“Barn find” é como colecionadores se referem a veículos abandonados ou esquecidos em celeiros (daí o “barn” do nome), fazendas, sítios, quintais, salas ou qualquer outro cômodo que sirva como garagem, e que depois de muito tempo são resgatados.
Leia mais: Como Fiat 500 foi de ícone do pós-guerra a pioneiro no Metaverso
Leia mais: Os dez carros clássicos mais caros do mundo
Às vezes são preservados como encontrados, caso do Horch 830 BL no museu da Audi, em Ingolstadt, Alemanha. Ou do Series I definhado que a Land Rover resgatou a poucos quilômetros de sua fábrica, em Solihull, na Inglaterra, em 2018. Não era qualquer Series I, mas sim um dos três que foram exibidos no Salão de Amsterdam de 1948 para apresentar ao mundo a nova fabricante de jipes rústicos e destemidos.
Em outras situações seguem para algum leilão prestigiado, como será com uma coleção de modelos da Jaguar no Bonhams Amelia Island Auction, em 2 de março.
No acervo amealhado por Thomas C. Hendricks e escondido por mais de vinte anos nos arredores de Washington (EUA) o principal tesouro é um XK120 pilotado por Phil Hill, campeão de 1961 da Fórmula 1.
Trata-se do LT3, assim chamado um dos três XK120 de corrida que a Jaguar construiu em alumínio para substituir o C-Type em Le Mans, mas que foram parar nos EUA com a missão de lá disputar campeonatos locais e assim promover a marca inglesa na terra do Corvette. Nunca restaurado e exibido apenas uma vez para o aniversário do C-Type, em 2001, é considerado uma peça excepcionalmente rara e fundamental na história da Jaguar. Estima-se que seja arrematado por cerca de US$ 600 mil (R$ 3,05 milhões).
Mais em conta portanto que o Lister 1959 com carroceria Costin, avaliado em torno de US$ 800 mil (R$ 4,07 milhões). De acordo com a Bonhams, também carrega pedigree de corrida: além da carreira nas pistas da Inglaterra, desfilou no aniversário de 50 anos de Le Mans, em 1973, três anos antes de Hendricks comprá-lo.
Um XK120M Roadster 1954 nunca restaurado também promete protagonismo no leilão da Bonhams na Flórida. Em 1961, Hendricks – respeitado “connoisseur” da marca e ex-presidente do Washington Jaguar Club – recomprou o carro que havia sido do pai com o depósito que ele e a esposa haviam economizado para comprar uma casa. Sete anos depois, o Roadster foi selecionado para representar o 20º aniversário da Jaguar nos EUA no estande da montadora no Salão do Automóvel de Nova York de 1968. Agora vale cerca de US$ 100 mil (R$ 508,9 mil), segundo a casa de leilões fundada em Londres há 230 anos.
“Esta é uma descoberta fantástica, uma coleção nova e emocionante que representa os melhores exemplos das pistas e das ruas desta amada marca britânica”, avalia Rupert Banner, chefe global de especialistas da Bonhams Collector Cars – sem explicar como a empresa chegou à coleção do falecido Hendricks.
No mais, há carros mais mundanos como um XK120 Fixed Head Coupe 1951 (US$ 10 mil), um XK120 Fixed Head Roadster 1951 (US$ 20 mil) ou um E-Type ‘Flat Floor’ Roadster com capota rígida, estimado em US$ 40 mil.