ 170,6 milhões) em seus primeiros seis dias nos cinemas. Assim como “Elvis”, de 2022, com US$ 44,7 milhões (R$ 222,4 milhões) e “Respect” de 2021 sobre Aretha Franklin, com US$ 8,8 milhões (R$ 43,7 milhões). Todos esses três filmes estrearam às sextas-feiras.
O longa sobre Bob Marley também supera “Jersey Boys”, de 2014, que contou a história de Frankie Valli, líder do grupo musical The Four Seasons, e faturou US$ 18,3 milhões (R$ 91 milhões) nos primeiros seis dias nos cinemas. Assim como “Ray” de 2004, com US$ 24,6 milhões (R$ 122,3 milhões), sobre Ray Charles, “Walk the Line”, de 2005, com US$ 30,3 milhões (R$ 150,7 milhões), sobre Johnny Cash, e “All Eyez On Me” de 2017, com US$ 31,7 milhões (R$ 157,7 milhões), sobre o falecido rapper Tupac Shakur.
As únicas cinebiografias musicais com estreias maiores foram “Bohemian Rhapsody”, o filme de 2018 sobre o Queen e Freddie Mercury, com US$ 65,6 milhões (R$ 326,3 milhões), e “Straight Outta Compton”, de 2015, sobre o grupo de rap N.W.A., com US$ 80,2 milhões (R$ 399 milhões).
Leia também:
- “Barbie” passa “Super Mario” e se torna o filme de maior bilheteria do ano
- Veja quanto foi a bilheteria dos indicados ao Oscar de Melhor Filme
Críticas sobre a cinebiografia de Bob Marley
Até agora, “Bob Marley: One Love” recebeu críticas mistas, com o público dando ao filme biográfico uma avaliação de 94% no Rotten Tomatoes, enquanto os críticos deram 43%.
O longa também recebeu uma pontuação medíocre de 6,5/10 no IMDB. Um crítico do New York Times argumentou que o problema do filme é o roteiro, com “oportunidades perdidas de compreensão do homem”.
A ideia da Paramount com o longa é reverter o decepcionante 2023 nas bilheterias, em meio a uma série de fracassos agravados pelas greves de roteiristas e atores de Hollywood que duraram meses.
No total, o faturamento de 2023 nos EUA ficou aquém dos US$ 9 bilhões (R$ 44,7 bilhões) que os analistas esperavam, como um ano de recuperação dos problemas cinematográficos relacionados à Covid, embora alguns filmes tenham conseguido contrariar essa tendência.
“Barbie”, da diretora Greta Gerwig, faturou impressionantes US$ 636,2 milhões (R$ 3,1 bilhões) no mercado interno americano desde sua estreia em julho passado, enquanto “Oppenheimer” arrecadou US$ 328,9 milhões (R$ 1,6 bilhão) desde seu lançamento no mesmo dia. Já o filme “Super Mario Bros.” faturou cerca de US$ 574,9 milhões (R$ 2,8 bilhões) desde seu lançamento em abril, de acordo com o Box Office Mojo.