Logo no pós-pandemia, viajantes escolheram destinos grandes e icônicos, como Paris, Roma e Maldivas. Agora, por mais que esses lugares continuem com o encanto de sempre, a busca é por viagens mais significativas – onde turistas possam embarcar em experiências únicas, como um safári. Outro foco também são as áreas metropolitanas menores: cidades ricas em cultura, gastronomia e atividades, mas sem as multidões.
Os vencedores do Star Awards 2024 do Forbes Travel Guide refletem esses gostos em ascensão entre os viajantes. Para a lista anual de melhores hotéis, restaurantes, spas e cruzeiros, o FTG explorou destinos que oferecem experiências significativas, bem como cidades menores nos Estados Unidos que muitas vezes são negligenciadas. Os prêmios também se expandiram para novos destinos, incluindo Azerbaijão, Curaçao, Islândia, Quênia, Sardenha e São Vicente e Granadinas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O que é o Forbes Travel Guide
O Forbes Travel Guide compila suas classificações usando um processo objetivo, independente e baseado em dados. Inspetores anônimos fazem check-in em hotéis, embarcam em navios de cruzeiro, jantam em restaurantes finos e experimentam serviços de spa enquanto se passam por hóspedes comuns.
Até 900 padrões rigorosos são testados, desde luxos modernos (como se um quarto de hotel foi pensado para melhorar a qualidade do sono ou se as opções de alimentos e bebidas favorecem o bem-estar do hóspede) até elementos mais tradicionais, como a decoração e a atenção que a equipe dispensa aos visitantes.
Leia também:
- Os 24 lugares imperdíveis para visitar em 2024, segundo a Forbes
- Os 30 novos hotéis mais esperados deste ano
- 4 tendências de viagem que estarão “fora de moda” em 2024
70% da classificação de uma propriedade depende de seu serviço – com uma maior atenção à experiência do hóspede. Novos padrões vão desde garantir que os “coquetéis sejam interessantes e fotogênicos” a até mesmo perguntar se o inspetor “não hesitaria em recomendar esta propriedade para outras pessoas”. Os restantes 30% vêm da qualidade e condição das instalações. Além disso, os avaliadores agora são obrigados a refletir se houve grande valor na experiência.
Veja a lista completa dos vencedores do prêmio Star Awards 2024 no site do Forbes Travel Guide e saiba mais sobre as novidades do guia neste ano a seguir:
Grandes avanços no Oriente Médio
O Oriente Médio emergiu como a região com o maior número de novos estabelecimentos Five-Star (cinco estrelas) – a classificação máxima do guia da Forbes. O Waldorf Astoria Kuwait conquistou a maior honra tanto para o seu hotel influenciado pela art déco quanto para seu spa de 1.200 metros quadrados. No mesmo país, o Talise Spa no Jumeirah Messilah Beach Hotel também ganhou cinco estrelas por seu refúgio com tema aquático.
No Catar, o favorito local Four Seasons Hotel Doha e o recém-chegado Raffles Doha ganharam as notas máximas. E, pelo segundo ano consecutivo, Macau manteve sua posição como a cidade com o maior número de hotéis cinco estrelas do mundo: são 22 com a nova adição do Paiza Lofts, um hotel temático francês dentro do The Parisian Macao.
Dubai também deu show, registrando mais novos hotéis cinco estrelas do que qualquer outro lugar do mundo, totalizando 12 estabelecimentos. São eles: Address Beach Resort, lar da piscina infinita mais alta do mundo; o Armani Hotel Dubai, uma estadia elegante projetada dentro do Burj Khalifa; o Atlantis, The Royal, uma nova façanha arquitetônica; The Ritz-Carlton, Dubai, um oásis familiar à beira-mar; e o The St. Regis Dubai, The Palm, um refúgio dourado com um rooftop cheio de restaurantes.
Vários restaurantes de Dubai também estrearam na lista de 2024. O Armani/Ristorante Dubai, que serve culinária italiana sofisticada com vista para a Fonte de Dubai, e o Stay by Yannick Alléno, uma instituição francesa no One&Only The Palm, conquistaram a classificação de quatro estrelas.
Leia também:
- Maldivas no Mar Vermelho a esqui no deserto: a aposta bilionária da Arábia Saudita no turismo
- Bodrum: o paraíso no litoral da Turquia que você precisa conhecer em 2024
Senso de aventura
À medida que viajantes buscam mais aventuras únicas, há mais opções luxuosas do que nunca. Ruanda estreou na lista com dois vencedores cinco estrelas: o One&Only Gorilla’s Nest, um acampamento base nas colinas dos Montes Virunga para trekkings de gorilas, e One&Only Nyungwe House, um retiro em uma plantação de chá perto do Parque Nacional da Floresta Nyungwe.
Para aqueles que desejam se aproximar dos animais, fiquem com as gigantes do pescoço comprido no quatro estrelas Giraffe Manor em Nairobi – e não perca o café da manhã com elas. Enquanto isso, o Fairmont Mount Kenya Safari Club leva os hóspedes em safáris guiados na Reserva de Vida Selvagem do Monte Quênia, vizinha à propriedade.
Os aventureiros também podem fazer um safári no mar, a bordo do Viking Neptune ou do quatro estrelas Seven Seas Splendor, que oferecem expedições no Ártico ao longo das costas de países como Islândia e Noruega, com possíveis avistamentos de ursos polares ao longo do caminho. E para a aventura definitiva ao redor do mundo, opte pelo Viking Sky, que visita até 37 países em 180 dias.
