Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Como é encomendar um dos três Rolls-Royce Boat Tail

Como é encomendar um dos três Rolls-Royce Boat Tail

Inspirado nos iates de corrida do início do século 20 e no Phantom II Boat Tail de 1932, exemplar carrega talheres de ouro rosa

Alistair Charlton
28/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

No início deste mês, nos jardins do hotel Mandarin Oriental, nas margens pitorescas do Lago Como, no norte da Itália, a Rolls-Royce revelou seu segundo Boat Tail. Pintado em um tom camaleônica que muda de quase branco para bronze profundo, dependendo de como o sol o atinge, este é o segundo de apenas três que existem.

Leia mais: Ícone do luxo britânico, Bentley Continental completa 70 anos

Encomendado por um cliente da Rolls-Royce que trabalha em estreita colaboração com a empresa há quatro anos, o carro compartilha sua plataforma e aparência geral com o primeiro Boat Tail, revelado em 2021, mas é totalmente único – inclusive nos talheres de ouro rosa e nas banquetas de fibra de carbono que formam seu conjunto de jantar ao ar livre.

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

O carro é inspirado nos iates de corrida do início do século 20 e no Rolls-Royce Phantom II Boat Tail de 1932, que um proprietário do atual Boat Tail também possui. Este exemplar em particular foi encomendado por um cliente fiel da Rolls-Royce baseado no Oriente Médio, e cuja empresa familiar na indústria de pérolas levou a quatro conchas usadas para formar certos elementos do interior, além de fornecer inspiração para a cor externa.

É uma cor realmente muito difícil de descrever, já que muda muito na luz do lago. A Rolls-Royce diz que a base é “uma mistura cintilante de ostra e rosa suave, com grandes flocos de mica branca e bronze adicionando uma qualidade perolada única que muda sutilmente sob diferentes condições de luz”.

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

Como essa pintura reage à luz solar difere dependendo do país em que está, diz a Rolls-Royce. E para garantir que o cliente soubesse o que esperar, a Rolls-Royce enviou painéis de carroceria inteiros para eles, apenas para ver como ficavam sob o sol local. Esta é apenas uma parte do processo de construção de carrocerias da Rolls-Royce, algo que apenas os clientes mais fiéis da marca podem experimentar.

CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös explica: “foi ideia dos clientes fazer isso, remontando ao Boat Tail de 1932, que um dos clientes possui e foi assim que toda a ideia se desenvolveu. Nossos clientes, que chamamos de lumiares, são cerca de 100 no mundo e se conhecem, o que eu chamaria de clube da super elite. A ideia de jantar ao ar livre na parte de trás veio deles.”

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

O conjunto de jantar, totalmente exclusivo para cada Boat Tail, inclui talheres e louças, além de armazenamento com temperatura controlada para vinho, além de um guarda-sol e um par de bancos de fibra de carbono dobráveis.

Pressione um botão no chaveiro e o deck traseiro com painéis de madeira se abre como as asas de uma borboleta, revelando o conjunto de jantar que se eleva para cima para facilitar o acesso. O painel Royal Walnut, completo com riscas de ouro rosa incrustadas, foi escolhido pelo proprietário porque envelhece e muda de cor ao longo do tempo para complementar o couro conhaque do interior.

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

Na frente, a icônica grade foi usinada a partir de uma única e gigantesca peça de alumínio e, ao contrário de qualquer outro Rolls-Royce, dispensa um tampo triangular de alumínio. Acima está o mascote Spirit of Ecstasy, feito de ouro rosa.

Ter acesso à divisão de carrocerias exclusivas da Rolls-Royce não é fácil, e certamente não é um caso de passar um cheque em branco para o CEO. Müller-Ötvös continua: “podemos vender muitos, muitos, muitos projetos de carrocerias, mas por sua própria natureza queríamos limitá-los. Nossa intenção é tê-los a cada dois anos, mas talvez a cada ano no futuro. É um estabelecimento firme em nossa empresa e já estamos reservados por muitos e muitos anos com projetos”.

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

“É algo em que os clientes vêm até nós, ou a mim, e dizem: ‘Thorsten, eu quero fazer isso’. Então colocamos você na lista e muitos deles já vêm com ideias do que querem fazer e como deve ficar. É uma exigência os clientes visitarem a sede da Rolls-Royce em Goodwood, Inglaterra, seis ou sete vezes durante o projeto. Você precisa estar comprometido, estar totalmente envolvido”, completa.

Embora a Rolls-Royce se descreva principalmente como uma empresa de luxo, não uma fabricante de automóveis, os clientes que embarcam em um projeto desses precisam entender como os veículos são projetados e construídos; que existem certas limitações quando se trata de engenharia e legislação.

(Divulgação)
(Divulgação)

Rolls-Royce Boat Tail

“É uma jornada de quatro anos e, de tempos em tempos, também pode ser uma jornada complicada”, acrescenta o CEO. “Nem sempre é fácil. Eu preciso de um cliente que entenda tecnicamente o que é possível e o que não é; alguém que entende que certos detalhes podem mudar através do processo de engenharia. Esses clientes são aficionados”, avalia Müller-Ötvös.

Além de receber um carro exclusivo ao final do processo de quatro anos, os compradores do Boat Tail (e clientes de futuros projetos) são inscritos na história da Rolls-Royce. Referindo-se ao proprietário do Boat Tail em ouro rosa, Müller-Ötvös diz enfaticamente: “com este carro, o cavalheiro que o encomendou é para sempre – para sempre, eu realmente digo para sempre – uma parte da história da Rolls-Royce Motor Cars. Ele fica gravado nos arquivos da empresa. Isso é super convincente, é algo que o dinheiro não pode comprar.”

Falando em dinheiro, a Rolls-Royce fica de boca fechada sobre o custo de suas comissões de Boat Tail. O exemplar anterior, supostamente encomendado por Beyoncé e Jay-Z, custou cerca de US$ 30 milhões. Müller-Ötvös diz: “para os clientes não se trata de preço. Nós nunca discutimos sobre ‘oh, o que é isso? O que você vai me cobrar por isso?’. Não é para isso que estamos aqui. Os clientes dizem-nos o que querem e nunca falamos de preço. O preço é o preço.”

Esse número pode aumentar rapidamente quando se trata de comissões pontuais. Pergunto a Müller-Ötvös sobre os talheres de ouro rosa e ele sorri, depois balança a cabeça, incrédulo. “Não é nosso. É feito por outras casas de luxo de alto padrão, para porcelanas e talheres. Os clientes adoram se envolver até mesmo nesses pequenos detalhes. Os talheres são de ouro rosa, ouro rosa puro e são brilhantes. É caro, mas é a sua escolha. Eu sou um grande fã de ouro rosa, mas você pode imaginar o que significa ter talheres de ouro rosa. Cada coisinha é muito cara”.

Outro cliente Rolls-Royce pode encomendar um conjunto de talheres ou os bancos de carbono e couro para si? “De jeito nenhum. Sem chance.”

A Rolls-Royce e sua equipe de 100 pessoas trabalhando na divisão de carrocerias especiais agora têm um terceiro Boat Tail para concluir, mas ainda não foi decidido se esse cliente deseja exibir o carro publicamente. Depois disso, um quarto projeto de carroçaria foi encomendado, mas “é um carro muito diferente”, diz Müller-Ötvös.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • carros de luxo
  • iates
  • Rolls Royce

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.