O SUV mais popular da Land Rover recebe uma reformulação completa para 2023, embora o novo visual deste Range Rover Sport possa se perder no mar de Cherokees e CR-Vs nadando ao lado dele. No círculo de riqueza deste carro – uma renda média de US$ 326.000 (R$ 1,6 milhões), para ser exato – todo mundo sabe que este é o Range Rover mais recente.
Na Land Rover, o design exterior muda a um ritmo tão glacial que leva cerca de 15 anos para notar qualquer idade real. Não é por falta de tentativa. Assim como um Aston Martin, Bentley e Rolls-Royce se apegam a um estilo fundamental ao longo de sucessivas gerações, um Range Rover deve sempre parecer um Range Rover. Uma caixa alta com bordas suaves e contornadas e detalhes limpos, uma cauda curvada, rodas enormes, o capô em concha com o nome da marca em letras maiúsculas – essas são as marcas que devem ser mantidas.
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O Sport é o segundo modelo mais caro da Land Rover em sua linha de sete SUVs e, no entanto, é continuamente o número um em vendas nos EUA. Enquanto outras marcas de luxo dependem de carros menores com preços na faixa dos US$ 40 mil e US$ 50 mil para conduzir seus negócios, o pão com manteiga da Land Rover vem de grandes SUVs vendidos entre US$ 70 mil e US$ 80 mil – quando não nos seis dígitos. Os americanos compraram um terço de toda a produção do Range Rover Sport desde 2006. A Land Rover não pode se dar ao luxo de mexer com o sucesso.
Mesmo visual, corte mais fino
O resultado é uma forma familiar em um corte mais fino. Como o novo Range Rover de tamanho normal, o Sport tem uma linha de ombro alta emoldurando uma capota preta e ousada de vidro escurecido. Os designers lixaram os vincos e as linhas de destaque da carroceria para que parecessem mais suaves e arredondados, mantendo intactos os temas retangulares e utilitários da Land Rover.
Enquanto as dimensões espelham amplamente o modelo de saída, um design de grade de três camadas faz a frente parecer mais alta, um truque visual suplantado por uma grade superior menor e faróis mais finos. Há um novo gráfico lateral nos para-lamas dianteiros e um pequeno pedaço de vidro triangular acima dos espelhos retrovisores laterais (o último ajuda na visibilidade, se não no estilo). Duas aletas de antena empoleiradas no teto, o que a Land Rover admite ser apenas para alimentar o crescente número de conexões sem fio que os carros modernos exigem.
A vista de trás é o ponto mais radical do Sport. Há uma fina faixa preta logo abaixo do vidro traseiro com LEDs em forma de U alinhados com um efeito de salão de espelhos, como nos menores Velar e Evoque. A porta traseira é uma folha limpa para um par de vincos horizontais, ecoando a faixa da luz traseira.
Com um recorte trapezoidal abaixo da porta traseira para a placa e flancos claramente definidos – eles parecem maçãs do rosto quando vistos de frente – essa é uma direção diferente para o Range Rover. Os tamanhos das rodas agora chegam a 23 polegadas e a tinta vermelha nas fotos de imprensa é um processo de 10 camadas que a Land Rover diz estar considerando como uma opção com a SVR, divisão esportiva da marca.
Tecnologia mais simples, materiais brilhantes
O interior é tão luxuoso como sempre. As cadeiras acolchoadas densamente com seus apoios de cabeça pillow-top e braços giratórios na primeira fila vêm com 22 ajustes e o couro mais macio disponível (ou um sintético reciclado).
A posição de condução vertical e o painel de instrumentos angulado revestido em couro com os porta-luvas duplos permanecem exatamente como a Land Rover os deixou. Só que agora há uma tela sensível ao toque de 14 polegadas do tamanho de um laptop no centro com feedback tátil. Ele elimina a configuração de tela dupla e instala interruptores e mostradores físicos para os modos de clima e direção que costumavam residir na tela inferior. Esta é uma boa jogada para a ergonomia.
