No showroom da Stuttgart, em São Paulo, um Porsche 911 Turbo S desperta a dúvida: qual a cor oficial que consta no documento, cinza ou roxo? Porque, dependendo da incidência da luz ou do ângulo de visão, detecta-se um ou outro tom.
Essa é a magia da pintura especial Chromaflair, o requinte máximo do Sonderwunsch, por sua vez o nível máximo de customização oferecido pela marca alemã – que estreia agora no Brasil.
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O programa “tailor made”, que significa “pedido especial” em alemão, é reservado a clientes tradicionais, que devem viajar para a Alemanha configurar seu carro. É o degrau acima do Porsche Exclusive Manufaktur, a unidade de negócios dentro da empresa que oferece uma personalização além do convencional: enquanto itens como teto solar, apêndices aerodinâmicos e suspensão pneumática são incluídos na linha de montagem, detalhes mais específicos (aletas de ventilação revestidas em couro, por exemplo) são desenvolvidos e instalados de modo artesanal em uma unidade de manufatura à parte dentro da fábrica, em Stuttgart.
“A Porsche é a única marca premium a possuir um Centro de Customização dedicado dentro da fábrica”, garante a empresa, que também afirma que “todo Porsche pode ser configurado. Não existem dois iguais”.
Já no Sonderwunsch são recebidos pedidos que extrapolam uma customização convencional, como o 911 GT3 inspirado no 956 que venceu a edição de 1985 das 24 Horas de Le Mans, pilotado por Paolo Barilla – um “pedido especial” do próprio piloto e empresário do ramo alimentício. Não se trata apenas da pintura que remete ao carro de corrida: o aerofólio traseiro foi desenvolvido exclusivamente para este exemplar.
Do time Sonderwunsch – que nasceu no final da década de 1970 – saiu também o 911 Sally Special, inspirado na personagem Sally Carrera, da animação “Carros”, e recentemente leiloado por US$ 3,6 milhões.
Outro exemplo do que o programa Sonderwunsch concebe e executa são as sete unidades douradas do 959 encomendadas por um Sheik no final dos anos 1980. “Os clientes podem customizar como quiserem seus carros. Mas, se nossos consultores suspeitarem que uma determinada configuração corre o risco, por exemplo, de afetar o valor de revenda do carro, eles podem sugerir que o cliente repense sua configuração”, explica Ulisses Gonçalves, gerente regional de Vendas da Porsche do Brasil.
O que não deve ter ocorrido quando se idealizou o 911 Turbo S exposto na Stuttgart, tingido na belíssima cor Shifting Carbon. Só a pintura Chromaflair – composta por grãos de aproximadamente 1 micrômetro (algo 50 vezes mais fino do que um fio de cabelo humano) e disponível em apenas seis tonalidades aplicadas manualmente – custou R$ 450 mil.
É o valor da exclusividade: dos 600 pedidos acolhidos pelo Sonderwunsch por ano, apenas 12 unidades sairão com a Chromaflair.