Nesta quinta-feira, 5 de setembro, Dia da Amazônia, o Annabel’s revelou sua tradicional fachada temática em homenagem à Amazônia, que neste ano celebra a floresta com a exibição de um imponente cocar indígena. Esse símbolo, tradicionalmente utilizado por líderes comunitários, representa a força e a resiliência daqueles que lutam pela preservação da Amazônia e de sua rica biodiversidade. A presença de uma única pena em chamas na instalação visual é um lembrete poderoso da fragilidade desse ecossistema, constantemente ameaçado pelo desmatamento, mineração ilegal e degradação ambiental.
Construída com materiais reciclados e sustentáveis de fachadas anteriores, essa obra destaca os desafios enfrentados pelos guardiões da floresta, que lutam contra a fome, a exploração e a destruição ambiental. A instalação também reflete o equilíbrio delicado da Amazônia, clamando por ação urgente e apoio contínuo para a preservação da floresta e a proteção das comunidades que asseguram seu futuro.
Leia também
De 5 a 26 de setembro, o Annabel’s também apresentará a obra “Floresta Brasileira, após Martin Johnson Heade” (Live Cash), 2022, de Vik Muniz. O renomado artista e filantropo, conhecido por seu compromisso humanitário, recria com maestria paisagens brasileiras do século XIX por meio de fragmentos de cédulas, questionando o valor atribuído à natureza. A obra, exposta na recepção do clube, é uma homenagem à exuberância da maior floresta tropical do mundo e provoca uma reflexão sobre sua vulnerabilidade.
No dia 19 de setembro, o Annabel’s sediará o “Gala Annabel’s Amazônia”, evento anual que, em 2024, celebra o quinto aniversário da Fundação Caring. A fundação já alcançou importantes marcos, como o plantio de mais de dois milhões de árvores, a distribuição de mais de dois milhões de refeições e a oferta de mais de 20 mil serviços de apoio a vítimas de abuso doméstico. O gala é dedicado à preservação da Amazônia – um dos recursos mais preciosos do planeta – e arrecadará fundos para iniciativas de sustentabilidade ambiental, apoio às famílias indígenas e melhoria das condições de vida de mulheres e crianças. O evento contará com um leilão beneficente ao vivo, conduzido por Simon de Pury, além de uma apresentação especial.
Sobre a Fundação Caring
Fundada em 2019 por Richard e Patricia Caring – donos do Annabel´s -, a Fundação Caring surgiu do desejo de gerar impacto filantrópico tangível, com foco em causas próximas ao coração de seus fundadores. A visão da fundação é de um mundo livre de fome, violência e exploração, onde mulheres e crianças possam prosperar. A missão é garantir que cada criança tenha acesso a uma alimentação nutritiva, que cada mulher tenha o direito de viver sem violência e que as comunidades da floresta possam florescer por meio de iniciativas de reflorestamento. A Fundação Caring é dedicada a transformar a vida de mulheres e crianças, combatendo a pobreza infantil, o desmatamento e a violência doméstica, tanto no Reino Unido quanto no Brasil.