
Qual é a melhor praia do mundo? Com tantas opções, uma lista anual, a World’s 50 Best Beaches, tenta responder essa pergunta. Baseada em votos de mais de mil profissionais da indústria de viagens e influenciadores com amplo conhecimento sobre as faixas litorâneas globais, as praias foram avaliadas com base em oito critérios: características únicas, vida selvagem, natureza intocada, sons naturais, facilidade de acesso à água, tranquilidade, ausência de superlotação e constância em manter cenários paradisíacos.
“Ao buscar as melhores praias do mundo, é necessário considerar o que realmente define uma praia de excelência”, disse Tine Holst, cofundadora da The World’s 50 Best Beaches. Para a equipe envolvida na seleção, a resposta costuma estar ligada à beleza natural, à sensação de tranquilidade e à capacidade de despertar uma resposta emocional.
Entre os tantos destinos do mundo, da Itália às Filipinas, o Brasil emplacou duas praias na lista este ano. Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ), ocupa a 20ª posição e foi exaltada por ter “panoramas de tirar o fôlego do litoral e das ilhas próximas, tornando-se um destino verdadeiramente único”. Eleita 25ª melhor praia do mundo, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), se destaca pelos “penhascos ao redor, que proporcionam um cenário deslumbrante para as águas cristalinas de tom esmeralda e as areias douradas”.
A melhor praia do mundo em 2025
No topo da lista de 2025 está Cala Goloritzé, na Sardenha, Itália, uma faixa de litoral cercada por imponentes falésias de calcário. Segundo os editores do relatório, “Cala Goloritzé é mais que uma praia — sua beleza impacta emocionalmente logo ao primeiro olhar”.
A praia é preservada e foi declarada monumento natural na década de 1990. O acesso é limitado: é preciso fazer uma trilha (com número diário restrito de ingressos) ou nadar a partir de um barco ancorado a 200 metros. “Cala Goloritzé se destaca pelas medidas adotadas para limitar o número de visitantes e pelo evidente empenho local em proteger a paisagem”, afirmou Holst.
A preservação ambiental foi um fator determinante no relatório. “Com o turismo global em alta histórica, as praias que adotam práticas de conservação se sobressaem”, disse Holst. “Evitar a superlotação e a exploração comercial excessiva faz diferença, e isso é refletido nos votos da comunidade envolvida.”
Em 2º lugar está Entalula Beach, uma praia isolada na região de Palawan, nas Filipinas, acessível apenas de barco. Segundo os editores, trata-se de um local menos frequentado que outras praias próximas, oferecendo uma experiência de maior contato com a natureza.
Na 3ª posição aparece Bang Bao Beach, na ilha tailandesa de Koh Kood, considerada um refúgio em relação a outras ilhas mais movimentadas do país. Próxima à praia, há uma vila de pescadores com píer de madeira e oferta de frutos do mar frescos. O relatório destaca as águas rasas e claras, ideais para banho, e a vegetação abundante ao redor.
A 4ª colocada é Fteri Beach, na ilha de Cefalônia, Grécia. Essa enseada isolada só pode ser acessada por trilha íngreme ou barco.
Em 5º lugar está PK9 Beach, localizada no atol de Fakarava, na Polinésia Francesa, uma área protegida pela UNESCO. É conhecida por sua simplicidade, ambiente sereno e recifes de corais com diversos peixes tropicais.
Os países com mais praias na lista foram Grécia e Austrália, com três menções cada.
Algumas praias chamaram atenção não apenas pela beleza, mas também por características únicas. A 13ª colocada, Pink Beach, no Parque Nacional de Komodo, Indonésia, tem areia com tonalidade rosada devido à mistura de coral vermelho triturado com os grãos brancos.
A região do Caribe teve forte presença na lista deste ano, com quase uma dúzia de praias selecionadas. A principal do Caribe foi Canto de la Playa, na República Dominicana, que ficou em 6º lugar geral. Localizada na ilha Saona, foi descrita como “um dos segredos mais bem guardados da região”.
