Onde estaria a indústria do turismo sem os sonhadores? O primeiro voo dos irmãos Wright nas dunas da Carolina do Norte aconteceu há apenas 120 anos. Em 2024, espera-se que um número recorde de 5 bilhões de pessoas viaje de avião. Os sonhadores criaram de tudo, desde grandes palácios em desertos áridos até companhias aéreas de baixo custo. E se seu sonho fosse construir um iate elegante, grande o suficiente para 250 pessoas viverem a bordo, navegando continuamente pelo mundo?
Esse é o objetivo de Frank Binder, fundador da ULYSSIA e apaixonado por iates. Binder, um arquiteto, MBA e empreendedor baseado em Mônaco, falou recentemente em um evento de lançamento em Los Angeles. O evento apresentou um modelo em escala do navio, com vista para uma piscina cintilante nas colinas de Hollywood.
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O sonho de Binder é a ULYSSIA, um superiate residencial de última geração com 320 metros e 15 conveses. Com 99.600 toneladas brutas, a ULYSSIA será maior que o encouraçado Missouri da Segunda Guerra Mundial, que pesava 58.000 toneladas e media 270 metros. Ao contrário do encouraçado, a ULYSSIA terá uma proporção de dois tripulantes para cada hóspede.
A construção da ULYSSIA está planejada para o final de 2024, mas não deverá passar de setembro de 2025. A entrega está prevista para outubro de 2028, com possibilidade de estender até outubro de 2029. O custo estimado do navio é de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,4 bilhões).
O navio, que cruzará o globo, recebe o nome de Ulysses, a versão romana de Odisseu, que navegou pelos mares em sua grande Odisseia. Os iates são femininos, referidos como “ela”. ULYSSIA é, portanto, uma interpretação feminina de Ulysses.
“Nossa visão é de um estilo de vida único em um iate residencial que viaja pelo mundo. Isso é um imóvel flutuante. Mas é muito mais do que isso. Trata-se do estilo de vida que estamos oferecendo, a possibilidade de descobrir o mundo sem sair de casa, dentro de uma comunidade que você não encontrará em nenhum outro lugar”, explicou Frank Binder, CEO. “Permitiremos que os proprietários contribuam à medida que viajamos, sempre que identificarmos uma necessidade, e usaremos o iate como plataforma para realizar trabalhos de conservação dos oceanos.”
O navio foi projetado para navegar os Sete Mares, com um calado de apenas 7,5 metros, o que permitirá acessar muitos portos de médio porte. No entanto, sua largura de 34 metros possibilita a construção de grandes residências a bordo.
Projetada para ser “a comunidade residencial de iates mais exclusiva do mundo”, a ULYSSIA conta com 132 residências, além de 22 suítes para visitantes. As residências variam de um a seis quartos, com cozinhas impecáveis, despensas, lavabos e grandes closets. Cada residência terá um terraço com vista para o mar.
Todas oferecerão “comodidades cinco estrelas e experiências autênticas e selecionadas”. Pets poderão acompanhar a viagem, mas algumas raças não serão permitidas. Todos os animais precisarão de um “passaporte” com histórico de vacinação.
As residências podem ser entregues prontas para morar, exceto pelos efeitos pessoais e obras de arte. Alternativamente, os compradores podem escolher suas próprias equipes de design ou optar por projetos de um dos oito designers de interiores de renome mundial. Entre eles estão a designer principal Francesca Muzio, além de Jean-Michel Gathy, Nicole Hollis, Sabrina Monte-Carlo, Jenan Hajjar e Lenny Kravitz.
Os preços das residências a bordo começam em 9,6 milhões de euros (R$ 59,9 milhões). A empresa afirma que o preço médio gira em torno de 18 milhões de euros (R$ 112 milhões), com as residências mais caras chegando a 24,5 milhões de euros (R$ 151 milhões). O navio também contará com luxuosas coberturas, a partir de 57,5 milhões de euros (R$ 358,4 milhões).
Os residentes também pagarão uma taxa anual de propriedade, semelhante à taxa de associação de condomínio em empreendimentos de luxo. A ULYSSIA projeta que o custo total anual de propriedade ficará entre 3% e 3,5% do preço de compra. Isso cobrirá alimentação e bebidas, além de todos os custos regulares de manutenção e operação, incluindo itinerário, combustível, seguro e tripulação.
Para garantir sua vaga, é necessário pagar uma taxa de reserva de 10 mil euros (R$ 63 mil), com outras taxas programadas, como 20% na assinatura do contrato de compra, 20% no início da construção, etc. Além das residências, o superiate de 15 conveses contará com muitos espaços compartilhados para os membros interagirem. Isso inclui cinco restaurantes, uma piscina interna e outra externa, além de instalações educativas para crianças, serviços empresariais e instalações médicas, que incluirão até máquinas de ressonância magnética.
Haverá um restaurante mediterrâneo, um restaurante asiático, um sushi bar, uma sala de jantar privada, o The Grille e o teatro ULYSSIA. O iate terá uma academia e um spa com várias salas de tratamento. Além disso, contará com um clube de artes e artesanato, um clube de golfe, uma brasserie e até um mercado. Há também uma quadra de pickleball, uma casa de culto, uma marina e um clube de praia. O iate também terá barcos e infláveis Zodiac para expedições em ilhas. Dois helicópteros estarão a bordo para transporte, expedições e, claro, heliskiing. Além disso, haverá dois submarinos Triton para exploração subaquática.
O navio foi projetado por especialistas nas indústrias marítima e hoteleira. Idealizado por Binder, o projeto foi elaborado por Espen Øino e será construído pela Meyer Werft, um dos maiores e mais modernos estaleiros do mundo.
O iate será movido por motores de combustão interna eficientes, que utilizam metanol de combustão limpa com sistemas avançados de controle de emissões, para minimizar o impacto ambiental. Sistemas avançados de tratamento de lixo e lavanderia reduzirão significativamente a demanda geral de energia do iate.
A ULYSSIA também poderá usar energia verde por meio de uma conexão em terra. Os motores poderão ser completamente desligados para reduzir as emissões e a poluição nos portos.
Os primeiros três anos de itinerário já estão pré-determinados, devido ao tempo necessário para garantir que a ULYSSIA seja acomodada em seus destinos. Posteriormente, um conselho democraticamente eleito, composto por cinco a sete proprietários residentes, consultará os moradores e o operador para criar e aprovar o itinerário com no mínimo dois anos de antecedência.
Com uma tripulação de multimilionários e bilionários, como a ULYSSIA evitará uma situação ao estilo ‘Duro de Matar’ no mar, como pirataria, sequestro ou terroristas querendo chamar atenção?
Segundo um porta-voz, a ULYSSIA terá um sistema robusto de segurança baseado em múltiplas camadas de serviços visíveis e invisíveis. A empresa faz parceria com a Marine Guard, líder na proteção de famílias ultra-ricas na indústria marítima e de iates.
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A equipe de segurança da ULYSSIA também contará com vários profissionais com experiência em Forças Especiais. “Seremos capazes de detectar e lidar com qualquer ameaça vinda do ar, da água ou debaixo d’água”, disse uma porta-voz.
“Os moradores da ULYSSIA terão a extraordinária oportunidade de viajar com segurança e privacidade para todos os cantos do mundo a partir do conforto de suas próprias casas – de portos de iates sofisticados a cidades icônicas e os locais mais remotos da Terra”, acrescentou o porta-voz. “No M/Y ULYSSIA, sua casa é o mundo, e sua vida não conhece limites.”