Há menos de um ano, a Jeep prometeu oferecer até 2025 um veículo elétrico em todos os segmentos de mercado em que compete. O primeiro deles está previsto para o início de 2023, mas, nesse ínterim, a marca está entregando uma gama de veículos híbridos plug-in. E o primeiro desse último grupo foi o Wrangler 4xe, no ano passado. Agora, o mesmo trem de força híbrido está disponível no mais prático Grand Cherokee 4xe, que dirigimos recentemente na região montanhosa do Texas.
Apesar de estar à venda apenas desde julho do ano passado, o Wrangler 4xe rapidamente se tornou o PHEV (plug-in hybrid vehicle) mais vendido dos EUA, superando o Toyota RAV4 Prime e o Toyota Prius Prime e registrando seis vezes as vendas da minivan Chrysler Pacifica PHEV. Claramente, há muito interesse em um SUV legitimamente capaz no fora de estrada que tenha autonomia no modo elétrico para encarar aventuras sem emitir poluentes.
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Dada a aparência mais premium e o espaço extra do Grand Cherokee, acreditamos que a variante 4xe espelhe o sucesso do Wrangler 4xe.
Quando desembarcar no mercado brasileiro, provavelmente no último trimestre de 2022, o modelo se juntará ao Compass 4xe, outro híbrido da marca.
Motorização e versões
O 4xe é oferecido em cinco níveis de acabamento: standard, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve. Tração nas quatro rodas é padrão em toda a linha, sendo que as configurações de entrada e a Overland recebem o sistema Quadra-Trac II; Trailhawk, Summit e Summit Reserve vêm com o Quadra-Drive II, que inclui um eixo traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Ambas as versões têm uma caixa de transferência de duas velocidades com uma taxa de multiplicação de torque de 47,4: 1, apta a lidar com todas as condições off-road mais extremas.
O Grand Cherokee 4xe Trailhawk também inclui uma desconexão da barra estabilizadora, que permite ainda mais articulação das rodas para melhor aderência. Todos, exceto o modelo básico, também incluem molas pneumáticas nas quatro rodas com amortecimento ativo, que podem fornecer até 28,7 centímetros de distância do solo. As baterias sob o piso são seladas, permitindo que o SUV possa atravessar 61 cm de profundidade de água. Uma placa de aço de alta resistência de 3,5 mm de espessura protege as baterias contra danos.
Essas baterias têm a mesma capacidade de 17,3 kWh que a do Wrangler, mas são divididas em duas devido aos diferentes locais de montagem. No Wrangler, a bateria fica embaixo do banco traseiro, enquanto no Grand Cherokee pacotes duplos ficam abaixo dos bancos dianteiros.
Sob o capô, o 4xe usa o mesmo quatro-cilindros turbo de 2 litros, com um sistema gerador de partida com correia de 48 volts para reinicializações rápidas e suaves. No lugar do conversor de torque da transmissão automática de oito velocidades está um motor elétrico de 134 cv e 25 kgfm de torque. Somando forças, há 375 cv de potência e 65 kgfm de torque.
Observando um Grand Cherokee 4xe cortado ao meio em exibição, notamos que uma bateria de mais de 100 kWh e um motor elétrico em cada eixo poderiam caber facilmente se o trem de força híbrido, o tanque de combustível e outros acessórios fossem removidos – o que é uma notícia encorajadora para a próxima variante totalmente elétrica.
Para aventuras que envolvam jet skis, barcos, motos de neve ou qualquer outra coisa que você precise transportar, o 4xe tem uma capacidade de reboque de 6.000 libras, significativamente abaixo da classificação de 7.200 libras das versões movidas somente a gasolina.
Equipamentos e acabamento
O Grand Cherokee 4xe tem o tipo de ambiente premium que você esperaria de uma marca que conscientemente tem se elevado nos últimos anos. Bancos em couro, superfícies de toque suave e acabamento em madeira de poros abertos proporcionam um ambiente aconchegante e acolhedor. O sistema de três telas que estreou no Wagoneer é padrão nos modelos 4xe, oferecendo uma tela de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos, outra para a tela sensível ao toque central e ainda mais uma para o passageiro da frente.
A tela do passageiro inclui filtros polarizadores que a tornam invisível do lado do motorista, permitindo que o copiloto manipule a navegação ou assista a um vídeo ouvindo através de um par de fones de ouvido sem fio. As telas duplas para os ocupantes do banco traseiro permitem a visualização de mídia e uma seleção de jogos. A Stellantis também integrou o Amazon Fire TV nas telas dos passageiros.
Em movimento, o sistema 4xe tem três modos: híbrido, elétrico e eSave. O modo elétrico manterá o motor desligado, permitindo que o Grand Cherokee percorra até 40 quilômetros apenas com eletricidade. Embora não vença nenhuma corrida de arrancada com um Tesla, o modo elétrico tem desempenho mais que suficiente para uma condução típica. Nós dirigimos do centro de Austin até as colinas a oeste da cidade, e o Jeep nunca pareceu falhar em desempenho, mesmo em velocidades de rodovia. O modo híbrido combina automaticamente os motores a combustão e elétrico para uma eficiência energética ideal.
A ativação do eSave preserva qualquer carga restante na bateria e a carrega lentamente durante a condução. Isso é útil se você quiser preservar a bateria para dirigir no centro da cidade ou em um bairro ou quando chegar ao início da trilha. Comecei com uma carga de 96% e viajei cerca de 37 km antes que o motor elétrico finalmente ligasse, por exemplo. Com o eSave, a carga da bateria subiu lentamente para cerca de 15% antes de chegar ao meu destino, proporcionando cerca de cinco quilômetros adicionais de condução elétrica.
Habilidade off-road
No meio do caminho, encontramos um terreno visualmente espetacular, ideal para avaliar se o Grand Cherokee 4xe era digno de seu emblema Trail Rated, que certifica os Jeeps mais capazes para o off-road. Peguei um Overland, que não tinha o diferencial eletrônico de deslizamento limitado e a desconexão da barra estabilizadora. Embora estivesse muito seco para verificar a capacidade de mergulho, atravessamos alguns terrenos extremamente desafiadores.
Entre os aplicativos instalados no sistema Uconnect 5 está um display que indica os ângulos de inclinação e rotação. Uma parte da trilha envolvia essencialmente dirigir ao redor do perímetro de uma grande e imponente rocha. Em determinado ponto, olhei para a tela para ver que o Jeep estava inclinado para o lado em um ângulo de 29 graus.
Embora a taxa de multiplicação de torque não seja a mesma do Wrangler Rubicon, é mais do que suficiente para todos os cenários, exceto os mais desafiadores, mesmo sem a desconexão da barra estabilizadora. Rastejar por este ambiente fora de estrada com nada além da bateria é uma experiência única, pois você não ouve nada além das placas de aço raspando nas rochas e os pneus se contorcendo para obter aderência.
Para ajudar a compartilhar a experiência, a Jeep fez uma parceria com a Electrify America para instalar estações de carregamento movidas a energia solar em muitas das trilhas mais populares do país, incluindo Moab e Rubicon.
Preços
O Grand Cherokee 4xe é uma excelente opção para quem deseja a capacidade off-road pela qual a marca Jeep sempre foi conhecida, combinada a habilidade de realizar a maioria das tarefas urbanas em emitir poluentes – e em um prático carro familiar.
O Grand Cherokee 4xe começa em US$ 58.980 e chega a US$ 76.095 na versão Summit Reserve.