Ter um Rolls-Royce Ghost na garagem é como uma extensão da sua casa. Você vai descansar no banco de trás do sedã nas noites frescas de verão, sem sapatos, pés mimados no tapete macio, talvez saboreando uma refeição (com cuidado), vendo o mundo passar de mãos dadas com um ente querido. Você pode até ter alguém dirigindo enquanto comem uvas descascadas.
Veja galeria de fotos do Rolls-Royce Ghost:
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Anúncio publicitário -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação Rolls-Royce Ghost
E por que você não deveria, em um veículo cujo preço sugerido parte de US$ 348.500 (aproximadamente R$ 1,73 milhão, sem impostos), podendo chegar a US$ 488.050 (R$ 2,42 milhões), como no carro testado? O mundo é duro e o Ghost é suave e mudo, uma trégua. Mas não se deixe enganar pela calma. Sob o capô há um Godzilla – um motor de 6,75 litros, V12, biturbo, de 563 cavalos de potência e acoplado a uma caixa automática de oito marchas.
O motor não ronca e não ruge, mas quando você pisa no acelerador com força o carro salta para os 100 km/h em 4,6 segundos, apensar de seus 2.470 kg. E vê aquele buraco ali que você não conseguirá contornar? Pode passar por cima: o Ghost está equipado com suspensão adaptativa e uma câmera de varredura da estrada que ajuda o veículo a antecipar e compensar buracos.
Tal como seu irmão Phantom, o Ghost é equipado com portas traseiras que se abrem no sentido contrário. Há, claro, outros destaques.
O “Starlighter” agora é de série e personalizável com uma constelação de estrelas, incluindo estrelas cadentes. Dois guarda-chuvas robustos de tamanho normal são guardados nas entranhas das portas dos passageiros traseiros; quase todos sabem disso, mas esteja chovendo ou não a maioria das pessoas pede para você demonstrá-los. E não podemos esquecer dos centros de rodas auto-endireitantes: os emblemas nas rodas nunca estão tortos, de cabeça para baixo ou qualquer coisa – exceto retos e centrais.
Como anda
O Rolls-Royce Ghost é grande e pesado. Você precisa se acostumar com a “tocada” no acelerador, que proporciona um pouco da suavidade ao rodar. O pedal do freio não é dos mais comunicativos e a dirigibilidade também não é aguçada – mas tudo bem, pois ele não é um carro esportivo. Tudo isso pode ser ajustado rapidamente, e no fim das contas você tem zero reclamações sobre sua dirigibilidade.
No interior, você não encontrará um hotel cinco estrelas com uma vibração melhor. Cada ponto é costurado à mão e tudo o que você vê é feito artesanalmente usando couro, madeira e todos os outros materiais da mais alta qualidade. É grande, macio e ultraconfortável. À noite, o painel ganha vida com um ambiente iluminado.
Há amplo espaço para as pernas, mesmo para os mais altos. Os passageiros traseiros recebem seu próprio sistema de entretenimento e um ponto de acesso Wi-Fi. Um sistema estéreo de 18 alto-falantes com 1.300 watts de potência e cones de alto-falante de cerâmica de magnésio oferece um som impecável. Até o porta-malas é cavernoso e luxuoso.
Alguns pontos a considerar, contudo. A simpática senhora inglesa da navegação estava constantemente atrasada, dizendo-me para virar quando a curva já havia passado alguns segundos antes. Ela também não conseguia me entender, não importa o quão devagar e claro eu falasse. Até que finalmente recorri ao meu celular para navegar.
Problemas também com o espelho do lado direito, que bloqueou consistentemente a visão do que poderia estar vindo daquele lado. Tive que olhar por cima ou ao redor.
Mas, no geral, a experiência foi deliciosa.
*Josh Max cresceu perto de uma garagem no condado de Westchester, tornando-me uma presença constante aprendendo sobre os meandros dos motores e da manutenção de carros. Depois de se mudar para Manhattan, tornou-se um escritor em tempo integral para o NY Daily News, onde dirigiu as editorias “Road Test” e “Your Drive” por 12 anos. Também é freelancer de publicações como NY Times, Guitar Aficionado, Newsweek e Glamour, além da Forbes.