A Sociedad Textil Lonia (STL), da Espanha, anunciou na terça-feira que chegou a um acordo para adquirir a Christian Lacroix, a casa de moda francesa fundada em 1987, por um valor não divulgado.
A STL descreveu o acordo como uma transação privada com o grupo Falic, sediado nos Estados Unidos.
“Com a aquisição da Maison Christian Lacroix, que possui um rico acervo de arquivos e uma história marcante na alta-costura francesa, a STL amplia seu portfólio de marcas, fortalecendo sua presença internacional”, declarou a empresa.
Leia também
A Christian Lacroix foi fundada originalmente pelo designer homônimo com o apoio do gigante francês de luxo LVMH, tendo sua propriedade transferida para a família Falic em 2005.
A STL afirmou que fará todo o possível para garantir que a Christian Lacroix alcance todo o seu potencial sob a nova administração.
Fundada na Espanha em 1997, a STL é a empresa de moda responsável pela marca espanhola Purificación García e pelo rótulo da designer venezuelana-americana Carolina Herrera, empregando 2.500 pessoas e operando 600 lojas em todo o mundo.
Enquanto isso, a família Falic, liderada por Leon, Jerome e Simon, é proprietária da maior operação de varejo duty-free da América do Norte, chamada Duty Free Americas. Os irmãos também possuem ativos de varejo e distribuição na América Latina.
Em 2009, a Christian Lacroix entrou com pedido de proteção contra falência, deixando a um tribunal comercial em Paris a decisão de reestruturar ou liquidar a casa de moda. Na ocasião, foi registrado um pedido voluntário no Tribunal de Comércio de Paris.
Após a compra pela família Falic em 2005, a empresa havia implementado um plano de reestruturação oneroso para reposicionar a marca no segmento de coleções de alta gama, encerrando as linhas de prêt-à-porter.
“Infelizmente, essa estratégia de longo prazo para reposicionar a marca foi drasticamente prejudicada pela crise financeira e econômica mundial, que atingiu gravemente o setor de luxo”, declarou o designer francês Christian Lacroix na época.