Aqui estão algumas das principais motocicletas que serão lançadas ou renovadas neste ano – todas valem pelo menos uma volta ou, pelo menos, um olhar embasbacado:
ARCH 1S
Co-fundada pelo ator Keanu Reeves em 2011 com o mestre construtor de bicicletas Gard Hollinger, a ARCH é uma boutique, fabricante sob medida de motocicletas de edição limitada com sede em Los Angeles.
Este ano traz um segundo modelo, a bonita e poderosa 1s. Impulsionada por um motor V2 de 124 cc, seu DNA básico se concentra em um chassi principal de aço com um subquadro de alumínio usinado. Versátil tanto para uma longa viagem quanto para um uso urbano mais dinâmico, traz um braço oscilante de um lado e pedaleiras montadas mais perto da traseira.
Alumínio, fibra de carbono e peças e eletrônicos de alta qualidade são materiais usados por toda a moto. Construída sob encomenda, a ARCH 1s parte de US$ 128 mil e, se você optar, a compra inclui a participação em uma viagem anual com as presenças de Reeves e Hollinger.
Ducati SuperSport 950S
Não que a Ducati produza motos feias, mas as SuperSport 950 e SuperSport 950S são particularmente atraentes. Projetadas para o uso diário, vão na contramão da maioria das esportivas, que geralmente maltratam o condutor com dores no pulso e nas costas após um dia de pilotagem. Atualizações em vários componentes eletrônicos foram realizadas no ano passado.
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Também não é o modelo mais rápido da frota da empresa – e nem deveria ser. Instalado no quadro está um Testastretta V2 de 937 cc, o mesmo usado em modelos como DesertX, Monster, Hypermotard 950 e Multistrada V2. A SuperSport 950 começa em US$ 15.195 e está disponível apenas em vermelho; a SuperSport 950S sai por US$ 17.695 e a cor Arctic White Silk é um opcional de US$ 400.
BMW M1000RR
A famosa M1000RR recebeu uma explosão de músculos para 2023, com aerodinâmica avançada aumentando massivamente tanto a estabilidade quanto a velocidade. Ele tem um motor em linha ShiftCam de 999 cc e quatro cilindros, que com a ajuda da refrigeração líquida e pistões forjados chega a 212 cv.
Também não é barata, partindo de US$ 30.500. Contudo, é a última parada antes das motos de corrida.
Suzuki V-Strom 800DE
A novíssima 800DE apresenta uma novidade: foi projetada para o off-road. O acelerador, por exemplo, foi ajustado para o uso fora de estrada e é possível selecionar o modo G de pilotagem, indicado para os momentos de pouca aderência.
Destaque para o subquadro particularmente mais sólido, a fim de incrementar a capacidade de carga extra que esse tipo de motocicleta eventualmente precisa transportar. Sua suspensão é totalmente ajustável e você pode, se não abusar do acelerador, chegar a 480 km com um tanque de combustível.
Indian Challenger Elite
Compradores encontrarão um passeio exclusivo aqui, já que apenas 150 unidades da Indian Challenger Elite serão construídas. A lista de itens é longa: três modos de pilotagem, pintura especial (Sapphire Blue Smoke Paint) amortecedores Fox com pré-carga traseira ajustável eletronicamente, faróis de LED adaptativos reprojetados e uma nova embreagem deslizante para ajudar nas reduções de marcha. Por US$ 30 mil, ainda traz um motor de 1.768 cc e 120 cv.
*Josh Max cresceu perto de uma garagem no condado de Westchester, tornando-me uma presença constante aprendendo sobre os meandros dos motores e da manutenção de carros. Depois de 12 anos em Manhattan montando bandas e curtindo anos de apresentações em clubes e faculdades, tornou-se um escritor em tempo integral para o NY Daily News, onde dirigiu as editorias “Road Test” e “Your Drive” por 12 anos. Também é freelancer de publicações como NY Times, Guitar Aficionado, Newsweek e Glamour, além da Forbes.
(Traduzido por Rodrigo Mora).