No último fim de semana, a equipe de ciclismo profissional mantida pela relojoeira suíça TUDOR fez a sua estreia no Giro d’Italia, uma das mais importantes competições da modalidade, e, junto à primeira etapa do Giro, realizada nos arredores de Turim, a marca apresentou a um seleto grupo de jornalistas do mundo todo o inédito Pelagos FXD Chrono “Cycling Edition”, um cronógrafo impressionantemente leve e funcional, especialmente criado para os ciclistas do time TUDOR. A ForbesLife esteve na região do Piemonte e acompanhou tudo.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Lançado em 2022 por iniciativa do bicampeão olímpico de ciclismo Fabian Cancellara, o TUDOR Pro Cycling Team levou ao Giro d’Italia oito de seus melhores atletas, de um total de 41, de 11 nacionalidades diferentes. Prova da elite ciclística, o Giro forma com a Vuelta da Espanha e o Tour de France a trinca de competições Grand Tour, a mais prestigiosa do mundo. São 21 etapas, de dificuldades variadas – duas de contrarrelógio e quatro com mais de 200 km de extensão –, com destaque para as seis com chegadas na altitude das montanhas, que podem atingir quase 3 mil metros. É um evento de três semanas, muito duro, que demanda preparo e resistência, assim como estrutura de ponta e os melhores equipamentos. E, nesse aspecto, a TUDOR mostra que não está para brincadeira.
Além do ônibus especialmente adaptado como camarim para os competidores, um caminhão-oficina inovador, com tudo o que os experientes mecânicos do time precisam para deixar tinindo as moderníssimas bicicletas, e um “food truck” próprio com cozinheiros e nutricionistas responsáveis pela melhor dieta possível para os atletas, um dos segredos da alta performance está no pulso de nomes como Alberto Dainese, Michael Storer ou Matteo Trentin. Com a sua caixa de 43mm em compósito de carbono, que guarda um calibre de alto desempenho, e a pulseira em tecido jacquard extremamente confortável, o Pelagos FXD Chrono “Cycling Edition” é pensado para otimizar a prática do ciclismo sem, no entanto, roubar a atenção do que realmente importa.
Leia mais:
- Arnault nomeia filho para chefiar divisão de relógios: veja os nepo babies dos negócios
- Por dentro de uma coleção de relógios raros avaliada em R$ 1,4 bilhão
- Breitling lança nova coleção de relógios Avenger
Sabendo que a fibra de carbono é a matéria com a qual são feitas as bicicletas mais rápidas do planeta, a TUDOR optou por utilizar o compósito de carbono na caixa do novo cronógrafo criado para os ciclistas. A implementação de peças em titânio ajuda a tornar o relógio definitivamente mais robusto – ainda que impressionantemente leve –, já que é preciso contar com condições imprevisíveis nas provas. Conheça abaixo as principais características do novo relógio:
- Caixa de 43 mm em compósito de carbono preto com acabamento mate e barras fixas para pulseira.
- Luneta fixa graduada de 60 minutos.
- Escala taquimétrica no mostrador, específica para o ciclismo.
- Mostrador preto mate com marcadores das horas aplicados em compósito de cerâmica monobloco luminescente.
- Calibre de Manufatura MT5813 com certificação Official Swiss Chronometer Testing Institute (COSC), espiral de silício e reserva de marcha de 70 horas. Derivado do cronógrafo com Calibre de Manufatura Breitling 01, que inclui um órgão de regulação de alta precisão desenvolvido pela TUDOR e acabamentos exclusivos, o movimento é o resultado de uma colaboração duradoura entre as duas marcas.
- Ponteiros “Snowflake”, um dos marcos dos relógios de mergulho TUDOR, introduzidos em 1969, com material luminoso Swiss Super-LumiNova® de nível X1.
- Pulseira em tecido técnico de peça única em preto com ferragens, produzida na França em teares de tecido jacquard do século 19 pela empresa Julien Faure na região de Saint-Étienne. A qualidade, a robustez e o conforto da pulseira impressionam. Para o Pelagos FXD, a TUDOR e a Julien Faure desenvolveram uma pulseira em jacquard preto de 22 mm, munida de uma fivela convencional, perfeita para andar de bicicleta.
Os jornalistas presentes em Turim puderam testar a novidade em condições análogas às dos corredores, literalmente. Munidos de bikes convencionais de competição ou elétricas, percorreram os últimos 30km do percurso da primeira etapa, exatamente como fariam, poucas horas depois, os principais ciclistas do planeta. Com o Pelagos FXD no pulso. E podemos atestar: elegante, levíssimo, anatômico e preciso, ele realmente é perfeito para a prática do esporte. Que ele traga sorte e turbine a performance do TUDOR Pro Cycling Team no Giro d’Italia e em todas as competições que vierem pela frente. Ah! O relógio já está à venda também para ciclistas amadores como eu e você!