Até 2040, a Espanha se tornará o país mais visitado do mundo: ao todo, a nação deve receber 110 milhões de viajantes estrangeiros, segundo um relatório elaborado pelo Google e pela Deloitte. Esse fato fará com que a Espanha supere grandes atrações turísticas do mundo, como a França (com 105 milhões) ou os Estados Unidos (com 100 milhões).
Segundo o estudo, essa realidade deixará de estar exclusivamente ligada ao impacto negativo da pandemia e se tornará uma tendência: viagens serão priorizadas sobre qualquer outro gasto.
Leia também
Mesmo agora, 16 anos antes da previsão do estudo, a Espanha já vivencia essa realidade, se recuperando a um ritmo muito bom após os anos em que a pandemia impactou um dos setores mais importantes da economia do país.
No mundo, os números retornaram aos níveis pré-pandêmicos, com 1,4 bilhão de turistas em 2019, segundo a Organização Mundial do Turismo. A nação espanhola foi a principal beneficiada, encerrando o último ano com 85,1 milhões de turistas, um novo recorde histórico. No entanto, dentro dos dados otimistas, esconde-se a problemática do turismo em massa, fato que tem provocado numerosos protestos em territórios como as ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, com reclamações que a quantidade exacerbada de viajantes resulta em um impacto negativo nas condições de vida dos moradores. Isso inclui milhares de apartamentos turísticos no centro das cidades, o crescimento nos preços dos imóveis e o baixo acesso dos residentes a eles.
Até 2040, projeta-se que o número de turistas globalmente alcance 2,4 bilhões, um aumento de 1 bilhão devido ao crescimento das classes médias em todo o mundo, especialmente em países emergentes. Eles começarão a figurar entre os dez principais emissores e receptores de turistas, deslocando a maioria dos países europeus que atualmente dominam ambas as listas.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Então, qual será as principais nacionalidades dos turistas até 2040? Segundo o estudo, esse é o top 5:
- China, com 310 milhões de residentes viajando pelo mundo
- Estados Unidos, com 260 milhões
- Reino Unido e a Índia, ambos com 145 milhões
- Rússia e Coreia do Sul, com 60 milhões
- Paquistão, com 35 milhões