O chefe da Tesla Elon Musk dobrou a guerra de preços que começou no final do ano passado, dizendo que a fabricante de veículos elétricos vai priorizar o crescimento das vendas antes do lucro em uma economia fraca.
A empresa registrou sua margem bruta trimestral mais baixa em dois anos, abaixo das estimativas do mercado, após ter cortado preços agressivamente em mercados como Estados Unidos e China para estimular a demanda e afastar a concorrência crescente.
As ações da montadora caíram 6% nas negociações após o fechamento do mercado.
“É melhor vender um grande número de carros com uma margem menor e colher essa margem no futuro, à medida que aperfeiçoamos a autonomia”, disse Musk a analistas em uma teleconferência. Ele disse que, embora a economia permaneça incerta, as encomendas para a fabricante de veículos elétricos excederam a produção.
Musk, que disse anteriormente que gostaria de atingir 2 milhões de entregas de veículos este ano, recusou-se a reafirmar isso na quarta-feira, mas manteve a meta oficial da empresa de 1,8 milhão de entregas.
Segundo 14 analistas ouvidos pela Refinitiv, a empresa reportou uma margem bruta total de 19,3%, abaixo das expectativas do mercado de 22,4%.
A Tesla também não informou sua margem bruta automotiva, um número observado de perto pelos investidores, com Musk dizendo que a economia fraca torna difícil fornecer perspectivas de margem.
De acordo com cálculos da Reuters, a empresa registrou uma margem bruta automotiva de 19% excluindo créditos regulatórios no primeiro trimestre, abaixo dos 24% do trimestre anterior.
Analistas dizem que a fabricante de veículos elétricos pode precisar cortar ainda mais os preços, pressionada por uma guerra de preços, especialmente na China.
No primeiro trimestre, a Tesla registrou estoque recorde de US$ 14,38 bilhões, acima dos US$ 6,69 bilhões do ano anterior.
A empresa consumiu US$ 154 milhões em caixa durante o trimestre e teria gasto mais se não fosse um ganho de US$ 1,6 bilhão atribuído a “receitas de vencimentos de investimentos”.
O lucro líquido da Tesla caiu quase um quarto, para US$ 2,51 bilhões em relação ao ano anterior, prejudicado por custos mais altos de matérias-primas, logística e garantia, bem como pelo aumento da produção de suas 4.680 células de bateria.
A receita ajustada para itens únicos e a receita ficaram em linha com as estimativas da Refinitiv.