A segunda sexta-feira de janeiro é conhecida como o Dia dos Desistentes, quando muitas pessoas abandonam suas resoluções de Ano Novo, à medida que a força de vontade para comer melhor, ser pontual ou praticar mais exercícios começa a enfraquecer.
Mas, se 2025 é o ano para cumprir a meta de correr uma maratona, o guia da Forbes Travel elaborou uma lista de corridas excepcionais ao redor do mundo, que oferecem vistas deslumbrantes em percursos desafiadores. Para completar a motivação, há também sugestões de hotéis de luxo próximos às rotas de 42,2 km—afinal, descanso e recuperação são essenciais para cruzar a linha de chegada.
Leia também
Aqui estão 12 maratonas que valem o esforço este ano:
Maratona de Malta
Data da corrida: 23 de fevereiro
A Maratona de Malta celebra sua 40ª edição este ano e espera receber mais de 1.200 participantes. O percurso passa por cenários deslumbrantes e desafiadores, destacando as paisagens diversificadas e os locais históricos de Malta. Tanto a maratona quanto a meia maratona são predominantemente em descida, começando em Mdina—a capital medieval da ilha, a 190 metros de altitude—passando por vilarejos pitorescos e terminando ao nível do mar.
O Phoenicia Malta, um hotel art déco, oferece conveniência e luxo aos corredores. Localizado na entrada da capital atual, Valeta, o hotel quatro estrelas do Forbes Travel Guide proporciona fácil acesso ao percurso. Com um spa moderno e jardins exuberantes, é o local ideal para a recuperação após a corrida.
Run Rome The Marathon
Data da corrida: 16 de março
Esta maratona inclui um dos percursos mais icônicos, passando por pontos como o Coliseu, o Circo Máximo e a Escadaria Espanhola. Cerca de 6,4 km do trajeto são feitos sobre paralelepípedos, adicionando um elemento de desafio. Corredores mais rápidos terão pouco tempo para admirar a paisagem romana, mas aqueles que mantêm um ritmo moderado podem aproveitar a vista e registrar lembranças inesquecíveis.
O The St. Regis Rome, uma propriedade quatro estrelas com quartos decorados com detalhes em bronze e áreas comuns elegantes, está a apenas 10 minutos da linha de chegada, oferecendo vistas impressionantes e conforto.
Maratona de Boston
Data da corrida: 21 de abril
Iniciada em 1897, a lendária corrida de Boston é a maratona anual mais antiga do mundo e apresenta um dos percursos mais difíceis. No Dia dos Patriotas, mais de 30.000 corredores partem de Hopkinton, no subúrbio, enfrentando o temido Heartbreak Hill (no quilômetro 32), antes de terminar perto da Biblioteca Pública de Boston.
A apenas quatro minutos da linha de chegada, o Raffles Boston é um refúgio pós-corrida. Relaxe em uma suíte de tratamento com banheira de hidroterapia no Guerlain Spa ou desfrute de uma refeição portuguesa contemporânea no restaurante Amar.
Maratona de Vancouver
Data da corrida: 4 de maio
À medida que as temperaturas começam a subir no sudoeste da Colúmbia Britânica, cresce a empolgação para a maior maratona do Canadá. Além das condições climáticas ideais, os mais de 20.000 participantes da Maratona de Vancouver aguardam ansiosamente por um percurso cênico que atravessa diversas áreas da cidade, como Wreck Beach, Yaletown e West End, antes de terminar no centro.
Após percorrer os exaustivos 42,195 km, é possível descansar no luxuoso Shangri-La Vancouver, um hotel cinco estrelas. A recuperação pode ser feita no spa do hotel, que oferece massagens terapêuticas em suítes equipadas com banheira, lareira e chuveiro a vapor.
Maratona de Aruba
Data da corrida: 8 de junho
O calor é o maior inimigo dos maratonistas, razão pela qual muitas das principais maratonas do mundo ocorrem no outono ou em climas mais amenos. No entanto, correr 42,195 km em um paraíso ensolarado pode compensar o esforço. Percorrendo a costa oeste de Aruba, esse trajeto leva os corredores por entre palmeiras, árvores divi-divi nativas, pelas águas turquesa da Eagle Beach e pelo Farol Califórnia, de 30 metros de altura, um dos pontos turísticos mais populares da ilha. A maratona culmina com uma cerimônia de premiação e uma festa na praia.
Prepare-se para o dia da corrida no Bucuti & Tara Beach Resort, Aruba, um refúgio relaxante apenas para adultos ao longo da rota. O hotel boutique conta com especialistas certificados em bem-estar que podem otimizar a rotina pré-corrida ou auxiliar na recuperação pós-corrida.
Maratona du Médoc
Data da corrida: 6 de setembro
Em Bordeaux, é natural querer uma taça de vinho durante a visita. Se estiver participando da Maratona du Médoc, isso é praticamente esperado. Conhecida como “a maratona mais boêmia do mundo”, essa corrida não convencional inclui estações de vinho e queijo ao longo do percurso, além de temas coloridos e participantes com trajes extravagantes (geralmente relacionados ao vinho). É um dia repleto de diversão, até que a linha de chegada esteja à vista.
Depois de tirar o número de corrida, é possível relaxar no Mondrian Bordeaux Les Carmes. Os quartos sofisticados, o primeiro restaurante europeu do chef Masaharu Morimoto e um spa com influências internacionais tornam este hotel histórico uma escolha especial.
