Há duas semanas a Volkswagen deu uma aula sobre como constituir um acervo de carros clássicos, inaugurando não a primeira, mas a segunda garagem dedicada aos modelos que compõem sua trajetória de quase 70 anos no Brasil. Nenhuma montadora no Brasil tão logo chegará perto do que a marca alemã construiu de patrimônio histórico – não apenas por falta de interesse, mas principalmente por falta de acervo.
Leia mais: Por dentro da coleção de clássicos da Volkswagen do Brasil
Leia mais: Audi reformula logotipo – o que simbolizam suas quatro argolas?
Pois no último sábado a Porsche demonstrou como deixar um encontro de clássicos diversificado e atraente para toda a família. Como sua conterrânea, se tornou referência no que se propôs a fazer.
Primeira decisão foi plantar o Sportscar Together Day no Autódromo de Interlagos. Qualquer evento automotivo ganha outra dimensão quando realizado ali, tal é a aura ao redor do circuito. Um encontro de carrinho de rolimã é uma coisa, um encontro de carrinho de rolimã em Interlagos é outra.
Daí você chega a Interlagos (em um Macan GTS gentilmente emprestado pela Porsche) e se depara com preciosidades como 911 Turbo (de todas as gerações), 944 Turbo, 934/5, 356 Carrera, Boxster GTS…Não que em outros eventos de automóveis antigos – como Araxá ou Classic Car Celebration, para citar os mais recentes de mesmo nível – essas peças não apareçam, mas reuni-las em um evento dedicado à marca tem um tom diferente. Segundo a Porsche, foram 813 veículos.
“A capacidade de atendimento ao público foi ampliada, com aumento expressivo do nosso hospitality center. Tivemos 86 carros a mais em comparação à última edição”, avisa Leandro Sabes, gerente de Relações Públicas da empresa.
Um pouco acima da concentração dos carros, um 911 Sport Classic. Ou melhor, dois: um da geração 997 e outro da atual 992. Certamente da coleção da Stuttgart. Ao lado deles, um 718 GT4 RS.
Passear pelos carros, escutar as histórias dos colecionadores e descobrir raridades já seria um programa agradável. Mas havia ainda o desfile na pista. Ainda que não tenha sido acelerando, dirigir em Interlagos é sempre especial, sobretudo dividindo as curvas com algum clássico ao seu lado.
“Realizo a logística de eventos de automóveis desde 1997 e percebo que um formato de evento com layout inusitado pode fomentar nos promotores de eventos de carros antigos formatações diferenciadas. O entusiasta ou colecionador precisa se sentir valorizado e participativo, mesmo que seja para um ‘click’ de foto no meio de tantos carros”, avalia José Ricardo de Oliveira, da ZR Soluções, empresa que cuidou da procissão.
Por fim, a última etapa da Porsche Cup, uma corrida de 500 km com estrelas do automobilismo nacional, como Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Alan Hellmeister, entre outros. Sob chuva.
Se houve ao longo de 2022 evento mais diverso no cardápio de atrações, desconheço.