Após uma necessária reinvenção pós-pandemia no setor de academia, uma mudança sísmica na indústria fitness em direção ao bem-estar geral está em curso. Durante décadas, a maioria das academias era vista como um espaço destinado apenas ao treinamento físico, mas agora as pessoas estão buscando uma abordagem mais holística para a saúde. A procura é por experiências que atendam tanto ao bem-estar físico quanto mental.
No segmento de luxo, empresas continuam a ditar tendências e criar plataformas de estilo de vida totalmente integradas. Um dos líderes nesse espaço é a Equinox.
Leia também
A longevidade é o tema por trás do novo e impressionante programa de associação da empresa, o “Optime”, que custa nada menos que US$ 40 mil (R$ 224 mil) por ano – ou R$ 18 mil reais mensais. Em um momento em que algumas empresas buscam atrair membros mais conscientes dos custos, a Equinox está reforçando sua oferta premium, indo além do que tradicionalmente era oferecido em uma “academia” de bairro.
O programa integra os mais altos padrões de treinamento pessoal com pesquisas de ponta e dados sobre nutrição e regeneração. Ao iniciar a jornada, os membros recebem um kit de boas-vindas focado em recuperação, uma avaliação médica e física detalhada, acompanhamento individual em nutrição, sono e condicionamento físico, terapia de massagem e a análise laboratorial da Function Health.
-
Divulgação Por dentro da academia Equinox
-
Divulgação Por dentro da academia Equinox
-
Divulgação Por dentro da academia Equinox
-
Divulgação Por dentro da academia Equinox
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Por dentro da academia Equinox
-
Divulgação Por dentro da academia Equinox
Por dentro da academia Equinox
A análise laboratorial é o que torna este programa único. Ela começa com uma bateria de 100 testes de biomarcadores, projetados para ajudar os clientes e seus treinadores a entenderem melhor o desempenho do sistema imunológico, a saúde do coração, dos rins e do fígado, além de examinar marcadores de câncer. Após esses exames, os treinadores de desempenho da Equinox realizam exames de aptidão física e elaboram um plano otimizado com todos os dados coletados.
Como parte do programa, cada membro pode trabalhar com um especialista para focar em sua saúde física e mental e longevidade. Isso pode incluir um treinador físico, um coach de nutrição, um coach de sono e até um terapeuta de massagem.
Julia Klim, vice-presidente de parcerias estratégicas e desenvolvimento de negócios da Equinox, explicou o programa em uma entrevista recente à CNBC: “É o mesmo de um piloto de Fórmula 1 ou de um atleta, onde você recebe uma equipe de especialistas de ponta em diversas áreas para desenhar um programa baseado em todos os dados que coletamos.”
Mas a capacidade da empresa de antecipar as tendências de mercado não para na longevidade. Ao observar um aumento no número de clientes usando remédios para perda de peso, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, a Equinox também desenvolveu um programa que desenha regimes de treino especificamente para pessoas que estão passando ou passaram por uma rápida (e às vezes, drástica) perda de peso.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Parte do plano é criar programas de condicionamento direcionados para combater efeitos colaterais adversos, como a perda de massa muscular magra. O programa também trabalha para lidar com o fato de que a maioria das pessoas que usam esses medicamentos para perda de peso não os utilizará indefinidamente, ou pode alternar entre o uso e a pausa. As necessidades de treino e exercício mudam de acordo com o estágio em que o cliente se encontra no ciclo desses medicamentos e na perda de peso, e os treinadores da Equinox foram capacitados para atender às necessidades de cada indivíduo, dependendo de sua etapa.
A Equinox foi uma das primeiras marcas fitness a oferecer programas voltados para esse grupo crescente de consumidores – muitos dos quais podem pagar por esses medicamentos frequentemente e, portanto, se encaixam no perfil demográfico abastado. Outras marcas de fitness também responderam a essa tendência, como a Xponential Fitness, que adquiriu clínicas médicas de perda de peso na Califórnia.
A abordagem da Equinox para inovação e sua fiel base de membros estão trazendo bons resultados para a empresa. A receita em 2023 aumentou 27%, os níveis de adesão voltaram aos números pré-pandêmicos, do início de 2020, e a empresa tem mais de 25 novos clubes em desenvolvimento pelos EUA.