A casa de quase US$ 22 milhões (R$ 118 milhões) na West 17th Street, em Manhattan, é familiar por ser o lar de Roman Roy na série “Succession”. Mas, de 3 a 10 de junho, ela se transformou na casa de outro bilionário fictício: o residente mais famoso da Cidade de Gotham, Bruce Wayne.
O apartamento elegante estava cheio de ítens que você poderia facilmente imaginar como um desejo de consumo do Batman, incluindo a e-bike mais rápida do mundo, de US$ 30 mil (R$ 162 mil); um conjunto de telefones criptografados de nível militar de US$ 16,5 mil (R$ 89 mil); e um piano personalizado da Alpange, avaliado em US$ 100 mil (R$ 539 mil). Tudo com um código de barras escaneável, porque tudo estava disponível para compra.
O evento, nomeado “Wayne Enterprises Experience”, faz parte da aposta recente da Warner Bros. Discovery em “retailtainment” (mistura de compras com entretenimento) de luxo. “É um pouco de fantasia”, diz a CEO da Relevance International, Suzanne Rosnowski, que ajudou com a curadoria da experiência imersiva, “como se o catálogo de uma varejista de luxo ganhasse vida”.
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Dentro da casa de 10 mil metros quadrados, a Warner Bros. criou um espaço com US$ 40 milhões (R$ 215 milhões) em bens para os fãs do Batman que sonham em viver como Bruce Wayne. “Costumava olhar fotos desta casa o tempo todo”, disse um visitante. “Definitivamente parece um lugar onde Wayne viveria.”
Dentro da casa com cinco quartos e 12 banheiros, um supercarro dourado Pininfarina de US$ 5,2 milhões (R$ 28 milhões) estava estacionado dentro da garagem. Ao lado dele, um modelo inspirado no Batmóvel, exclusivo para encomendas.
Os tours aconteciam três vezes por dia e duravam quase duas horas. Dentro da primeira hora da experiência de compras, atores interpretando Lucius Fox (o CEO fictício da Wayne Enterprises) e Alfred Pennyworth (mordomo de Bruce Wayne) guiavam os visitantes por pisos escuros e espelhados através da decoração elegante em azul e preto.
O porão foi reformado para ficar igual à Batcaverna, com paredes brilhantes de rocha preta que custam quase US$ 28 milhões (R$ 151 milhões) em joias. “Esta experiência é para superfãs”, diz Robert Oberschelp, chefe de produtos ao consumidor da Warner Bros. “Mas nem todo mundo quer um personagem em suas roupas.”
O crescente mercado de itens de luxo de edição limitada inspirou a Warner Bros. a vasculhar sua propriedade intelectual em busca de uma oportunidade de lucrar e Wayne, que estreou em Detective Comics No. 27 em março de 1939, foi a escolha natural.
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Concebida pela primeira vez em 2020, quando o mercado de bens de luxo estava em alta, a experiência de Bruce Wayne durou oito dias com uma lista de convidados de menos de 250 formadores de opinião e VIPs, segundo Rosnowski.
Em 2013, da última vez que a Forbes fez uma avaliação do Fictional 15 (uma lista de personagens ultrarricos que vão de Tony Stark a Riquinho), Bruce Wayne ficou em sexto lugar, com uma fortuna estimada em US$ 9,2 bilhões (R$ 49,6 bilhões). 11 anos depois, a Forbes estima que os bens de Wayne tenham disparado para US$ 32 bilhões (R$ 173 bilhões).
“Acho que será o futuro do varejo”, acrescenta Rosnowski, embora tenha se recusado a dizer quanto de mercadoria foi vendida durante o evento. “Todos estão mostrando que têm apetite por isso.”
Ainda assim, os dados dos clientes são, em grande parte, um processo colaborativo para a experiência de Bruce Wayne. “Herdeiros jovens que recebem dinheiro rapidamente tendem a comprar peças assim”, diz um representante da Scott Diamonds, segurando um anel de diamante roxo e verde de 18 quilates chamado “O Coringa Roxo”, no valor de US$ 9,2 milhões (R$ 49,6 milhões).
As joias são a última parte da Wayne Enterprises Experience antes dos convidados se dirigirem ao balcão e brindarem com champanhe enquanto o sol se põe sobre Manhattan. Finalmente, eles pegam o elevador para o porão, onde uma atriz fingindo ser uma das convidadas se revela como a Mulher-Gato e mantém os visitantes como reféns em troca de um anel de diamantes. A encenação termina quando Lucius engana a Mulher-Gato para que saia com um diamante falso.
Antes dos convidados subirem, o joalheiro permite que experimentem algumas peças, incluindo um diamante azul de 3 quilates chamado “O Anel Azul de Gotham”, avaliado em US$ 11 milhões (R$ 59 milhões), e o acessório que interessou à Mulher-Gato: um diamante quadrado amarelo de 3,16 quilates rotulado como “Anel de Kryptonita”, que custa US$ 800 mil (R$ 4 milhões).
Já quando não está servindo como Experiência de Bruce Wayne, a casa é usada como espaço de eventos para músicos. A fabricante de sistemas de som McIntosh por US$ 100 mil (R$ 539 mil) por mês. Um gerente do local afirma que Justin Timberlake esteve na propriedade três vezes desde setembro passado.