Um grupo que representa General Motors, Toyota, Volkswagen e outras grandes montadoras disse que um projeto de lei de US$ 430 bilhões aprovado ontem (7) pelo Senado norte-americano colocará em risco o cumprimento das metas de adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos para 2030.
“Infelizmente, os requisitos de crédito fiscal para veículos elétricos tornarão a maioria dos veículos imediatamente inelegíveis para o incentivo”, disse o presidente-executivo da Alliance for Automotive Innovation, John Bozzella, acrescentando que o projeto de lei “também comprometerá nossa meta coletiva de 40% a 50% de vendas de veículos elétricos em 2030.”
O grupo havia alertado na última sexta-feira (5) que, com base no texto, a maioria dos modelos de veículos elétricos não se qualificaria para um crédito fiscal de US$ 7.500 para compradores norte-americanos.
Para ser elegível, os veículos devem ser montados na América do Norte, o que tornaria alguns veículos elétricos atuais inelegíveis assim que a legislação entre em vigor.
O projeto de lei do Senado impõe outras restrições para limitar o uso pelas montadoras de materiais fabricados na China, introduzindo gradualmente as porcentagens exigidas de componentes de baterias de origem norte-americana. Após 2023, veículos com baterias que possuem componentes chineses não poderão receber o incentivo, enquanto minerais críticos também enfrentam limitações de fornecimento.
A Câmara dos Deputados dos EUA pretende votar o projeto na sexta-feira.
O senador Joe Manchin, que pressionou pelas restrições, disse que os veículos elétricos não devem depender de cadeias de suprimentos estrangeiras, enquanto a senadora Debbie Stabenow, do Estado de Michigan, disse que o crédito é “inviável”.
A lei cria um crédito fiscal de US$ 4 mil para veículos elétricos usados. O pacote fornece bilhões em novos financiamentos para a produção de veículos elétricos, bem como 3 bilhões de dólares para a compra de veículos e equipamentos de carregamento de baterias pelo Serviço Postal dos EUA.
Os novos créditos fiscais para veículos elétricos, que expiram em 2032, serão limitados a caminhões, vans e SUVs com preço não superior a US$ 80 mil e carros até US$ 55 mil. Famílias com renda bruta ajustada de até US$ 300 mil também serão elegíveis.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022