Fundada em 2015, a Carbon Blindados (@carbonblindados) logo notabilizou-se pelo cuidado com a segurança automotiva, oferecendo a proteção mais tecnológica e sofisticada para seus clientes. Não por acaso, tornou-se a blindadora oficial global da montadora Volvo, outra marca sinônimo de segurança, que traz seus veículos ao Brasil para depois reexportá-los.
Agora a Carbon dá um passo além e amplia sua infraestrutura para diminuir os prazos de entrega, além de aumentar sua capacidade instalada e melhorar cada vez mais a qualidade final. Para isso, adquiriu uma das maiores fábricas de vidros balísticos do mercado nacional, a Graffeno, empresa instalada em Atibaia (SP), que passou a direcionar toda a sua produção para a linha de montagem da Carbon em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.
O investimento na aquisição foi da ordem de R$ 25 milhões. O objetivo desse movimento é eliminar um importante gargalo, uma vez que os vidros são o principal insumo da blindagem, representando quase 50% dos custos. Outros R$ 10 milhões estão sendo investidos para ampliar a capacidade de produção da Graffeno, passando de 180 para até 500 kits por mês, o que vai atender à demanda atual da Carbon – na ordem de 400 kits/mês –, ao mesmo tempo que já assegura o fornecimento para a expansão prevista para os próximos anos. A projeção da empresa é blindar 6 mil carros por ano até 2024.
“A pandemia de Covid-19 trouxe um desafio adicional ao setor: a falta de peças, de matéria-prima e insumos. Isso acarretou a necessidade de redefinirmos alguns processos, além de procurar por novos fornecedores. Rapidamente, identificamos onde poderíamos investir de forma a ganhar em escala, sem comprometer a segurança de nossos produtos”, analisa Alessandro Ericsson, CEO da Carbon Blindados.
Expansão da produção
A Carbon já é, há alguns anos, a maior blindadora de veículos civis do mundo. A produção recorde de 3.800 veículos em 2021 equivale a 19% das blindagens de carros no Brasil, mais que o dobro da segunda do mercado (7%).
A empresa pretende aumentar esse percentual. Para isso, foca não somente no incremento das exportações, mas principalmente em ampliar suas linhas de produção, eliminando gargalos e verticalizando parte da cadeia de suprimentos. Para isso, projeta investimentos da ordem de R$ 45 milhões na verticalização da fábrica de vidros, no aumento do estoque de materiais (que alimenta a linha de produção de vidros, aço e fibras de aramida) e no reforço do estoque de blindagens para pronta-entrega com parceiros. Também estão previstos a ampliação da capacidade produtiva (área fabril, estoque, ferramental e novas funcionalidades nos sistemas de planejamento e controle) e o incremento e a melhoria da infraestrutura dedicada ao atendimento pós-venda.
A unidade de blindagem em Barueri, que ocupa uma área de 25 mil metros quadrados, foi planejada como se fosse uma linha de montagem automobilística. Atualmente, opera em um turno, com cerca de 400 colaboradores. No entanto, segundo Lincoln Reis, sócio-fundador e chairman da Carbon, ela pode ampliar a produção atual para até 9 mil veículos por ano, com a adoção de três turnos. “Adotamos uma cultura de crescimento continuado e o uso de estratégias adotadas por fabricantes de veículos. Assim, nossa expansão foi rápida e consistente”, avalia o executivo.
Com o aumento da produção, a expectativa é de crescimento também do faturamento – cerca de 30% neste ano, na comparação com o que foi registrado em 2021. Tal expansão poderia ser ainda maior, não fosse a quebra no fornecimento de componentes eletrônicos, que acarretou a diminuição e até paralisações de linhas de produção em todas as montadoras. “Temos lista de espera de clientes interessados nos mais diferentes modelos. Esse cenário só será normalizado no médio prazo, com a estabilização do fluxo de chegada de insumos na indústria automobilística”, avalia Ericsson.
Homologação e certificações
Um dos diferenciais da Carbon é a homologação da Volvo. Isso significa que a empresa brasileira é a blindadora oficial global da montadora sueca, que traz modelos produzidos na Europa para serem blindados no Brasil e depois reexportados para clientes ao redor do mundo.
“O Brasil é o maior mercado de blindados do planeta. São produzidos cerca de 20 mil novos carros anualmente no país. Para efeito de comparação, o segundo colocado é o México, com cerca de 4 mil blindagens por ano. Assim, já temos o know-how e a capacidade para atender esses pedidos do exterior com a qualidade e a agilidade necessárias”, afirma Reis.
A Carbon também tem certificação para modelos Jaguar, Land Rover e Toyota, além de ter blindado o primeiro carro elétrico do mundo, um Tesla, em 2016.
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