O Prix Versailles selecionou seis dos aeroportos mais bonitos de 2024. O prêmio, que anualmente reconhece as melhores obras de arquitetura e design, escolheu terminais recém-inaugurados ou renovados.
“As infraestruturas de transporte aéreo estão evoluindo, com uma crescente consciência sobre o papel cultural que desempenham. Como os aeroportos são responsáveis pelas primeiras impressões dos visitantes, cada um deles é o emblema de seu destino”, disse Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles.
Leia também
Aeroporto Internacional Zayed – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
O Aeroporto Internacional Zayed, renomeado em fevereiro de 2024 em homenagem a Sheikh Zayed, o fundador dos Emirados Árabes Unidos, é uma joia da arquitetura moderna e da tecnologia. Internamente, há várias referências que remetem ao deserto, ao mar, às cidades e aos oásis.
O aeroporto é capaz de atender fluxos contínuos de até 11 mil passageiros por hora e se destaca pela escolha de materiais, com grande percentual de aço e madeira reciclados.
Aeroporto Internacional Felipe Ángeles – Zumpango, México
Com sua torre de controle que lembra um macuahuitl asteca, o novo Aeroporto Felipe Ángeles é uma homenagem à cultura mexicana.
Assim como a pedra do sol, instalada no centro do terminal, a iconografia é inspirada na cultura e na tradição. A decoração interna destaca o rico patrimônio histórico do México e convida os passageiros a explorar os diferentes museus como parte de uma viagem pelo território. A estrutura conta com um jardim central de 4.300 m² e muitas áreas verdes.
Aeroporto de Changi Terminal 2 – Changi, Singapura
A expansão do Terminal 2 foi fruto de um projeto da Boiffils Architectures em colaboração com o artista Patrick Blanc.
Internamente, destaca-se a Wonderfall, uma enorme cascata digital que desce por paredes verdes exuberantes. Além do jardim interno, o Dreamscape, há um céu digital que reproduz o clima em tempo real.
Aeroporto de Suvarnabhumi Midfield Satellite 1 – Bangkok, Tailândia
O Satellite Concourse 1 do Aeroporto de Suvarnabhumi foi projetado como uma extensão natural do terminal existente. Trata-se de um grande edifício de quatro níveis, com 28 portões de embarque e um novo sistema subterrâneo automatizado e de alto desempenho.
O teto com padrão de losangos, com nervuras arqueadas e cruzadas preenchidas com ripas de madeira, remete aos padrões tradicionais dos tecidos de seda da Tailândia e às tramas regionais de cestaria.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Aeroporto Internacional Logan Terminal E – Boston, Estados Unidos
O Terminal E se estende por 410 metros de comprimento. Sua onda vermelha horizontal não é aleatória: os bairros mais antigos de Boston são, em grande parte, feitos de tijolos vermelhos, que deram origem à cor Boston Red.
Aeroporto Internacional de Kansas City – Kansas City, Estados Unidos
Skidmore, Owings & Merrill (SOM) é um coletivo que constrói principalmente arranha-céus e é um dos escritórios de arquitetura e design mais prestigiados do mundo.
E foi essa empresa a responsável pelo Aeroporto Internacional de Kansas City, no Missouri. Trata-se do maior projeto de infraestrutura da história de Kansas City.