A BYD, principal marca de veículos elétricos da China, que anunciou investimentos de US$ 3 bilhões no Brasil, lançou uma nova divisão, focada no segmento de luxo: a Fang Cheng Bao. O primeiro modelo apresentado foi o Bao 5, ou Leopard 5, na tradução ocidental, SUV off-road híbrido que concorre em categorias que comportam modelos como Land Rover e Ford Bronco.
Acompanhe a cobertura especial da Forbes Tech na China:
- Obsessão chinesa por patentes é cultural e determina corrida pela liderança
- Elon Musk que se cuide: interesse chinês pelo Brasil acelera o Vale do Lítio
- De robôs a IA: VP da BYD reforça que chinesa não é só uma montadora
- Live-commerce, um mercado de US$ 160 bi e muitas diferenças entre Brasil e China
O modelo é híbrido e, por enquanto, sem previsão de chegar ao Brasil. A cerimônia de lançamento contou com a presença de Wang Chuanfu, fundador da BYD e um dos homens mais ricos da China. “Essa nova divisão se propõe a ressignificar o que é conduzir um veículo versátil que consegue reunir alta tecnologia, potência e sustentabilidade, além de um design desenvolvido de forma única.”
Inicialmente, o objetivo é levar o Leopard 5 ao mercado chinês chegando a 70 cidades até o fim de 2024. Outro modelo foi exposto no evento, o Leopard 8, ainda um protótipo, mas com aspirações de ser viável no futuro com design altamente futurístico.
O Leopard 5 tem 700 CV de potência e chega a 100km/h em 4,8 segundos e seu design interior e exterior remete a modelos como Land Rover e Ford Bronco. O preço não foi revelado.
*De Shenzhen, na China