Maratona de Budapeste
Data da corrida: 12 de outubro
A Maratona de Budapeste oferece um percurso deslumbrante que inclui a Avenida Andrassy, a Ponte das Correntes, o Rio Danúbio e o Castelo de Buda. A corrida termina em grande estilo na Praça dos Heróis. Para quem não se sente preparado para os 42,195 km completos, o fim de semana da maratona oferece uma variedade de eventos para corredores de todos os níveis, incluindo corridas de 5 km, 10 km e revezamentos de longa distância.
O Kempinski Hotel Corvinus Budapest, com quatro estrelas, possui uma localização privilegiada próxima ao início e ao fim da corrida. A propriedade conta com uma atmosfera festiva que pode ser sentida em seus corredores, desde a coleção impressionante de arte húngara até a culinária contemporânea húngara-vienense do restaurante ÉS Bisztró.
Maratona de Chicago
Data da corrida: 12 de outubro
O percurso plano e rápido tornou esta maratona uma das preferidas dos corredores — um número recorde de 160.000 pessoas se inscreveu para a edição de 2025. A rota passa por 29 bairros de Chicago, incluindo Pilsen (onde bandas de mariachi tocam próximo ao quilômetro 30) e Chinatown (com apresentações de dançarinos de leão no quilômetro 34). A maratona começa e termina no Grant Park, que possui mais de 1.263 hectares e inclui o Maggie Daley Park, a Fonte de Buckingham e o Instituto de Arte de Chicago.
O Four Seasons Hotel Chicago oferece serviços voltados para maratonistas. Os concierges compartilham informações sobre a rota, shuttles gratuitos deixam os participantes próximos ao início e o restaurante Adorn serve um menu especial na noite anterior à corrida, além de um brunch revigorante após o evento.
Maratona de Lisboa
Data da corrida: 25 de outubro
A Maratona de Lisboa apresenta uma das rotas mais deslumbrantes da Europa, com todo o percurso ao longo do mar e outros cursos d’água. A corrida começa em Carcavelos, segue pelo Oceano Atlântico e o Rio Tejo, e termina na Praça do Comércio, de frente para o porto.
Os corredores recebem uma recepção calorosa no Corpo Santo Hotel, uma propriedade próxima à linha de chegada, que oferece um kit de maratona com água, barras energéticas e uma massagem de cortesia.
Maratona de Nova York
Data da corrida: 2 de novembro
A Maratona de Nova York é a maior corrida do mundo — mais de 55.000 corredores concluíram a prova em 2024 — e é considerada um feriado não oficial pelos milhares de espectadores que vibram com entusiasmo. A corrida começa em Staten Island, cruza cinco pontes e passa por bairros no Brooklyn, Queens e Bronx, antes de terminar no icônico Central Park, no Tavern on the Green.
O Ritz-Carlton New York, Central Park, com cinco estrelas, é um local privilegiado para assistir à chegada dos corredores, especialmente das suítes Premiere Park View. O hotel também possui uma academia moderna para quem se inspirar a iniciar os treinos para o próximo ano.
Maratona de Singapura
Data da corrida: dezembro
Com muitas curvas e retas rápidas, a Maratona de Singapura lembra uma corrida de carros. O percurso começa no F1 Pit Building. Embora os detalhes da edição de 2025 ainda não tenham sido anunciados, se for semelhante ao ano anterior, os espectadores podem esperar uma chegada memorável na pitoresca Ponte Anderson.
Além de estar estrategicamente posicionada próxima ao F1 Pit Building, a Marina Bay Sands, com quatro estrelas, é ideal para maratonistas graças ao programa completo de bem-estar pré-corrida e ao relaxamento pós-corrida na icônica piscina infinita no 57º andar.
Maratona de Kiawah Island, Carolina do Sul
Data da corrida: 13 de dezembro
Há 46 anos, corredores percorrem os belos cenários de Kiawah Island, uma ilha barreira próxima a Charleston, com altitude média de apenas 1,8 metro acima do nível do mar. O terreno único ajudou muitos a alcançarem recordes pessoais e a se classificarem para a Maratona de Boston. Os pontos de referência naturais ao longo do caminho, como o Ibis Pond Overlook, próximo à metade do percurso, também servem como motivação.
O The Sanctuary at Kiawah Island Golf Resort, um hotel cinco estrelas, fica convenientemente localizado perto do quilômetro 21. O hotel oferece transporte até o início da corrida, festividades do fim de semana e um spa de luxo para relaxar após a prova.
Bônus: Lotte World Tower Sky Run, Seul
Data da corrida: abril
Nem todas as maratonas são horizontais. Esta corrida anual — parte de uma série global — exige resistência para subir o maior e mais alto edifício da Coreia. Os participantes escalam os 123 andares da torre Lotte World Tower, o sexto prédio mais alto do mundo. São 2.917 degraus até o topo — mais de 550 metros — com vistas inigualáveis e prêmios. Desde 2017, a corrida atrai participantes dos Estados Unidos, Japão, Malásia e outros países.
Após completar a corrida, é possível descansar no Signiel Seoul, com quatro estrelas, que ocupa os andares 76 a 101. Todos os quartos têm vistas panorâmicas e muitos oferecem banheiras com vista para a cidade.