Com preço acessível e autonomia decente, o Chevrolet Bolt foi a resposta para os sonhos de muitos consumidores de carros elétricos. Mas, com a General Motors decidindo descontinuar o Bolt – que nos EUA parte de US$ 26,5 mil (R$ 132 mil) – a próxima melhor coisa parece ser o futuro Equinox EV.
Veja fotos do Chevrolet Equinox EV:
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Foto: divulgação Chevrolet Equinox EV
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Chevrolet Equinox EV
“O Equinox EV 2024 competirá no maior e um dos mais competitivos segmentos do setor. Com base nas ofertas atuais, espera-se que seja um dos EVs mais acessíveis de sua classe”, disse um porta-voz da GM.
Maior do que o subcompacto Bolt, o Equinox EV partirá de US$ 30 mil (R$ 150 mil) e terá, dependendo da versão, entre 400 e 480 km de autonomia, ante 415 km do Bolt.
Por que então matar um elétrico popular?
O Bolt está saindo de linha, apesar de um salto nas vendas e de aumento da popularidade. No primeiro trimestre deste ano chegou a 20 mil emplacamentos, registrando suas melhores vendas trimestrais de todos os tempos. Isso sem dúvida é impulsionado pelo baixo preço inicial e por um crédito fiscal de US$ 7.500.
É o quarto EV que a empresa sacrifica: EV1, Spark EV, Volt e agora o Bolt.
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Contudo, a GM tem suas razões para finalizar a produção do Bolt, de acordo com um analista da Edmunds.
“A descontinuação do Bolt parece amplamente baseada na mudança das prioridades de produção, à medida que a GM trabalha para renovar toda a sua linha para a tecnologia da plataforma modular Ultium”, justificou Joseph Yoon, especialista do tradicional guia de compras dos EUA, se referindo à nova arquitetura da GM para elétricos.
“Progredimos tanto que agora é hora de planejar o fim da produção do Bolt, que acontecerá no fim do ano”, disse a CEO da montadora estadunidense, Mary Barra, durante a conferência de resultados da companhia, em abril.
A GM, contudo, não vai parar de fabricar elétricos de baixo custo.
“Parece improvável que a GM esteja desistindo de EVs baratos. É por isso que está focada em colocar o Equinox e o Blazer elétricos no mercado”, avaliou o consultor.
No Brasil
Recentemente, a GM confirmou três lançamentos para o mercado brasileiro: Bolt, Equinox EV e Blazer EV.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos”, revelou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
A chegada da versão elétrica do Equinox não significará o fim do modelo atual, equipado com um motor 1.5 turbo (172 cv e 27,8 kgfm de torque) e partindo de R$ 216.890. Ambos conviverão, garantiu à Forbes Motors uma fonte da marca.
Veja fotos do Chevrolet Equinox:
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Foto: divulgação Chevrolet Equinox RS
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Foto: divulgação Chevrolet Equinox Premier
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Chevrolet Equinox RS
“O atual ainda passará por uma transformação. O Equinox chinês é uma boa pista do que pode acontecer com o atual Equinox vendido no Brasil”, indicou a fonte.
Há cerca de dez dias, o Ministério da Indústria e Tecnologia da China vazou fotos do novo Equinox, que esteticamente se alinhará a modelos como Tracker e Montana.
Duas opções de motorização tão distintas para um mesmo carro (embora nada compartilhem tecnicamente) é a redenção de um modelo que sempre foi o conjunto mais atraente da categoria em dirigibilidade, espaço e status, mas que nunca emplacou. Enquanto o líder do segmento, Jeep Compass, vendeu 63.564 unidades em 2022, a Chevrolet viu apenas 1.768 exemplares do seu SUV médio saírem das lojas.