Assim como o Louvre, pode-se dizer que a moda é uma instituição na França. Surpreende, portanto, o anúncio de que a primeira mostra do museu com foco na criação de roupas por estilistas será inaugurada impressionantes 231 anos após sua fundação em Paris.
Com abertura prevista para o dia 24 de janeiro de 2025, a exposição organizada por Olivier Gabet tem como objetivo estabelecer um diálogo entre a moda e as peças do acervo de artes decorativas do museu, departamento do qual o francês é diretor.
Leia também
Ao que tudo indica, a mostra será superlativa como a própria carga histórica do museu: distribuída por 9.700 metros quadrados, serão cerca de 65 looks e 30 acessórios fashion contemporâneos (todos eles, criados entre a década de 1960 e os dias de hoje) ao lado de uma seleção de artefatos que compreende nada menos que 12 séculos, com itens que datam desde o período Bizantino.
Estamos falando de objetos de bronze, cerâmica e vidro, tapeçarias, pratarias e armaduras, lado a lado com criações que vão da italiana Dolce & Gabbana ao japonês Yohji Yamamoto, passando por uma série de looks da alta-costura e das coleções Métiers d’Art da Chanel com a assinatura de Karl Lagerfeld – o estilista alemão era visitante assíduo do Louvre.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em depoimento ao WWD, Gabet disse que a exposição também tem como objetivo “entender de que forma os museus podem ser importantes para estilistas de moda e como seus acervos, especialmente no Louvre, podem nutrir e inspirar as coleções”.
Aos interessados, o aviso: a mostra permanecerá em cartaz, pelo menos, até julho de 2025 – motivo e tempo suficientes para você agendar sua visita à capital francesa! Eu já estou marcando a minha.
Com Antonia Petta e Milene Chaves
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.