“Mais do que você pode pagar, amigo. É uma Ferrari”. Foi assim que uma das falas da icônica franquia Velozes e Furiosos estava atacando a indústria americana de supercarros. Para ser justo, havia pouco na época para lutar no mesmo nível de europeus exóticos, como Ferrari ou Lamborghini.
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Avançando para o presente, temos um concorrente digno das famosas marcas italianas: o Chevrolet Corvette Z06 2023. Um verdadeiro herói entre os superesportivos americanos. Entenda por que ele é tão bom.
Um V8 para os livros de história
Lançar um supercarro sem motor híbrido ou mesmo turbo soa como um suicídio comercial em 2022. No entanto, esse é exatamente o caminho que o Corvette tomou com a versão Z06 que, apesar de todas as críticas, abalou a indústria.
Com o crepúsculo da era da combustão chegando, a Chevrolet lançou o V8 mais potente da história. Isso ocorre, ironicamente, depois que a Ferrari lançou a 296 GTB, um dos seus principais modelos, equipada com motorização híbrida. O novo Corvette Z06 é a nova Ferrari americana? Existem vários argumentos para apoiar essa afirmação desconcertante e inspiradora.
Recém-escapado do cativeiro, o V8 naturalmente aspirado do Z06 gira furiosamente até as 8.600 rpm, quando libera uma horda de 670 cv. Enquanto a Ferrari pode estar cerrando os dentes diante de uma visão tão maravilhosa, os engenheiros da Lamborghini provavelmente estão escrevendo notas rápidas, pois estão profundamente envolvidos no processo de design do próximo Huracan.
Como você pode deduzir, esta não é uma versão atualizada do motor básico do Corvette C8. Esta é de fato uma fera diferente, que permite que a arquitetura do motor central brilhe com seu verdadeiro potencial. Sob o capô do Z06 ronca um V8 de 5,5 litros proveniente do C8R GTLM, um carro de corrida. Graças aos seus 670 cv e 64 kgfm de torque, o cupê é lan~cado aos 100 km/h em 2,7 segundos. Com a curva de torque chegando a 6.300 rpm, esse motor exigirá bastante aceleração ao enfrentar curvas sinuosas.
Eis por que o Corvette Z06 pode superar a Ferrari. Este não é um V8 comum, como você poderia esperar de um muscle car de raça pura. E aqui está um truque legal: coloque o carro em marcha, pressione M para mudar para manual, então puxe e segure os dois paddle shifters. De repente, o V8 começará a acelerar até a faixa vermelha, da mesma forma que uma Ferrari. O som que sai do escapamento explode em puras notas de corrida e fica longe de qualquer filtragem cosmética.
Estilo “Vette” e um interior sólido
Mais largo que o Stingray padrão, o Z06 vira cabeças e quebra ainda mais pescoços ao passar por uma rua ou uma grande avenida. Por um preço que ultrapassa a marca de US$ 100.000, você esperaria qualidade superior em todos os lugares. À parte raras lacunas de montagem da carroceria, o estilo agressivo e aerodinâmico da carroceria do Corvette Z06 vale cada centavo de seu preço de 6 dígitos.
O interior é ainda mais surpreendente. Muito acima de qualquer outra coisa que a Chevrolet ofereceu dentro do Corvette nas gerações anteriores, o layout do novo Z06 segue proporções adequadas, e a qualidade geral do material surpreenderá até os otimistas. Infelizmente, não há alavanca de câmbio aparecendo no console central – a única transmissão disponível é a automática de embreagem dupla de 8 velocidades.
É natural ficar empolgado por ter um carro que não apenas é bom de dirigir, mas também tem uma boa aparência. A Chevrolet parece estar disposta a empurrar mais tecnologia dentro do cockpit. Essa é uma linha tênue – mais tecnologia pode facilmente desconectar o motorista da estrada. É este o caso do Z06? Nem de longe.
Pregado nos trilhos
Embora o motor tenha sido completamente redesenhado em comparação com o C8 básico, a suspensão foi afinada para casar com o desempenho extra. Não se deixe enganar: o Corvette Z06 é 90 mm mais largo e traz pneus traseiros de 21 polegadas e 345 mm e dianteiros de 20 polegadas e 275 mm vão grudar no asfalto para encontrar aderência ao dirigir no limite.
O chassi foi redesenhado para ser mais rígido; a compressão das molas aumentou 30% e a suspensão MagneRide está de volta ao show para aproveitar ao máximo o chassi. Uma vez que você começa a dirigir, o rodar mais firme é imediatamente sentido. No entanto, embora não seja suave como o modelo básico graças ao MagneRide, também não se torna insuportavelmente brutal.
E se você quiser que seja brutal, no entanto? Os engenheiros da Chevy concordam que o Z06 é adequado para dias de pista – só não tão impiedoso e faminto quanto o pacote opcional Z07 (US$ 9.000), que traz outro aumento de 10% nas taxas das molas, bem como pneus de pista Michelin Pilot Sport Cup 2 R ZP.
Além disso, o pacote Z07, dedicado ao uso em pista, substitui os freios padrão por um conjunto da Brembo de carbono cerâmica, além de uma calibração diferente para o MagneRide. O pacote Z07 só pode ser adquirido juntamente com o pacote Aero, que adiciona elementos aerodinâmicos para aumentar o downforce do carro em altas velocidades.
Como isso se traduz em experiência de condução real? Uma vez que os pneus aquecem e você começa a empurrar o acelerador, a transmissão afiada cairá rapidamente da 3ª para a 2ª e deixará o V8 rosnando nas alturas. O tom do escape é simplesmente inebriante.
A direção é milimetricamente precisa e aumenta a confiança em qualquer motorista. Não à toa o piloto da Corvette Racing e cinco vezes vencedor de Le Mans, Oliver Gavin, teve muitas contribuições para dar aos engenheiros do Z06. Em suas próprias palavras, “a primeira vez que pilotei o protótipo Z06 em Nürburgring me senti em meus carros de corrida”.
Embora não tenha sido mencionado anteriormente, o esportivo foi construído para ser usado legalmente nas ruas. Com incrível atenção aos detalhes e um motor para destronar todos os outros motores, o Corvette Z06 2023 vem como uma lufada de ar fresco em um segmento de mercado americano dominado por importações europeias.