Outra praia caribenha destacada foi Grace Bay, em Turks e Caicos, na 10ª posição. Segundo o relatório, é um exemplo clássico da paisagem caribenha: areia branca e macia, águas azul-turquesa protegidas por recifes de corais a cerca de 1,6 km da costa.
A única praia dos Estados Unidos a figurar na lista foi Siesta Beach, em Siesta Key, Flórida, na 42ª posição. Os editores destacaram o ambiente familiar, a ausência de empreendimentos de grande escala e a areia branca e fina, composta por 99% de quartzo, que permanece fria mesmo sob altas temperaturas. A praia também é reconhecida pela inclinação suave e águas calmas.
Novos destinos apareceram pela primeira vez neste ano, como Madagascar, Iêmen, Antígua e Barbuda, Sri Lanka, Costa Rica, Tanzânia, França, Irlanda e Maldivas, além de territórios ultramarinos como Samoa Americana, Ilhas Virgens Britânicas e Bonaire.
“É gratificante ver tantos destinos únicos integrando a lista deste ano. Esse é o maior número de países novos já incluídos em uma edição”, afirmou Holst.
Ela também destacou algumas surpresas. “Nos surpreendeu ver praias pouco conhecidas superando locais tradicionalmente presentes, como Tulum, no México, praias da Islândia e até o Havaí, que não teve nenhuma praia incluída desta vez.”
Quem quiser conferir as vencedoras de outros anos pode acessar o hall da fama com nomes como Trunk Bay (Ilhas Virgens Americanas), Cala Mariolu (Itália), Lucky Bay (Austrália), Navagio Beach (Grécia), Whitehaven Beach (Austrália), Maya Bay (Tailândia), Hidden Beach (Filipinas) e Honolu Beach (Havaí).
As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025
-
Cala Goloritze — Itália
-
Entalula Beach — Filipinas
-
Bang Bao Beach — Tailândia
-
Fteri Beach — Grécia
-
PK9 Beach — Polinésia Francesa
-
Canto De La Playa — República Dominicana
-
Anse Source d’Argent — Seychelles
-
Nosy Iranja — Madagascar
-
Ofu Beach — Samoa Americana
-
Grace Bay — Turks e Caicos
-
Turquoise Bay — Austrália
-
Boulders Beach — África do Sul
-
Pink Beach — Indonésia
-
Shoal Bay East — Anguilla
-
Detwah Lagoon — Iêmen
-
Voutoumi Beach — Grécia
-
One Foot Island — Ilhas Cook
-
Playa de Rodas — Espanha
-
Playa Balandra — México
-
Pontal do Atalaia — Brasil
-
Wharton Beach — Austrália
-
Cayo de Agua — Venezuela
-
Seven Mile Beach — Ilhas Cayman
-
Cayo Zapatilla — Panamá
-
Baía do Sancho — Brasil
-
Horseshoe Bay — Bermudas
-
Pulau Palambak — Indonésia
-
Freedom Beach — Tailândia
-
The Baths — Ilhas Virgens Britânicas
-
Anse Georgette — Seychelles
-
Ffryes Beach — Antígua e Barbuda
-
Grand Anse — Granada
-
Le Morne Beach — Maurício
-
Bahía de Las Águilas — República Dominicana
-
Meads Bay — Anguilla
-
Porto Katsiki — Grécia
-
Nudey Beach — Austrália
-
Bon Bon Beach — Filipinas
-
Saadiyat Beach — Emirados Árabes Unidos
-
Goyambokka Beach — Sri Lanka
-
Playa Punta Uva — Costa Rica
-
Siesta Beach — Flórida, EUA
-
Paje Beach — Zanzibar
-
Klein Bonaire Beach — Bonaire
-
Cathedral Cove Beach — Nova Zelândia
-
Santa Giulia — Córsega, França
-
Gardner Bay — Equador
-
Keem Beach — Irlanda
-
Kuramathi Sand Bank — Maldivas
-
La Pelosa — Itália