O Toyota Prius foi o primeiro híbrido moderno e, ao longo de quatro gerações desde seu lançamento em 1997 no Japão (2001 nos EUA), permaneceu um veículo de aparência estranha, mas extremamente eficiente. Recebeu nesta quinta geração uma remodelação abrangente, enquanto a montadora japonesa tenta mantê-lo relevante em um universo automotivo agora inundado de veículos eletrificados.
A reformulação de 2023, dizem os executivos de marketing da Toyota, é uma tentativa de atrair compradores mais novos e modernos com um visual esportivo, sem afastar a base de compradores do Prius: famílias jovens, motoristas de aplicativos de carona e idosos com ninhos vazios, todos buscando eficiência e valor. O Prius perdeu seu status de híbrido mais vendido em 2019 e não se recuperou, com os números de vendas no último ano mais baixos do que nunca.
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Com 14 veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos na linha Toyota (com mais por vir), o Prius “desempenha um papel diferente daquela do passado”, disse Lisa Materazzo, vice-presidente de Marketing da Toyota North America. Portanto, ele não está tentando recuperar sua coroa.
Durante uma prévia para a mídia norte-americana, colocamos as versões de tração dianteira e integral do novo Prius à prova em estradas do sul da Califórnia.
As aparências enganam
Quando estacionado lado a lado com o modelo 2022 que agora se aposenta, o novo Prius, à primeira vista, parece ser muito mais limpo e aerodinâmico. Na realidade, os dois são muito parecidos. Satoki Oya, engenheiro-chefe do Prius, disse que o modelo 2023 na verdade tem um coeficiente de arrasto um pouco maior do que seu antecessor, mas o estreante tem menos área frontal e largura de banda de rodagem mais estreita em relação ao diâmetro do pneu, o que reduz a resistência de rodagem.
Isso resulta em um carro de aparência mais elegante, mas que não corta o ar melhor do que seu antecessor mais volumoso. Contudo, o Prius não era antes e não foi agora projetado para atingir grandes velocidades, onde a aerodinâmica conta bastante.
Baseado em uma nova plataforma, o novo Prius traz suspensão mais rígida e maior distância entre os eixos, para mais conforto dos viajantes do banco traseiro.
Ele também recebe um sistema híbrido mais potente, com um motor 2.0 a gasolina de 150 cv no lugar do 1.8 de 96 cv, além de uma bateria de íons de lítio 14% mais potente do que nos modelos anteriores; o propulsor elétrico ficou 56% mais potente, alcançando agora 111 cv.
O resultado é um aumento de 60% na potência total: 194 cv, ou 196 cv na versão de tração integral, que conta com um motor em cada eixo, contra 121 cv nas versões dianteira e integral da linha 2022.
Na estrada
Tudo isso torna o novo Prius muito mais divertido de dirigir do que seus antecessores. Mas, ainda é difícil considerá-lo um carro envolvente ao volante. É cerca de 3 segundos mais rápido de 0 a 100 km/h (7,2 segundos contra 10,5 na tração dianteira, 7 segundos contra 9,8 com tração integral), mas isso significa apenas que agora ele arranca mais rápido – orações antes de enfrentar uma subida íngreme ou uma ultrapassagem rápida agora são apenas uma opção.
No seco, não há muita diferença entre as versões de tração dianteira e integral. A diferença de potência é insignificante e o revisado sistema eletrônico de tração nas quatro rodas, que adiciona um motor elétrico mais potente no eixo traseiro para permitir a divisão do torque nas curvas, provavelmente fará sua presença ser mais sentida na neve ou em estradas molhadas.
Em ambas as configurações o rodar é mais firme, com menos rolagem da carroceria nas curvas. A direção é responsiva e a frenagem é linear, mas sem muita maciez à medida que transita de regenerativa para mecânica. Os acabamentos XLE e Limited levam rodas de 19 polegadas, enquanto o básico LE está montado sobre unidades de 17 polegadas. Isso tudo serve para tornar o Prius um carro agradável de dirigir, mas nada além disso.
A economia de combustível sempre foi o principal argumento de venda do Prius. Apesar do aumento maciço na potência, o LE (com tração dianteira) deve entregar até 24,2 km/l, de acordo com estimativas da Toyota. Esse é o melhor ponto do Prius. Nas versões de topo, com tração nas quatro rodas, o consumo ainda é de excelentes 20,8 km/l na combinação entre os usos rodoviário e urbano.
Ao final de uma viagem de 70 quilômetros, na versão XLE equipada com teto de vidro, o computador de bordo registrava 20,9 km/l, com 66% do trajeto percorrido na eletricidade. Tudo isso foi controlado por computador, sem ativar o modo EV, que é selecionado pelo motorista e só funciona em baixas velocidades para curtas distâncias.
