O novo Range Rover Sport SV é um utilitário esportivo muito rápido, que dispara até os 100 km/h em estonteantes 3,6 segundos e ostenta a velocidade máxima de 290 km/h. Tudo graças aos 626 cavalos de potência do novo 4.4 V8 biturbo de origem BMW.
Veja galeria de fotos do Range Rover Sport SV:
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Anúncio publicitário -
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
-
Foto: divulgação Range Rover Sport SV
Range Rover Sport SV
Ele também foi projetado para curvas diferente de qualquer outro produto Land Rover, graças a uma nova suspensão ‘6D Dynamics’, com uma altura de condução mais baixa e a incrível capacidade de erradicar quase totalmente a inclinação da carroceria.
Mas, um recurso em sua longa lista de equipamentos (que inclui até rodas de carbono) chama ainda mais atenção nesse superesportivo de US$ 220 mil. Além de seu desempenho poderoso e configuração de suspensão incrivelmente complicada, o Sport SV também possui um par de assentos dianteiros como nenhum outro. Essa diferença não tem nada a ver com sua aparência, seu conforto ou como eles o seguram – tem a ver com quatro transdutores enterrados sob o tecido.
Desenvolvido com uma empresa canadense chamada Subpac, que produz sistemas de áudio táteis vestíveis, os chamados assentos Body and Soul (BASS na abreviação) trabalham com o sistema de som do carro para disparar graves diretamente em seu corpo.
Leia mais:
- Testamos o Mercedes-AMG GLE 63 Coupé; confira impressões
- Dirigimos a versão mais radical do SUV da Lamborghini
- Novo Land Rover tem dois motores e pode custar mais de R$ 1 milhão
Pude experimentar a tecnologia por conta própria durante uma visita ao Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra. Em vez de sentir uma vibração vaga e não direcional de graves de um subwoofer no porta-malas, como costuma acontecer mesmo nos carros mais caros, esses assentos emitem vibrações precisas, em uma faixa de baixas frequências, bem nas suas costas. O sistema funciona com qualquer música, pois não é necessário criar faixas especificamente para o funcionamento dos transdutores, e o resultado é uma experiência de áudio diferente de qualquer outra.
Os assentos oferecem o tipo de batida grave que você encontra em uma boate, mas sem a necessidade de altos níveis de volume. É uma experiência musical completa sem o risco de danos auditivos.
Para lhe dar uma ideia do potencial do sistema para fornecer graves altamente precisos, o sistema da Subpac é usado por músicos durante apresentações ao vivo. Os membros da banda usam a tecnologia para se tornarem mais imersos em sua música, bem como para manter o tempo com seus colegas músicos. O Coldplay o disponibiliza para fãs surdos e com deficiência auditiva, para que possam sentir a música durante um show.
Além de produzir uma experiência musical mais envolvente em volumes seguros e confortáveis, a Land Rover está usando seus assentos Body and Soul para o bem-estar do motorista e do passageiro. Existem seis faixas de bem-estar diferentes para escolher, criadas por meio de uma colaboração com a Coventry University (no Reino Unido) e com o objetivo de acalmar ou revigorar o motorista e o passageiro, influenciando a variabilidade da frequência cardíaca. A Land Rover diz que as experiências de áudio são projetadas para ajudar a reduzir a ansiedade ou melhorar a resposta cognitiva.
Os assentos também apresentam um par de alto-falantes montados atrás dos ombros do ocupante. Eles fazem parte do sistema de som Meridian Signature de 29 alto-falantes e 1430 watts do carro, que vem como padrão no SV First Edition.
*Alistair Charlton é colaborador da Forbes EUA, jornalista automotivo e de tecnologia.
(Traduzido por Rodrigo Mora).