A 95ª cerimônia do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas será no próximo dia 12. Mas, por enquanto, nenhum dos dez filmes indicados para “Melhor Filme” envolve um dos mais antigos e grandiosos dispositivos cinematográficos, a perseguição de carros.
A história do automóvel e do cinema estão inexoravelmente entrelaçadas, com o primeiro filme centrado em carros, Runaway Match, datado de 1903 e a perseguição de carros popularizada em Keystone Cops, de Mack Sennett, em 1912. A era pós-Segunda Guerra Mundial encontrou Hollywood e Detroit dando passos coletivos, com os carros e a cultura automobilística desempenhando papel cada vez mais significativo no cinema moderno por meio de filmes populares e vencedores do Oscar.
Esses últimos incluem Operação França (1971), no qual Popeye Doyle, interpretado por Gene Hackman, se envolve em um confronto atrás do volante com um trem, e Bullitt (1968), cuja cena de perseguição é sem dúvida a mais emocionante já filmada.
E depois há aqueles que parecem existir apenas para demolir cinematograficamente o maior número possível de veículos. Um dos primeiros a empilhar a carnificina de carros como carne enlatada foi Os Irmãos Cara-de-Pau (1980), de John Landis. Em “uma missão de Deus”, Jake e Elwood Blues conseguiram direta ou indiretamente ser responsáveis por bater o que na época era o maior número de carros destruídos em um único filme, sendo muitos deles carros de polícia aposentados. E ainda detêm o recorde.
Leia também: Mercedes foca em autônomos e parceria com Google em novos acordos
Leia também: Como serão os elétricos de Aston Martin, Bentley e McLaren
Outras franquias de filmes que posteriormente enviaram carros para o ferro-velho incluem os vários capítulos de Velozes e Furiosos, Transformers e a saga Matrix.
Para comemorar a prolífica violência veicular, pesquisadores do site de reciclagem de automóveis ScrapCarComparision.com, do Reino Unido, elencaram quais os diretores que mais debilitaram automóveis ao longo dos anos pelo bem da glória cinematográfica.
O site cita Michael Bay, talvez mais conhecido por seus capítulos de Transformers, como o responsável pelo maior número de acidentes em sua carreira, com 354 veículos destruídos – são 15 filmes na carreira, com quase 24 veículos arrasados por filme.
A seguir, a lista dos 10 diretores mais destrutivos do cinema, destacando suas franquias de filmes de ação mais notáveis e o número de carros que cada um danificou significativamente ou levou à perda total em suas ilustres carreiras:
-
Foto: Reprodução Michael Bay (Transformers, 2007): 354 carros
-
Foto: Reprodução Justin Lin (Velozes e Furiosos, 2009): 135 carros
-
Foto: Reprodução John Landis (Os Irmãos Cara-de-Pau, 1980): 120 carros
-
Foto: Reprodução Christopher Nolan (Batman Begins, 2005): 83 carros
-
Anúncio publicitário -
Foto: Reprodução The Russo Brothers (Os Vingadores: Ultimato, 2019): 80 carros
-
Foto: Reprodução John Woo (Missão Impossível II, 2000): 77 carros
-
Foto: Reprodução Richard Donner (Máquina Mortífera, 1987): 61 carros
-
Foto: Reprodução Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida, 1981): 60 carros
-
Foto: Reprodução Paul Greengrass (A Supremacia Bourne, 2004): 51 carros
-
Foto: Reprodução Lana and Lily Wachowski (The Matrix, 1999): 45 carros. Na foto, carro do Morpheus
Michael Bay (Transformers, 2007): 354 carros
*Jim Gorzelany é um veterano jornalista automotivo baseado em Chicago dedicado a fornecer notícias, opiniões, dicas e análises oportunas para ajudar a maximizar seus investimentos automotivos. Além da Forbes, é colaborador regular dos veículos Carfax.com, Motor1.com e MyEV.com, além de escrever frequentemente sobre tópicos automotivos para outras publicações e sites nacionais e regionais. Seu trabalho também aparece em jornais nos Estados Unidos, distribuídos pela CTW Features.
(Traduzido por Rodrigo Mora).