Interior, Tecnologia e Segurança
A nova cabine é moderna e mais premium do que a dos modelos anteriores. Há toques sofisticados, incluindo uma fina barra de luz embutida no painel inferior que não apenas adiciona um destaque colorido, mas também serve a um propósito: pisca para deixar um motorista distraído em um cruzamento saber que o carro à frente começou a se mover.
O painel de instrumentos agora fica em um compartimento próprio, diretamente na linha de visão do motorista, uma grande melhoria em relação à tela central da geração atual. E os bancos (com ajuste elétrico para o motorista) suportam bem o corpo e são confortáveis, embora um pouco mais finos e firmes do que nas gerações anteriores.
O armazenamento de objetos na cabine é adequado, com destaque para um slot no console central que abriga o telefone no carregador sem fio, recurso padrão nas configurações superiores.
Controles são manuais para luzes, modos de direção (Eco, Normal e Sport), aquecimento e ar- condicionado e volume do áudio, mas quase todo o resto é relegado à tela sensível ao toque, que executa o sistema Toyota Audio Multimedia, de fácil manuseio. A conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto é padrão, mas muitos recursos, incluindo navegação baseada em nuvem, ponto de acesso Wi-Fi e controle de voz avançado estão disponíveis apenas por assinatura.
O Prius 2023 também vem com o abrangente conjunto Toyota Safety Sense 3.0, de recursos avançados de segurança e assistência ao motorista. Que inclui controle de cruzeiro adaptativo, prevenção de colisão frontal com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa e assistência de manutenção de faixa e uma função de parada de emergência que pode parar o carro com segurança se o motorista deixar de responder.
Os acabamentos LE e XLE recebem uma tela sensível ao toque padrão de 8 polegadas e sistema de áudio; o acabamento superior recebe uma tela de 12,3 polegadas e áudio JBL premium. Todos têm uma tela de 7 polegadas destinada ao motorista.
O porta-malas comporta 566 litros, o que é bom se comparado à maioria dos sedãs pequenos e médios, mas muito menos do que os 775 litros que o modelo anterior oferecia.
Se há um aspecto negativo no redesenho, é que, ao esculpir o Prius 2023, os designers não apenas o tornaram mais longo e mais largo, mas cortaram 5 centímetros da altura total. Como resultado, o interior cavernoso e as amplas áreas de carga que marcaram as duas últimas gerações do Prius não existem mais.
O modelo 2023 ainda é espaçoso em seus planos horizontais – o espaço extra para as pernas em comparação com o modelo 2022 é de 2,5 cm na frente e 3,8 cm na parte traseira, e há 3,3 cm a mais de espaço para os quadris nos bancos dianteiros. Porém, o espaço para a cabeça caiu consideravelmente: os ocupantes mais altos podem encontrar seus penteados colidindo com o teto.
A maioria dos compradores não deverá notar a redução da capacidade interna, mas pode ser um choque para alguns daqueles que planejam trocar um Prius antigo pelo novo.
Visualmente, os objetivos da Toyota parecem ter sido alcançados. O Prius 2023 é incrivelmente bonito, até um pouco elegante – pela primeira vez em um modelo anteriormente marcado por um design exterior irregular – e seu interior é tão bem esculpido quanto o exterior. Ao mesmo tempo, não há nada sobre o novo Prius que deva ser desagradável para a maioria dos proprietários do Prius de hoje.
Conclusão
Em resumo, sua eficiência continua notável, especialmente porque vem com esse grande aumento de potência. Mas esse poder não transforma o Prius em um foguete de quebrar o pescoço e revirar o estômago. Portanto, embora mais rápido do que nunca, o Prius 2023 continua sendo um player bastante sério, um exemplo para o uso diário adequado para a legião de fãs do modelo que está pronta para uma nova experiência.
Embora o Prius 2023 não seja o mais espaçoso, rápido ou utilitário dos pequenos híbridos do mercado hoje, ele mantém sua eficiência de combustível líder da classe e apresenta um novo visual atraente que deveria ser um atrativo por si só.
Longe do Brasil
Nos EUA, o modelo acaba de desembarcar nas concessionárias, partindo de US$ 28.545 na versão LE.
A Toyota afirma que, no mercado brasileiro, não há perspectivas de comercializá-lo novamente. “O Prius foi muito importante para a marca introduzir a tecnologia híbrida no país e preparar o terreno paro híbrido flex, no caso o Corolla. Ele cumpriu bem essa função. Mas, nesse momento, ele não está sendo considerado em nossos planos”, esclarece a marca japonesa.