Destaques triplamente cinco estrelas
Alguns hotéis se juntaram ao seleto grupo de “triplos cinco estrelas”, um grupo de 15 propriedades que conquistaram a maior classificação para três estabelecimentos diferentes sob o mesmo teto – tipicamente, um hotel, seu restaurante e seu spa.
Leia também:
- 7 roteiros para fazer viagens inesquecíveis em 2024
- 11 ideias de destinos para viajar com responsabilidade em 2024
Entre eles, o Ritz-Carlton, Grand Cayman, é a primeira propriedade no Caribe a obter o status triplo. Espalhado por 58 hectares ao longo da Seven Mile Beach, nas Ilhas Cayman o resort conquistou a classificação máxima juntamente ao seu restaurante Blue (do renomado chef Eric Ripert, com foco em frutos do mar) e o The Ritz-Carlton Spa, Grand Cayman, um santuário ultra-moderno de 1.800 metros quadrados.
Nos Estados Unidos, o Rosewood Miramar Beach em Montecito, na Califórnia, também recebeu o reconhecimento com o spa Sense (que apresenta tratamentos com plantas e flores locais extraordinárias) e o Caruso’s, restaurante de alta gastronomia do sul da Itália com vista para o oceano.
A única marca de hotel só de cinco estrelas
O Montage Big Sky, um retiro alpino de esqui em Montana (EUA) que abriu em 2021, conquistou sua primeira classificação máxima neste ano. A vitória marcou uma dominância de cinco estrelas ao Montage Hotels & Resorts em suas sete propriedades, dando ao grupo o título de a única marca de hotel inteiramente cinco estrelas do mundo. A coleção Montage se estende de da Carolina do Sul a Los Cabos, com uma forte presença na Costa Oeste dos EUA, com propriedades em Sonoma, Laguna Beach e Park City, Utah.
A empresa americana é uma fornecedora de hospitalidade de luxo de longa data: ela celebrou seu 20º aniversário em 2023 e possui o spa mais antigo em funcionamento da categoria Five-Star do FTG. O Spa Montage Laguna Beach, na Califórnia, foi o primeiro spa a conquistar a classificação em 2005 e a manteve desde então.
O Four Seasons também se mantém como uma das redes hoteleiras mais estreladas do guia: ao todo, foram 66 prêmios para 45 hotéis, 15 spas e seis restaurantes.
A ascensão das pequenas cidades
Uma das maiores tendências de viagem para 2024 é o surgimento de áreas metropolitanas menores nos Estados Unidos que estão prontas para multidões maiores. Em Nashville, o JW Marriott Nashville atrai-os com o Bourbon Sky Lounge do chef Michael Mina, restaurante e bar na cobertura mais alta da cidade. O Conrad Nashville atende àqueles que priorizam o bem-estar com quartos wellness com uma bicicleta Peloton, um espelho fitness Echelon Reflect, pesos livres e um minibar saudável.
E enquanto Nova Orleans se prepara para o Mardi Gras, há outras razões para celebrar na cidade. Duas propriedades conquistaram novos prêmios quatro estrelas: o Four Seasons Hotel New Orleans (com restaurantes dos famosos chefs locais Donald Link e Alon Shaya e o brilhante Chandelier Bar) e o The Ritz-Carlton Spa, New Orleans (o maior spa da cidade, com tratamentos inspirados na tradição local, como o Ritual Voodoo).
Foco no descanso
Para aqueles que buscam destinos de praia deslumbrantes na lista do Star Awards do FTG, há muitos hotéis recém-vencedores das cinco estrelas. Entre eles, o refúgio de ilha privada Hurawalhi Island Resort e o ecológico LUX South Ari Atoll nas Maldivas; o recém-renovado LUX Belle Mare e o paraíso tropical Royal Palm Beachcomber Luxury nas Ilhas Maurício; La Casa de la Playa, cheio da arte, e o moderno e elegante Nizuc Resort & Spa no México; e o exclusivo Mandarin Oriental, Canouan, em São Vicente e Granadinas.
O bem-estar continua sendo uma prioridade para os viajantes. Aqueles que buscam recarregar fisicamente e mentalmente podem conferir novos spas cinco estrelas pelo mundo, como o The St. Regis Spa Chicago, que foi inaugurado no terceiro prédio mais alto do mundo no ano passado. No Spa At Seafire em Grand Cayman, hóspedes podem relaxar em um hammam de mosaico, enquanto no Mandarin Oriental, Shenzhen, o refúgio de spa fica no 68º andar e mistura terapias orientais e ocidentais.
No Japão, o Evian Spa no Palace Hotel Tokyo é uma instalação única da marca de água mineral, enquanto o SpaHalekulani Okinawa se baseia em tradições okinawanas e havaianas para seus tratamentos de bem-estar.
Brasil no Forbes Travel Guide
Em terras brasileiras, apenas 10 hotéis fazem parte do Forbes Travel Guide. O único com a maior honraria, as cinco estrelas, é o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Os classificados com quatro estrelas são o Copacabana Palace (no Rio), Fasano São Paulo, Palácio Tangará e Emiliano São Paulo, os três na capital paulista.
O novo JW Marriott Hotel São Paulo, o Hotel Unique e os cariocas Fairmont Copacabana, Fasano Rio de Janeiro e Santa Teresa MGallery aparecem no guia como “recomendados”.
Veja todas as 2.040 propriedades premiadas do Star Awards 2024 aqui