A Volvo apresentou na manhã desta quarta-feira (7), em Milão, na Itália, o EX30. O modelo, que é esperado desde o início de 2023, é o menor SUV da história da marca sueca e tem como objetivo atender a um público amplo e com preços mais atrativos, principalmente no Brasil.
Galeria de fotos:
O lançamento foi feito na sede do Volvo Studio Milano, hub de design e tecnologia da Volvo na Itália, e contou com a presença dos brasileiros Luis Rezende, head da Volvo Cars Latin America, Rafael Ugo, diretor de marketing Latin America e André Bassetto, diretor de produtos, além de outros executivos globais.
Leia também
- Volvo lança o C40 e espera portfólio 100% elétrico até 2030
- CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina
“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas representa um grande negócio para a Volvo como empresa e para nossos clientes. Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico. Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, durante o lançamento.
Perspectivas para o Brasil
Um teaser do EX30 foi apresentado no início deste ano. Previsto para chegar ao Brasil em 2024, o modelo compõe o portfólio totalmente elétrico da Volvo que já conta com o EX90, XC40 e C40 e poderá ser reservado já no segundo semestre deste ano. No Brasil, a marca encerrou 2022 com mil postos de recarga e 9 pontos de carga rápida em estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
“Com o Volvo EX30, entramos em um segmento novo e em rápido crescimento para nossa marca. Há uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo por SUVs premium pequenos e totalmente elétricos. Por exemplo: muitas pessoas que moram na cidade procuram um carro que traga comodidade e lhes permita se deslocar para o trabalho e se locomover de uma forma que reflita quem elas são”, reforça Jim Rowan destacando que o EX30 pode ser o modelo mais vendido da empresa nos próximos anos.
Design
O EX30 mantém os valores de design da Volvo, porém, em formato menor com cinco cores, dentre elas o Cloud Blue e o Moss Yellow, inspirado em arbustos que nascem nas rochas presentes na costa oeste da Suécia. Internamente, é possível escolher quatro ambientes distintos inspirados no design escandinavo.
Baterias
O modelo permitirá que os clientes escolham a bateria entre dois tipos diferentes, o que, de acordo com a Volvo, contribui para um preço inicial mais atraente. Para distâncias mais curtas é indicada a LFP, mais econômica e que consome menos recursos na produção. Já para quem quer alcance, a NMC é mais eficiente com autonomia de até 480 quilômetros. Além disso, o EX30 permite recarga rápida que pode chegar a 25 minutos de 10% a 80% de capacidade.
Sustentabilidade
O EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro da Volvo até o momento com uma redução ao longo de 200 mil quilômetros para menos de 30 toneladas.
Segurança
O modelo tem um recurso adicional de segurança especial para bicicletas que ajuda a prevenir acidentes, alertando o condutor quando está prestes a abrir a porta na frente de um ciclista, scooter ou corredor. Além da tecnologia de contenção de ponta e design estrutural de alto nível. O EX30 também vem com uma funcionalidade de chave digital que facilita o compartilhamento do carro com outras pessoas.
Conectividade
Em termos de conectividade, o EX30 traz, em sua interface e tela única, o Google integrado e com a versão mais recente de infoentretenimento da Volvo. O sistema de inteligência mantém parcerias, além do Google, com Apple e Qualcomm. O aplicativo dedicado ao carro contém todos os serviços relevantes relacionados ao carro, desde o carregamento até encontrar o carro em um estacionamento movimentado.
Veja as primeiras imagens do EX30:
-
-
-
-
-
Anúncio publicitário -
-
-
-
-
-