No coração de Cape Winelands, na África do Sul, a Jordan Wine Estate resume a abundância de riquezas da região. A vinícola não apenas está entre as mais aclamadas de Stellenbosch, a segunda colónia europeia mais antiga na África do Sul, após a Cidade do Cabo, mas também abriga um restaurante de classe mundial, elevando o agroturismo à categoria luxo. E para aqueles que buscam o melhor refúgio nas vinícolas, a Jordan Wine Estate oferece algumas das acomodações mais procuradas da região.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Este destino icônico combina perfeitamente a arte da vinificação, a excelência culinária e a hospitalidade, criando uma experiência imersiva que cativa os sentidos e deixa uma impressão duradoura. Descubra por que Jordan Wine Estate é o lugar para visitar em Stellenbosch.
A adega e os vinhos
A Jordan Wine Estate é uma vinícola familiar conhecida por produzir vinhos excepcionais que mostram o terroir único da região. O que diferencia a Jordan Wine Estate é sua localização e paisagem. As encostas da propriedade não só estão voltadas para o norte e oeste, mais quentes, mas também para as direções sul e leste, mais frias, com vinhas situadas em altitudes entre 160 e 410 metros acima do nível do mar.
Esta orientação multifacetada permite uma grande variedade de microclimas, o que por sua vez leva ao cultivo de uma impressionante gama de castas.
Leia também:
- Agricultura regenerativa no Kauai é a base do agroturismo local
- Turistando e comendo de forma sustentável? O que o agro tem a ver com isso?
- Agro em tudo: como o sofisticado agroturismo seduz fãs com comida e bebida de luxo
Além disso, a proximidade da propriedade com os oceanos Índico e Atlântico proporciona uma camada adicional de complexidade ao terroir. As vinhas também colhem os benefícios do nevoeiro costeiro e da brisa fresca, que ajudam a moderar as temperaturas e garantem um processo de maturação lento e uniforme. O resultado: uvas com excelente pureza e equilíbrio, que se traduzem em vinhos de qualidade excepcional.
A melhor maneira de descobrir os recursos incomparáveis da Jordan, em termos de paisagem e localização, é vê-los (e saboreá-los) fazendo um passeio de 360° pelos vinhedos.
Apenas uma das atividades oferecidas pela vinícola, esta experiência exclusiva em vinhedos e adegas leva o turista a uma visita guiada pelos vinhedos em um Land Rover aberto em estilo safári. Ao longo do caminho se desfruta de vistas espetaculares de False e Table Bays, enquanto se saboreia algumas das principais safras da Jordan. Ou fazer uma degustação de vinhos guiada embaixo de árvores centenárias com vista para o lago.
O portfólio de vinhos da Jordan é diversificado e impressionante, um agroturismo com algo para todos os paladares, incluindo chenin, sauvignon blanc, chardonnay, merlot, cabernet sauvignon e Syrah. Cada variedade de vinho mostra ao máximo as nuances e a personalidade do terroir.
Duas linhas de vinhos especialmente notáveis da Jordan são a Sophia e Timepiece. O Sophia é uma mistura premium de estilo bordeaux que leva o nome da lendária mãe da Fé, da Esperança e da Caridade. Profundamente em camadas, este vinho oferece um final opulento. Os vinhos Timepiece destacam a herança da Jordan, apresentando apenas variedades de vinhedos únicos de vinhas com mais de 35 anos.
Agroturismo na cozinha
O Restaurante Jordan, com o chef Marthinus Ferreira, é uma jóia gastronômica. O talentoso chef (que substituiu o chef George Jardine) oferece aos hóspedes uma incrível experiência gastronômica. O menu de degustação apresenta uma culinária agrícola contemporânea, com sabores, texturas e técnicas excepcionais.
Tão lindos são os pratos que os visitantes podem perguntar se Ferreira foi artista em outra vida. O conceito de cozinha aberta significa que os visitantes podem facilmente ver a paixão de Ferreira pela comida enquanto prepara as refeições.
Desfrute de pratos como o atum de peixe amarelo grelhado, preparado com ovas de peixe e escabeche. O lombo de gazela sous vide é muito macio e a marquise de chocolate com molho de missô caramelizado será algo para sonhar até semanas após a refeição. A experiência gastronômica vai a outro nível, pela combinação de vinho nas mãos experientes do sommelier Richard Chitukutuku.
Além disso, os hóspedes podem observar o pôr do sol sobre um lago cercado por vinhedos ondulantes e pela beleza tranquila das vinícolas de Stellenbosch.
As acomodações
Para uma estadia verdadeiramente envolvente em Stellenbosch, seria bom reservar algumas noites nas suítes de luxo do Jordan Wine Estate, com vista para os vinhedos e as montanhas ao redor. Escondido discretamente entre os fynbos montanhosos naturais da região, fica a poucos passos da vinícola e do restaurante – embora se sinta a quilômetros de distância, escondido em um oásis verdejante.
Na verdade, a Jordan Wine Estate pertence à região de Cape Floral, um Património Mundial da UNESCO famoso pela sua incrível biodiversidade. Esta região, apesar de ser o menor dos seis reinos florais do mundo, possui uma variedade excepcional de espécies de plantas, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Os quartos são tão acolhedores quanto o ambiente exterior. Muitas das suítes também contam com banheira de imersão, lareira a lenha e área de estar separada. Cada quarto também tem sua própria varanda privada, onde se pode saborear uma garrafa de vinho da Jordan, uma cortesia, e apreciar as vistas deslumbrantes dos vinhedos de Stellenbosch
*Sandra MacGregor é colaboradora da Forbes EUA, escritora e editora canadense especializada em viagens, gastronomia e vinhos. Escreve também para o New York Times, o UK Telegraph, o Washington Post, o Boston Globe e o Toronto Star.