Para eleger as melhores cervejas do mundo, a Tasting Alliance – administradora de algumas das premiações mais prestigiados na indústria de bebidas alcoólicas – reuniu um painel de especialistas renomados especialistas em cerveja em São Francisco. Na conferência anual, conhecida como World Beer Competition, milhares de amostras líquidas foram provadas para determinar as melhores entre as melhores, em dezenas de estilos da bebida. Em uma delas, a categoria de melhor cerveja Lager do mundo, um rótulo saiu como o grande campeão: a americana Pleasing Gene.
Embora esteja rotulada como uma “Pilsner Alemã” nas latas de 473 ml, essa opção refrescante e efervescente é, na verdade, produzida em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA), pelos talentosos artesãos da Little Brother Brewing. Os juízes da World Beer Competition ficaram encantados com as tonalidades nítidas e complexas dessa lager de 4,4% de teor alcoólico, perfeita para um dia ensolarado.
Leia também
“É uma cerveja impecavelmente elaborada, que traz uma deliciosa sinfonia de sabores”, descreveu o painel. Fiel ao estilo Pilsner, desenvolvido inicialmente na Boêmia na década de 1840, Pleasing Gene é uma variação particularmente lupulada da pale lager (o estilo alemão tende a ser mais claro, com uma cor semelhante à palha e camadas de doçura maltada sobre uma base amarga).
E, como o nome sugere (pleasing significa “prazeroso” em português), a cerveja é realmente bastante agradável ao paladar. Para chegar a esse resultado, os cervejeiros trouxeram sutis toques florais no final, ajudando a equilibrar os lúpulos amadeirados que se destacam no aroma.
No entanto, fora das quatro salas de degustação da cervejaria (todas espalhadas pela região central da Carolina do Norte), é praticamente impossível encontrar essa cerveja premiada. A produção da Little Brother é pequena demais para atender a uma distribuição mais robusta.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Por outro lado, uma grande parte do charme da cerveja artesanal é a celebração das comunidades locais: provar algo único de uma região, no próprio local onde foi criado. Isso é especialmente importante quando se trata de IPAs, que podem perder o sabor muito rapidamente ao serem enviadas para todos os cantos do país. Mas mesmo com o estilo geralmente mais estável das lagers, elas tendem a ser melhores quando degustadas diretamente da fonte.
Além disso, qualquer entusiasta de cerveja que se preze deve considerar uma ida à Carolina do Norte. O estado americano tem se destacado como um dos principais polos da produção artesanal moderna. E é difícil imaginar que não haja muitos outros tesouros a serem descobertos, especialmente na cervejaria Little Brother.