Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Land Rover confirma chegada do Defender de 8 lugares no Brasil

Land Rover confirma chegada do Defender de 8 lugares no Brasil

Veja a avaliação do Defender 130, equipado com motor 3.0 a diesel de 300 cv e 65 kgfm de torque, que chega por R$ 899.950

Brett Berk
11/01/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Defender 130 ao lado dos modelos 90 e 110

Recentemente, passei um fim de semana de outono lamacento com o novíssimo Land Rover Defender 130. No papel, é atualmente o máximo de Defender que se pode comprar de acordo com certas métricas – comprimento, peso e número de assentos –, confirmando assim minha teoria anterior: grande parte do que significa querer um Defender é sobre adorar o “mais”.

Desenvolvi essa tese depois do último que dirigi, um Defender 90 Carpathian Edition, de US$ 113.525, um jipão todo preto, de duas portas, equipado com um V8 Supercharged de 516 cavalos de potência e 64 kgfm de torque. Carregado com todos os recursos de luxo possíveis e o sistema off-road mais capaz da marca, essa ameaça de quase 2,5 toneladas pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Leia mais: O que as fabricantes de carros mostraram na CES 2023

Leia mais: Os dez carros clássicos mais caros do mundo

A nova versão 130 adiciona excessos à crescente linha desse off-road de luxo de diferentes maneiras. Ela complementa as ofertas do modelo ao enxertar formidáveis 33,5 centímetros de comprimento adicional atrás das rodas traseiras.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

Esse alongamento dá ao Defender 130 um perfil um tanto desajeitado, como se estivesse usando uma grande pochete na cor da carroceria. Isso afeta o compromisso de décadas do Defender com os balanços (o “restante” da carroceria depois das rodas, medido entre o centro do eixo até o fim dos para-choques) dianteiro e traseiro, comprometendo diretamente seu ângulo de saída – um termo do universo off-road referente à capacidade da parte traseira do carro de entrar ou sair de um obstáculo.

Upgrade para os passageiros

Mas o que se ganha em espaço na recém-expandida terceira fila é impressionante, tornando o Defender 130 um genuíno veículo para oito pessoas. E os passageiros sentados nas últimas posições não se sentirão como se tivessem acabado de embarcar em um vagão lotado. A segunda fila inteira desliza para a frente e apresenta uma divisão 60/40 para acomodar humanos de tamanho adulto em praticamente todas as posições.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

O espaço para carga também melhorou em relação ao agora segundo maior Defender, o 110, aumentando a capacidade do porta-malas em 85 litros com a terceira fileira erguida e em 255 litros com ela abaixada. Meu parceiro e eu pudemos atestar esse fato, pois mesmo com todos os bancos na posição de uso conseguimos guardar duas malas de rodinhas, duas mochilas e uma série de agasalhos lá atrás.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

E com uma quarta zona climática disponível, assentos aquecidos, teto solar de painel fixo com escurecimento e saídas USB, o espaço da terceira fila pode não ser exatamente o de uma classe executiva, mas é definitivamente um espaço funcional. Na verdade, para os que se apegam a tamanho, com um comprimento total de quase 5,4 metros o Defender 130 é tão longo quanto um Cadillac Escalade e 13 centímetros mais comprido do que um Range Rover de entre-eixos estendido.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

O acesso à última fileira também é notavelmente simples, especialmente em comparação com a absurda entrada por comando elétrico do Defender 90 que testei. Um simples puxão em uma alavanca libera a segunda fila e permite que ela deslize para frente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

Um par de seis-cilindros, mas sem V8

Contudo, uma coisa a qual o 130 não terá acesso, ao menos por enquanto, é o motor V8. O maior e mais pesado Defender terá que se contentar com duas configurações diferentes do 3.0 turbo de seis cilindros em linha: 296 cv e 48 kgfm de torque na versão P300 e 395 cv e 56 kgfm na P400 – de acordo com a Land Rover, o SUV acelera até os 100 km/h em 7,5 e 6,3 segundos, respectivamente.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

Há também o D300 MHEV (3.0 a diesel, híbrido, de 300 cv e 65 kgfm de torque), que equipará a versão X, a escolhida para estrear o 130 no Brasil por R$ 899.950.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

Isso não significa que seja um carro lento, de forma alguma. Embora esteja meio segundo abaixo dos tempos de aceleração do 110 com o mesmo trem de força, isso não foi perceptível nos usos rodoviário e urbano. De todo modo, o V8 parece mais adequado ao 130, e esperamos vê-lo sob seu capô em breve, já que está no restante da linha Defender.

Off-road

A menos que você esteja dirigindo por uma das faces mais íngremes do Monte Everest, o Defender 130 não é menos capaz. Eu o dirigi após uma tempestade tropical em um percurso off-road projetado para conter trinta centímetros a menos de água do que ele, e ele não falhou uma vez – mesmo ao atravessar um riacho cujas águas turvas estavam quase na linha da janela.

Deixei que as configurações do controle de tração tomassem as decisões sobre qual das quatro rodas motrizes deveria enviar qual quantidade de potência. Ainda assim, senti-me confiante de que, se encontrasse a necessidade de apertar qualquer um dos botões dedicados – digamos, se me encontrasse na neve, cascalho ou areia – , avançaria com a mesma desenvoltura. Como todos os Defenders, o 130 é tão resolutamente competente na lama que quase tira o medo de se arriscar no fora de estrada.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Land Rover Defender 130

E o melhor: ao contrário do último Defender que testei, que apresentou uma série de falhas eletrônicas durante meu tempo com ele, este 130 – com seu sistema de infoentretenimento atualizado – não falhou nenhuma vez. Esse também foi o caso durante um teste recente de um novo Range Rover, talvez um sinal de que a Jaguar Land Rover está finalmente levando a sério o controle de qualidade.

Agora que o 130 foi lançado, você e seus amigos podem descobrir por si mesmos.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • defender
  • Jaguar Land Rover
  • land rover

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
    Forbes Tech

    Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo papa foi eleito no Vaticano
    Geral

    Fumaça Branca: Novo Papa É Escolhido

Últimas Notícias

  • Corrida do Delivery: por Que iFood e Uber se Uniram?

  • Jessica Chou

    Airbnb Expande Serviços e Entra na Disputa pelo Mercado de Turismo Integrado

  • ThiagoNori/GettyImages

    Mercado Errou Ao Projetar Selic na Casa dos 15,75%?

  • Argentino Fatura US$ 15 Milhões em um Mercado de Nicho Que Vai Além dos Celíacos

  • Juliana Azevedo

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • Foto ilustrativa de uma mulher pensando sobre códigos e tecnologia.

    Você Está Pronto para Liderar com, para e Apesar da IA?

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.