A Lexus tem veiculado fortemente sua nova campanha publicitária durante os torneios de basquete universitário March Madness, que se encerram nos próximos dias. No entanto, sua peça “Lexus Electrified” marca apenas o início do marketing da transição para se tornar o porta-estandarte de veículos elétricos da Toyota Motor Co.
A gigante montadora japonesa tem executado uma adoção acelerada, embora relutante, de veículos totalmente elétricos desde que nomeou Koji Sato para assumir o cargo de CEO de Akio Toyoda, que relutara em apostar tudo nas baterias.
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“Como uma marca nos estágios iniciais da curva de adoção de EVs, ainda não tínhamos um veículo completo movido a bateria”, Vinay Shahani, vice-presidente de marketing da Lexus.
“Contudo, nesta campanha estamos mostrando um veículo conceitual eletrificado, que apresentamos pela primeira vez no Pebble Beach Concours d’Elegance, para sinalizar para onde estamos indo como a marca. E é igualmente importante para mostrar aos nossos clientes como reduzir ainda mais a idade da marca”, explicou o executivo.
Anúncios da campanha mostram como as pessoas são a inspiração para a versatilidade da linha de veículos eletrificados da Lexus, que atualmente são modelos híbridos.
Em “Like Attracts Like”, o spot inaugural, uma série de indivíduos nos palcos usa a eletricidade de diferentes maneiras para alimentar seus interesses. Uma banda toca em uma sala; um jogador de tênis acerta bolas disparadas por uma máquina elétrica de bolas; uma dançarina usa um terno iluminado. Cabos iluminados descendo de cada estágio servem como uma metáfora para a eletricidade humana gerando a energia para a inovação da Lexus. O anúncio mostra a linha eletrificada da Lexus, incluindo o Electrified Sport Concept.
“No que diz respeito às necessidades de mobilidade de nossos clientes, sabemos que um tamanho não serve para todos”, disse Shahani em um comunicado à imprensa. “É por isso que criamos uma experiência de direção eletrificada com uma variedade de powertrains que podem atender e elevar qualquer estilo de vida”, completou.
Shahani disse ainda que a Lexus quer ressaltar que já oferece uma variedade de opções eletrificadas, incluindo o novíssimo RZ 450e, lançado no início deste ano: “tem tudo o que você esperaria de um Lexus em termos de desempenho e sensação de luxo, silêncio na cabine e infoentretenimento intuitivo”.
A Lexus foi pioneira com o SUV híbrido RX, há cerca de duas décadas, com base no trabalho da empresa em lançar um dos primeiros veículos híbridos do mundo, o Toyota Prius.
Entre outros resultados, Shahani espera que a mudança cada vez maior da Lexus para uma identidade como uma marca eletrificada reduza a idade média de seus compradores, um esforço que está em andamento há vários anos.
“Observamos uma melhora acentuada na porcentagem de registros de proprietários de 44 anos ou menos que não vimos antes. Depende muito de ter o produto certo com a tecnologia certa, e certamente ter baterias elétricas nos permitirá continuar essa mudança em direção a um cliente mais jovem e rico”, explicou o executivo.
Tenho experiência como jornalista cobrindo o setor automotivo, a indústria de bens de consumo, empreendedorismo e outros temas, como política, cultura, mídia e religião. Cobri o setor automotivo para veículos como The Wall Street Journal, Edmunds.com, AutoTrader.com, Automotive News e Advertising Age. Sou um dos principais colaboradores da Chief Executive Magazine, Brandchannel.com, Townhall Magazine, revista New Nutrition Business e Journal, entre outros.
(Traduzido por Rodrigo Mora).