Geração Z e mobilidade elétrica: muito além da tecnologia

Abertos à inovação e preocupados com causas e propósito, os integrantes da Geração Z veem nos carros elétricos uma possibilidade mais sustentável, segura e alinhada aos novos tempos

BRANDVOICE | Conteúdo patrocinado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Rebeca Andrade, ginasta e medalhista olímpica

Acessibilidade

Geração Z, GenZ, Zoomers. Não faltam nomes curiosos para definir os jovens nascidos entre 1995 e 2010. Essa geração, conhecida por sua imersão digital e a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, tem sido fundamental para ajudar as marcas a repensarem suas estratégias. Muito além dos games ou do TikTok, a Geração Z se preocupa com vários aspectos sociais e sustentáveis, e, segundo levantamento da HSR Specialist Researchers, busca cada vez mais experiências, em vez de apenas consumir.

A Geração Z também busca se associar a marcas com propósito e preocupação com a sustentabilidade em seus mais variados aspectos. Um relatório da Apex Fintech Solutions mostrou, por exemplo, a alta demanda de investidores da GenZ por empresas que apostam em mobilidade elétrica.

Para eles, o automóvel é sobretudo um mero meio de locomoção, e não de afirmação ou de ostentação como num passado não muito distante. Estão mais abertos a ressignificações e inovações, como conectividade e inteligência artificial. É por isso que buscam cada vez mais por carros elétricos.

Desde o ano passado, duas referências da Geração Z no Brasil são embaixadoras da Volvo Car Brasil e possuem um XC40 Pure Electric: a apresentadora Maisa, de 20 anos, e a ginasta e medalhista olímpica Rebeca Andrade, de 23 anos. “Gosto de fazer uma comparação com as minhas competições. Sempre me perguntam se eu vou trazer medalhas. Costumo dizer que consigo controlar o que eu posso fazer e que vou dar o meu melhor. Com a questão da sustentabilidade, também é assim, porque consigo ser responsável pelo que posso mudar. Escolhi andar com um carro 100% elétrico porque sei que ele contribui para um planeta melhor”, diz a ginasta.

Para Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo, a escolha de Rebeca e Maisa reflete a conexão cada vez maior da marca com essa geração, expressa por meio de atitudes claras no cuidado com as pessoas e com o planeta. Além do propósito, outros atributos aparecem como premissas para a escolha de um Volvo: a segurança para quem está dentro e fora do carro; os materiais reciclados utilizados nos revestimentos; um design minimalista e clean; e a tecnologia de ponta, como conectividade com comando de voz e toda a capacidade multimídia do veículo.

“O XC40 Recharge Pure Electric é perfeito para mim. Estar conectada o tempo todo é essencial para o meu trabalho, e a integração do carro com meu smartphone é um grande diferencial”, reforça Maisa. “Amo a segurança e o conforto que ele promove, além do fato de que andar por aí, sabendo que estou contribuindo para um meio ambiente mais limpo me tranquiliza, porque sei que o futuro do planeta depende de nós”, conclui.

A Geração Z não está só determinando novos hábitos – ela também detém, cada vez mais, poder de compra e influência. De acordo com o Bank of America, a renda global dessa geração já chega a US$ 7 trilhões, e sua capacidade de influência é cada vez maior – 87% das famílias se sentem influenciadas por seus filhos GenZ. Para esses jovens, aliar consumo consciente, propósito e preservação ambiental é, além da expressão de uma nobre causa, um novo estilo de vida.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.