Mallorca, a maior das Ilhas Baleares, ao leste da Espanha, há muito tempo atrai visitantes em busca de praias ensolaradas, festas em barcos e uma vida noturna vibrante. No entanto, um lado mais maduro e sofisticado da ilha te espera nas vilas nas montanhas, enseadas de águas turquesa e spas termais.
O destino oferece uma vasta gama de atividades para todos os tipos de viajantes. Veja a seguir o itinerário ideal para uma escapada tranquila de três dias.
Leia também
Onde ficar
Considere se hospedar em Port de Sóller, especialmente se não for sua primeira visita a Mallorca ou se busca uma experiência relaxante longe das multidões de turistas em Palma.
Cercado por vistas deslumbrantes, o Jumeirah Mallorca, com classificação cinco estrelas pelo Guia Forbes Travel, é uma base maravilhosa para um retiro no topo das falésias. A paisagem deslumbrante pode ser apreciada de todos os cantos do resort, incluindo a piscina infinita exclusiva para adultos, os terraços dos restaurantes e a piscina de hidromassagem ao ar livre no spa.
Primeiro dia
Do Aeroporto de Palma de Mallorca, alugue um carro ou pegue um táxi em um percurso de 40 minutos até Port de Sóller, na parte noroeste da ilha. O Jumeirah Mallorca é uma propriedade sofisticada com 121 quartos, situada nas montanhas Tramuntana.
Depois de se ambientar, comece oficialmente seu roteiro explorando vilas montanhosas que parecem contos de fadas. Uma viagem de 24 minutos pelas montanhas o levará a Deià, cujo clima costeiro há tempos encanta escritores e artistas.
Visite La Casa Robert Graves, um museu acolhedor de três andares feito de pedras, onde o escritor e poeta britânico que dá nome ao local viveu de 1929 até sua morte em 1985.
A apenas 16 minutos de carro a oeste de Deià, se encontra a encantadora cidade montanhosa de Valldemossa. Passe algum tempo explorando suas vielas de paralelepípedos cheias de lojas atraentes. Se sentir fome, pare na padaria Ca’n Molinas e pegue uma “coca de patata”, um pão doce e esponjoso feito de batata, típico desta vila.
Volte para o hotel em Mallorca para desfrutar de um merecido descanso no spa. Um circuito termal e uma piscina de hidromassagem ao ar livre com vista para as montanhas o manterão entretido por horas, faça chuva ou faça sol, no Talise Spa do hotel. Os hóspedes podem usar as instalações das 10h às 19h sem necessidade de reserva antecipada. A Massagem Signature Jumeirah de 60 ou 90 minutos é uma ótima maneira de relaxar após um dia de viagem.
Para o jantar, pegue o transporte para um dos restaurantes mediterrâneos de Port de Sóller ou fique no hotel de luxo. Se optar pela segunda opção, considere o Sunset Lounge, um dos três restaurantes do Jumeirah, e aproveite sua cozinha fusion peruana e japonesa e seus excelentes coquetéis. Não perca o ceviche com molho de pimenta amarela peruana, as vieiras chalaquita marinadas em leite de tigre (um molho cítrico) e servidas com espuma de curry, os espetos de Anticucho de black angus ou o nigiri de wagyu.
Segundo dia
Prepare-se para o dia mais movimentado da sua viagem com um café da manhã reforçado no Cap Roig, a brasserie do hotel, onde poderá escolher entre um buffet ou um café da manhã à la carte. Independentemente da opção escolhida, experimente sabores locais como a torrada de ovo Mallorca com sobrasada de porc negre. Esta linguiça crua e curada deve sua cor laranja brilhante ao pimentão e outras especiarias.
Calce sapatos confortáveis para a caminhada de 15 minutos descendo uma colina íngreme até Port de Sóller ou pergunte ao concierge o horário do transporte. Depois de chegar à pequena vila costeira, passeie pelos cais para admirar os barcos e iates de luxo antes de ir para a estação de trem. O bonde histórico faz em um passeio de 15 minutos por ruas estreitas até a cidade de Sóller, onde se pode explorar as barracas do mercado que acontece aos sábados em busca de têxteis, artesanato, calçados feitos à mão e iguarias locais até as 14h.
Depois de fazer compras, volte para a estação para pegar o trem para Palma. Viajar pelas montanhas em um trem de madeira é como se transportar ao início do século XX. Também é uma excelente maneira de apreciar a vista.
Se estiver com fome em Palma, vá ao Ca’n Joan de S’aigo para provar a ensaimada, uma famosa pastelaria local em forma de caracol polvilhada com açúcar de confeiteiro, e uma horchata (bebida doce de amêndoa). Outra alternativa são os salgados de Ferrerico na Plaça de Santa Eulalia.
Depois do lanche, continue até La Seu, a catedral de Palma, para admirar seus intricados detalhes góticos. Amantes da arte contemporânea vão apreciar passar algum tempo no Es Baluard Museu d’Art Contemporani de Palma, que abriga obras de Pablo Picasso, Joan Miró, Joaquín Sorolla e outros artistas renomados.
Em seguida, passeie pelo arborizado Passeig del Born, caminhe pelo calçadão e pare na Vermutería San Jaime para tomar um vermute. Mas fique de olho no relógio: o último trem sai da estação às 19h40.
Para o jantar, escolha entre um dos restaurantes de frutos do mar em Port de Sóller. O Nautilus é especializado em pratos mediterrâneos saudáveis e criativos, enquanto o Sa Barca é conhecido por suas massas frescas. No verão, o Es Fanals no Jumeirah Mallorca oferece um menu de jantar sazonal até as 22h.
Terceiro dia
Seu último dia em Mallorca merece um tempo na praia. Comece cedo com uma refeição no hotel antes de escolher entre passar um tempo na praia em Port de Sóller ou, se estiver de carro, fazer o check-out cedo e ir para Sa Calobra, uma pequena e bela praia a uma hora de distância que requer uma curta caminhada para chegar.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Para cenários ainda mais deslumbrantes, reserve com antecedência uma mesa no Es Guix, um restaurante com uma piscina natural situada no meio das montanhas — a uma hora de Sa Calobra — onde se pode desfrutar de pratos mallorquinos antes de dar um mergulho.
Certifique-se de sair com bastante antecedência. As estradas pelas montanhas são sinuosas e a viagem de volta ao aeroporto de Es Guix leva cerca de uma hora.