Assim como o sistema de infoentretenimento Pivi Pro da Land Rover, que é mais rápido e muito mais simples de usar do que o InControl Touch. Em nossos testes com vários novos Land Rovers usando este sistema, descobrimos que ele também é confiável, o que nem sempre é o caso do software Land Rover.
A empresa promete que pode atualizar remotamente 63 dos módulos de computador do veículo para que o Sport “permaneça na vanguarda da inovação”, embora, dada a história da Land Rover com eletrônicos, estejamos preocupados. Mas novos compradores, ainda sob o período de garantia, não serão influenciados. Eles vão gostar do Apple CarPlay e do Android Auto sem fio, do controle de voz Amazon Alexa e do assistente de voz AI da Land Rover. Assistência de manutenção de faixa, câmeras de 360 graus, frenagem de emergência à frente e um monitor de atenção do motorista são padrão.
O console central preta polida parece um monólito escuro quando o carro está desligado e ganha vida a cada partida. Os controles no volante de dois tons fazem o mesmo.
A Land Rover tem surpresas adicionais para os proprietários que fazem alarde com a mais sofisticada First Edition, incluindo alças de dobradiça dupla acima de cada porta que parecem levantadas de um conjunto de bagagem de alta qualidade ou o tecido cinza que se estende pelos painéis das portas e esconde algumas das 29 alto-falantes do estéreo Meridian. A fibra de carbono forjada, que parece crua e não processada de propósito, cobre as outras partes dos painéis das portas que não têm acabamento em couro e tecido. Ninguém sentirá falta do assento de salto da terceira fila do antigo Sport. Agora que o grande Rover tem uma terceira fila, não há necessidade disso neste modelo menor.
Novo V8, mais dois novos plug-ins
O par de seis-cilindros em linha turboalimentados de 3 litros do Sport é herdado do modelo anterior. São motores relativamente recentes e disponíveis em duas potências, uma com assistência híbrida a partir de um sistema de bateria de 48 volts que alivia o motor de cargas acessórias como o ar condicionado.
Há 355 cavalos de potência e 51 kgfm de torque no P360 SE (que substitui o antigo HSE), enquanto um supercharger elétrico ajuda a aumentar esses números para 395 e 406 no P400 SE Dynamic (substituindo o HST). O híbrido plug-in combina os seis-em-linha com uma bateria de 32 kWh e um motor de 105 kW para 434 cavalos de potência e 85,5 kgfm de torque – além de um alcance elétrico estimado de 77 quilômetros.
Finalmente, o motor para os entusiastas: um V8 twin-turbo de 4,4 litros da BMW com 523 cavalos de potência e 76 kgfm de torque pode ser encontrado no P530 First Edition (não se preocupe, haverá um V8 em sucessivos anos/modelo). A Land Rover também está comprometida com um Range Rover Sport totalmente elétrico para ser lançado em 2024. Não compartilhou nenhum detalhe sobre esse EV, mas imaginamos que será tão rápido e capaz quanto o V8.
A suspensão agora é acompanhada por novas molas pneumáticas de duas câmaras que podem alterar sua pressão de ar, alterando efetivamente a pressão da mola a qualquer momento. As barras estabilizadoras elétricas podem ajustar independentemente o torque para a esquerda e para a direita para manter o veículo plano nas curvas, enquanto um novo sistema de direção nas rodas traseiras ajuda na agilidade em alta velocidade e no estacionamento em baixa velocidade. Todo o resto – os diferenciais de travamento, caixa de transferência de baixo alcance, a incrível capacidade de carregar quase um metro de água e dirigir pelo mesmo terreno que um proprietário de Jeep – ainda está lá.
Assim são os mesmos preços insanamente altos. O Range Rover Sport começa em US$ 83.000 (R$ 419.000) para o P360 SE e chega a US$ 121.500 (R$ 614.040) para o P530 First Edition. Lembre-se, estes são preços iniciais. A julgar pelo quão popular este SUV sempre foi, os compradores provavelmente não hesitarão em vê-los.