
Provavelmente ainda levará anos até que vejamos os primeiros carros totalmente elétricos da McLaren, Lamborghini, Aston Martin e de outras montadoras de supercarros. Mas, para a Ferrari, a transição para a eletrificação começa ainda este ano. Se tudo correr conforme o esperado, faltam apenas oito meses para a revelação do primeiro Ferrari elétrico. Atualmente, protótipos fortemente camuflados estão sendo testados nas ruas de Maranello, na Itália, cidade natal da Ferrari.
O modelo elétrico também está sendo avaliado em outros locais. O avistamento mais recente ocorreu há poucos dias, em meados de fevereiro, em uma estação de carregamento no norte da Suécia, onde há neve. Essa região é frequentemente o primeiro local onde novos carros são vistos em público, pois passam por semanas ou até meses de testes de inverno no Ártico. As condições climáticas extremas ajudam os engenheiros a testar desde a bateria e o sistema de carregamento até o controle eletrônico de estabilidade e componentes motorizados, como maçanetas e tampas do porto de carregamento.
O carro visto no último mês, assim como os fotografados em Maranello em 2024, não se assemelha aos supercarros esportivos tradicionais da Ferrari. Em vez disso, parece que o primeiro modelo elétrico da marca será um SUV de cinco portas. Embora essa informação ainda não seja definitiva, é provável que tenha características semelhantes ao Ferrari Purosangue, mas com motores elétricos e uma bateria de grande capacidade no lugar do motor V12.
Os protótipos apresentam faróis do Ferrari Roma e partes da carroceria traseira emprestadas do Maserati Levante, outro SUV – além de um conjunto de quatro escapamentos falsos. No entanto, ainda não está claro qual será a forma final do veículo. Como os carros elétricos costumam ser construídos sobre um chassi do tipo “skateboard” – que acomoda a bateria e os motores –, diferentes tipos de carroceria podem ser testados antes da versão definitiva. A Ferrari ainda pode surpreender e lançar um supercarro esportivo como seu primeiro modelo elétrico.
Design por Jony Ive
Sabe-se também que o design do carro, pelo menos em parte, será assinado por Sir Jony Ive. O ex-chefe de design da Apple, responsável por produtos como iMac, iPod, iPhone, iPad e Apple Watch, tem a Ferrari entre os clientes de sua empresa LoveFrom. Ele estaria trabalhando em componentes internos, incluindo o volante e a tela de infotainment. Segundo uma reportagem do New York Times em 2024, John Elkann, presidente da Exor – empresa controladora da Ferrari –, procurou LoveFrom devido à experiência de Ive na transição de produtos analógicos para digitais, como ocorreu com o Apple Watch.
A Ferrari vem se preparando para a eletrificação há algum tempo. Em 2020 e 2022, a montadora registrou patentes com desenhos que mostram um supercarro de dois lugares, bem diferente do modelo de testes, que aparenta ser maior e mais funcional. A empresa também possui patentes relacionadas a motores elétricos, baterias e tecnologia de geração de som, desenvolvida para tornar seus futuros carros elétricos mais envolventes auditivamente.
Não há informações sobre o desempenho do carro, sua autonomia ou a capacidade da bateria. No entanto, é provável que o modelo tenha pelo menos dois motores elétricos – podendo chegar a três ou quatro – e utilize uma arquitetura elétrica de 800 volts. O mais recente hipercarro da Ferrari, o F80, usa essa mesma voltagem em seu sistema híbrido, e nos modelos elétricos, 800 volts geralmente resultam em recargas mais rápidas e eficientes. Não seria surpresa se a potência total ultrapassasse 1.000 cavalos e a aceleração de 0 a 96 km/h ficasse abaixo dos três segundos.
Quanto ao preço, espera-se que os compradores se preparem para um valor inicial na faixa dos US$ 400.000 (cerca de R$ 2,3 milhões) ou até mais, considerando que o Purosangue com motor V12 parte desse valor, sem incluir as opções extras personalizadas da Ferrari, conhecidas por serem extremamente caras.
Este será um ano movimentado para a Ferrari. Além do primeiro modelo elétrico, a empresa pretende lançar outros cinco carros em 2025. Esses novos modelos devem incluir híbridos e veículos a combustão, todos fabricados no chamado “E-building”, inaugurado em 2024 na sede da Ferrari em Maranello. Um andar específico do prédio será dedicado à produção de veículos elétricos, incluindo a fabricação dos próprios motores elétricos e demais componentes eletrônicos da marca.